5G : vantagens e desvantagens da quinta geração para os aparelhos móveis
No mundo, a quinta geração para redes móveis e de banda larga começou a ser utilizada no final do ano de 2018 por empresas de telefonia celular. A implantação da tecnologia 5G visa substituir a atual rede 4G que está presente na maioria dos dispositivos.
5G de vantagens
O 5G amplia as possibilidade de comunicação e traz melhorias na comunicação entre dispositivos conectados à rede gerando inúmeros benefícios e alternativas, entre elas maior velocidade ( 10 Gbps a 20 Gbps ), menor latência (diferença na resposta da transmissão de dados), ampliação da capacidade de conectar equipamentos podendo chegar a até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado e uso de frequência mais robusta, suportando mais dados e mais distantes dos sinais de TV e de outras frequências que causam interferências.
Transferências de dados
O consumo de dados promete ser dor de cabeça das tecnologias anteriores. Conteúdos em realidade virtual e realidade aumentada, que exigem muito da conexão, poderão ser acessados por todos e em qualquer local. Será um novo momento para o entretenimento, em especial para o segmento de jogos.
A quinta geração tem mais capacidade de aguentar o uso simultâneo na web, gerando mais velocidade de comunicação entre as pessoas. A internet 5G permitirá que haja a transferência de dados, arquivos e informações de maneira muito mais rápida e estável, garantindo mais agilidade e segurança.
Automóveis autônomos
Na indústria automobilística permitirá carros autônomos, detectar objetos em tempo real, interagir com sinais nas vias públicas, mapas atualizados em tempo real e comunicação constantemente com os outros carros.
Smart Cities
O uso do 5G possibilitará a integração nas ‘smart cities’ que terão grande quantidade de aparelhos conectados nos modais de transporte, prédios e construções, sinalização e outdoors.
Gestores terão acesso ainda mais rápido para diversas informações que ajudarão na administração como controle de tráfego, segurança pública, defesa civil e até de saúde
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) é a tecnologia que equipamentos à internet aumentará exponencialmente as possibilidades de ações.
Lar do seu jeito
Atualmente você pode ligar e desligar lâmpadas, tocar música selecionada, controlar a temperatura do ambiente e controlar aparelhos de sua casa mesmo não estando lá. Com o 5G, haverá expansão de controles precisos e complexos por meio da conexão.
5G no Brasil
No Brasil, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde há mais linhas móveis ativas do que pessoas: são 210 milhões de brasileiros para 227 milhões de smartphones, tablets e dispositivos, a tecnologia 5G começou a ser utilizado em caráter experimental pelas maiores operadoras de telefonia celular e dados, no mês de julho/20, usando a chamada DSS ( compartilhamento dinâmico de espectro ) compartilhando o 5G com as faixas de transmissão já existentes do 3G e do 4G.
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou para o final de fevereiro/21 a reunião que deverá analisar a proposta de edital que trata da licitação para uso das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, a serem destinadas ao 5G no país. O adiamento se deve ao pedido de vista feito pelo presidente da agência, Leonardo de Morais, sob a alegação de que precisava fazer mais algumas análises, após a manifestação do relator da proposta, Carlos Manuel Baigorri.
Desvantagem : custo e lixo eletrônico
Nem todos smartphones são habilitados para operar na rede 5G. A chegada da tecnologia 5G vai gerar um imenso lixo eletrônico, pois os aparelhos e equipamentos terão que ser substituídos por novos produtos capacitados para receber a tecnologia.
A venda de produtos aptos para o 5G no Brasil ainda é baixo e com alto custo desmotivando a proliferação do uso do serviço no país. A quinta geração presente nos aparelhos móveis está distante de grande parte do poder econômico da população brasileira.