Flash News Brasil: edição de quarta-feira (10.06.20)

Gebbeg News
Gebbeg News

Flash News Brasil: edição quarta-feira (10.06.20)

Brasil registra mais 1.274 mortes por covid-19. Total de óbitos está próximo de superar marca de 40 mil, segundo dados do Ministério da Saúde. Casos chegam a 772 mil.


JAIR BOLSONARO
Jair Bolsonaro recria Ministério das Comunicações para acomodar deputado do Centrão (Fábio Faria – PSD/RN)

Sobre o fato na Globo, escreveu: “Repudio completamente qualquer ato de violência contra profissionais da imprensa, o que vai na contramão de nossa defesa histórica e irrestrita da liberdade de expressão e de informação, seja a favor ou contra qualquer governo.Presto solidariedade às jornalistas Marina Araújo e Renata Vasconcellos, que foram alvos desse atentado covarde e inaceitável. Que o caso seja apurado brevemente e o autor punido com o rigor da lei!”

AMAZONIA
Em coletiva, vice-presidente, Mourão, reconhece erros do governo no combate ao desmatamento em 2019 e afirma que prioridade é tentar reverter imagem negativa do país no exterior após crise das queimadas na Amazônia.

WILSON WITZEL
A Assembleia do Rio decidiu abrir o processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel , acusado de desviar dinheiro da saúde. Em votação simbólica, maioria dos deputados estaduais do Rio de Janeiro se posiciona a favor de abertura de processo que pode levar ao afastamento do governador, alvo de acusações de corrupção na gestão da pandemia.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, se pronunciou sobre o pedido de impeachment contra ele. “Recebo com espírito democrático e resiliência a notícia do início da tramitação do processo de impeachment”, disse. Witzel ainda se disse tranquilo sobre sua inocência. “Fui eleito tendo como pilar o combate à corrupção e não abandonei em nenhum momento essa bandeira. E é isso que, humildemente, irei demonstrar para as senhoras deputadas e senhores deputados”, continuou no pronunciamento.

PF NO PARÁ
A Polícia Federal realizou a Operação Bellum, no Pará, para investigar a existência de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo estado. O governador Helder Barbalho é um dos alvos.

Além do governador, são alvos o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Alberto Beltrame, além de sócios da empresa investigada e servidores públicos estaduais.

Segundo as investigações, a compra dos respiradores custou mais de R$ 50 milhões ao Pará. E desse total, metade do pagamento foi feita de forma antecipada.

Depois, houve grande atraso na entrega, os modelos entregues eram diferentes dos comprados e ainda foram devolvidos porque não funcionaram no tratamento da Covid-19.

A Procuradoria-Geral da República aponta que o governador teria relação próxima com o empresário responsável pela concretização do negócio e sabia das divergências.

EDUCAÇÃO
O presidente Jair Bolsonaro editou na quarta-feira (10/06) uma medida provisória que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a nomear e impor reitores temporários em universidades e institutos federais sem precisar consultar a comunidade acadêmica durante o período da pandemia de coronavírus.

Na prática, o texto dá poder para o Ministério da Educação intervir no comando das universidades federais. A MP também suspendeu a realização de eleições com listas tríplices para a escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino.

FAKE NEWS
O Supremo Tribunal Federal começou a decidir hoje o futuro do inquérito das fake news. O relator, ministro Edson Fachin, votou a favor da continuidade das investigações.

ECONOMIA
Economia do Brasil cairá 7,4% este ano e pode sofrer recuo de até 9,1% se houver nova onda da covid-19 no país, afirma OCDE

ABERTURA?
A reabertura dos shopping centers começa em São Paulo e no Rio de Janeiro. O setor espera agora recuperar uma parte dos prejuízos, estimados em R$ 30 bilhões. Vidas em risco para atender a economia. Governadores, prefeitos, empresários e população desprezam os riscos da Covid-19.

Já algumas cidades do interior de SP voltaram atrás e reverteram a reabertura porque o número de casos de Covid-19 aumentou. Na capital paulista teve na terça-feira aglomeração e fila na reabertura do comércio de rua.


DIA DOS NAMORADOS
Os restaurantes se preparam para o Dia dos Namorados, que acontece na sexta-feira (12). A promessa é investir na entrega de comida e garantir o clima de romance.

CRISE
A crise econômica causada pelo coronavírus pode provocar a maior recessão mundial em quase um século.

MARIELLE FRANCO
Um bombeiro que teria ajudado a sumir com a arma usada no crime contra Marielle Franco foi preso hoje. Mas dois anos e três meses depois do crime, a pergunta continua: “quem mandou matar Marielle?”. A Polícia acredita que pode chegar aos mandantes ainda neste ano.

AUXÍLIO QUASE EMERGENCIAL
Quase 14 milhões de brasileiros que recebiam o Bolsa Família foram contemplados pelo auxílio emergencial, o programa de transferência de renda para combater a crise pela pandemia. Com o novo benefício, também uma legião de trabalhadores informais ganhou visibilidade. Mas, há 11 milhões em análise esperando para receber a ajuda.

FLASH NEWS
Campeonato Catarinense de futebol retorna oficialmente em 8 de julho

Irmã de Aécio Neves é indiciada por corrupção e obstrução de justiça

Bolsonaro repudia ataque na TV Globo e presta solidariedade a jornalistas

Rodrigo Maia diz que “não é hora de discutir impeachment”

Weintraub publica enquete com possíveis novas datas para o Enem 2020. Inscritos poderão escolher entre três opções: dezembro de 2020, Janeiro ou maio de 2021

VIDAS NEGRAS IMPORTAM
Corpo de George Floyd é enterrado em Houston após receber homenagens finais de familiares e amigos. “Chega de crimes de ódio, por favor. Alguém disse ‘faça os EUA grandes de novo’. Mas quando os EUA já foram de fato grandes?”, questionou sobrinha de Floyd.

Em depoimento emocionado no Congresso americano, o irmão de George Floyd cobrou ações para acabar com o racismo e a violência policial nos Estados Unidos.

Manifestantes derrubam monumento a Cristóvão Colombo nos EUA. Londres avalia remoções após ataques a esculturas de escravocratas. Bélgica retira estátua de rei do período colonial após pichações.