Coronavirus impacta exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves na Serra gaúcha

Industria Moveleira Fabrica de Moveis Setor Moveleiro

Coronavirus impacta exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves na Serra gaúcha

Primeiro trimestre do ano termina com queda de 7,1% nas negociações do polo com o mercado externo

Os resultados de exportação do primeiro trimestre de 2020 já mostram o impacto da crise do coronavírus. No polo moveleiro de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, a queda nas exportações foi de 7,1% frente ao mesmo trimestre de 2019. No Rio Grande do Sul, também foi verificada queda de 7,2% no mercado externo. Apenas no Brasil como um todo, os resultados ainda são positivos, especialmente em função do bom desempenho em janeiro e fevereiro.

O polo moveleiro de Bento Gonçalves, que inclui cerca de 300 indústrias dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, a pior queda ocorreu nas exportações para os Estados Unidos. A redução foi de 37,5% nas negociações do polo moveleiro com esse mercado, quando comparado o primeiro trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2020.

O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, já previa que os choques de oferta e demanda causados pelo coronavírus na economia mundial impactariam fortemente as exportações de móveis e de toda indústria brasileira. “Ainda é cedo para avaliar o tamanho da crise e sua extensão, mas o impacto no mercado interno deve piorar ainda mais a situação. Esperamos uma queda em torno de 50% no faturamento do polo moveleiro quanto tivermos os números referentes a março e abril”, lamenta Benini.