Rio Grande do Sul Notícias : vacinação e casos de Coronavírus, crise na saúde de Porto Alegre e Assembleia vota aumento de ICMS

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News – Sortimento Giro de Noticias

Sortimentos Rio Grande do Sul Notícias (08.12)

Vacinação e casos de Coronavírus, crise na saúde de Porto Alegre e Assembleia vota aumento de ICMS. Péssimas notícias para o cidadão!

Previsão do tempo: O sol permanece entre nuvens na terça (08.12). Na Capital gaúcha a máxima chega a 31ºC.

Melo e Leite buscam apoio para adquirir vacinas

O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), vai buscar, junto ao Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), acordo com o Instituto Butantan, de São Paulo, para comprar lotes da vacina CoronaVac, imunizante da Covid-19.

Comitivas da Granpal e da Famurs irão ao instituto paulistano no próximo dia 10 para formalizar o interesse nas doses. Enquanto isso, no Piratini, o governador Eduardo Leite (PSDB) pressiona o governo federal para incorporar todas as vacinas com eficácia comprovada ao Plano Nacional de Imunizações (PNI). Leite conversou ontem por telefone com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e deve tratar do assunto hoje com outros governadores.

Piratini rejeita todos recursos e mantém 20 regiões em bandeira vermelha

Pela primeira vez em mais seis meses do modelo de Distanciamento ‘Des’Controlado, uma fase do plano terá apenas uma região na bandeira laranja (Taquara) e as demais em bandeira vermelha. O Governo do Estado rejeitou os oito recursos recebidos e, “em função da contínua redução de leitos livres e do aumento da ocupação de leitos de UTI nas macrorregiões”, manteve a classificação definida no mapa prévio, de sexta-feira.

Na segunda (07.12), a elevada taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado aumentou um pouco mais e chegou a 81,7% à tarde. O RS passou na segunda-feira, a marca de 350 mil infecções por coronavírus, que custaram a vida de 7.235 pessoas no Estado. Apesar do momento crítico, o desrespeito aos protocolos de segurança sanitária estão cada vez mais frequentes. Em todo o Estado, ao longo do final de semana, a Brigada Militar fez abordagens em mais de 260 festas e reuniões denunciadas pela população. Do total, 20 pessoas foram responsabilizadas. Em Gramado, um morador flagrou a Rua Coberta cheia de turistas no domingo. Denúncias de aglomerações podem ser feitas pelo telefone 150.

Secretário da Saúde não descarta novas restrições na Capital gaúcha

Frente à aceleração de casos em Porto Alegre e aumento na ocupação de leitos de UTI, o secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, não descartou novas restrições como a redução do horário de funcionamento do comércio. A medida buscaria reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, a circulação do vírus.

“É o momento de maior número de casos ativos e casos novos nos últimos 14 dias. Ampliamos bastante a testagem, praticamente dobramos, então isso pode ter contribuído, mas também mostra a aceleração da doença. O principal indicador é a ocupação das UTIs”, explica.

Na manhã de segunda, grupo de profissionais da saúde protestou na Avenida Ipiranga. Organizada pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS), a manifestação reuniu 10 trabalhadores que pediam recomposição salarial e reconhecimento pelo trabalho desde o início da pandemia.

Moradores de quatro bairros são surpreendidos com fechamento de postos de saúde

Moradores de quatro bairros de Porto Alegre foram surpreendidos na segunda-feira com postos de saúde fechados. As unidades foram:a Laranjeiras, no Morro Santana; Jenor Jarros, no Rubem Berta; Vila Elizabeth, no Sarandi; e o Pitinga, localizado na Restinga. A alegação da Prefeitura foi de que os atendimentos foram realocados devido a problemas estruturais em alguns dos prédios, além de mudança da finalidade. Já a justificativa da administração municipal usada para não avisar os usuários foi a absurda. A divulgação da medida poderia gerar manifestações políticas e sindicais.

Na unidade de saúde Vila Elizabeth, cerca de 30 pessoas, entre idosos e gestantes, aguardavam atendimento nas primeiras horas do dia. No posto Laranjeiras, os frequentes alagamentos e a falta de estrutura para procedimentos causaram o fechamento. Já a Jenor Jarros está em condições precárias, sem possibilidade para reformas. O mesmo acontece na Pitinga, onde o edifício foi fechado por falta de água.

Votações a toque de caixa na Assembleia para aumentar impostos

Os deputados farão uma força-tarefa para discutir 17 matérias do governo do Estado antes do recesso de fim de ano da Assembleia Legislativa. Uma das mais polêmicas é a prorrogação das alíquotas do ICMS em 30% para combustíveis, telefonia e energia até 2024. O projeto também prevê corte de incentivos fiscais, alterações do IPVA, extinção do Difal (imposto de fronteira), e outros. Entre os outros projetos apreciados pelos parlamentares estão o aumento na contribuição previdenciária dos militares e a autorização dos deputados ao parcelamento do 13º salário dos servidores, que não deve encontrar dificuldades na aprovação.

Flash News Rio Grande do Sul

:: Prefeitura de Porto Alegre entregou comunicados de rescisão de contratos de profissionais de saúde do Imesf. Ao menos seis unidades de saúde não abriram as portas em razão das demissões.

:: Governo do Estado reativou 190 leitos de terapia intensiva, que serão distribuídos nas sete macrorregiões do RS.

:: Prefeito de Uruguaiana está infectado novamente com o coronavírus. Ronnie Mello (PP), de 38 anos, está em isolamento domiciliar desde que apresentou sintomas da doença. Ele já havia testado positivo em 15 de maio.

:: Alegando prejuízos e revoltados com as medidas de restrição impostas pelo Piratini às vésperas do verão, o Sindicato dos Hotéis do Litoral Norte fala até em “desobediência civil” contra o decreto.

:: Será lançado hoje o edital de privatização da CEEE-D. O certame está previsto para ocorrer em fevereiro.

:: Reajuste médio de mensalidades do ensino privado das escolas da Educação Básica no RS deverá ser de 3,5% em 2021. O índice mostra que não haverá repasse do aumento de custos médios previstos no próximo ano.

:: Cesta básica teve nova alta em Porto Alegre, de 6,13% em novembro. Custando 617,03 reais, é a terceira mais cara do Brasil, segundo o Dieese.

Bah Guri ! 6 Anos

O www.bahguri.rs completa 6 anos em dezembro/20 e para comemorar o aniversário, apresenta nova marca, mudanças no layout e reposicionamento.

Shopping João Pessoa 50 Anos

O Shopping João Pessoa ( Av. João Pessoa, 1831 – Farroupilha ), em Porto Alegre – RS, primeiro centro de compras do Rio Grande do Sul e o terceiro do país, comemora 50 Anos em 2020.

Sesc Torres Temporada de Verão 2021

Hotel Sesc Torres oferece para o público em geral vagas de hospedagem com pensão completa e pacotes de duas, cinco ou sete diárias para a Temporada de Verão 2021 que vai até 02 de abril de 2021, com valores e condições de pagamento facilitadas para pessoas que possuem o Cartão Sesc/Senac. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3626-9400.

Polo moveleiro de Bento Gonçalves

Polo moveleiro de Bento Gonçalves recupera índices de emprego pré-pandemia. A taxa de crescimento dos postos de trabalho na indústria moveleira é superior a do estado do Rio Grande do Sul e do país e também supera a média das indústrias de transformação da região. O saldo no número de postos em outubro é de 4,4% em relação ao início do ano. Com isso, os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza – que incluem o polo –  encerram o terceiro trimestre com 6.169 empregos diretos.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.