Sortimentos.com Rio Grande do Sul giro de notícias :
Vacinação, reforma da previdência dos servidores, Mercado Público, câmeras de segurança, Eduardo Leite, Câmara de Porto Alegre e Zona Segura
Previsão do tempo: Quinta-feira (11.02) será mais um dia de calor, e com chance de temporais pelo Estado. Na Capital gaúcha, a máxima será de 32°C.
Grupos pedem vacinação prioritária, e imunização em Porto Alegre tem aglomeração de idosos
A corrida pela primeira dose da vacina contra a Covid-19 mobilizou 45 grupos interessados em ter prioridade na fila de imunização. Pedidos foram enviados ao Ministério da Saúde, o que significaria a não obediência à ordem já estabelecida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. No Rio Grande do Sul, a classe que trabalha no setor de descarte de resíduos hospitalares não consta na ordem de prioridades para a vacinação e decidiu fazer uma reclamação. A Ambienthus Tecnologia Ambiental é a única empresa licenciada pela Fepam a fazer o recolhimento e transporte de amostras de testes de Covid-19 e teme um surto, o que poderia paralisar os trabalhos. Enquanto algumas categorias lutam para assegurar as doses de vacinas, os idosos com 90 anos ou mais começaram a ser imunizados em diversos locais de Porto Alegre. Apesar da prefeitura ter selecionado 10 lugares para receber as pessoas, além de realizar drive-thrus, houve aglomeração no Posto de Saúde Modelo. Ao fim do dia, 3,3 mil idosos haviam sido imunizados.
Melo se reúne com vereadores para aprovar reforma da previdência de servidores
Preocupado em conseguir a aprovação da reforma da previdência dos servidores de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo (MDB) esteve reunido ontem com parlamentares que integram a base aliada na Câmara Municipal. Melo recebeu vereadores de quatro siglas: MDB, PP, DEM e PTB.
A mudança mais importante que o projeto propõe é a elevação da idade mínima de aposentadoria dos servidores. Pelas regras atuais, os trabalhadores podem ir para a inatividade com 55 anos, no caso das mulheres, e 60 anos, no caso dos homens. Caso a proposta seja aceita, as mulheres passariam a se aposentar com 62 anos e os homens, com 65.
A administração municipal mira ao menos 24 votos dos 36 integrantes da Casa Legislativa em dois turnos de votação. O argumento usado pela prefeitura para defender a aprovação é de que o valor aportado atualmente pela cidade para manter a previdência é muito alto. Os cálculos indicam que 1,5 bilhão de reais seriam necessários para bancar as aposentadorias.
Permissionários projetam reabrir segundo piso do Mercado Público em 120 dias se tiverem gestão
O projeto da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) prevê a reabertura do segundo piso do Mercado Público dentro de 120 dias, se a gestão do prédio for passada aos permissionários do local. A projeção consta no texto apresentado à Prefeitura na última terça-feira. De acordo com a presidente da Ascomepc, Adriana Kauer, o grupo pede, em troca da reforma e manutenção do Mercado, que a governança do local fique com eles por 25 anos, sem custos.
A proposta, conforme ela, contempla itens previstos no edital de concessão do Mercado Público – lançado pela gestão anterior e suspenso por decisão do Tribunal de Justiça. “Esse projeto vai fazer todas as obras que espaço precisa e mais a gestão por 25 anos”, destacou Adriana. A Prefeitura não tem prazo para responder à proposta.
Sem estimar data, prefeitura quer câmeras de segurança inteligentes
A Prefeitura de Porto Alegre planeja instalar câmeras de reconhecimento e análise de comportamento para reforçar a segurança pública. Com sistema inteligente, os equipamentos identificariam movimentos humanos de forma automática e enviariam alertas às autoridades em caso de “situações suspeitas”. Segundo o secretário de Segurança Pública de Porto Alegre, Mário Ikeda, uma das vantagens em relação às câmeras existentes hoje na cidade é que as novas dispensariam pessoas no seu monitoramento. “É praticamente impossível ter pessoas analisando as imagens 24 horas por dia”, afirmou. Hoje, a Capital conta com câmeras de segurança cujas imagens são analisadas por agentes da Guarda Municipal. O secretário não estimou prazo para aquisição dos equipamentos.
Eduardo Leite para presidente ?
O governador Eduardo Leite (PSDB) recebe deputados federais de seu partido para almoço. Grupo articula o nome de Leite para a disputa presidencial em 2022. O governador que é opção para Dória diz que seu sobrenome não misturou ao de Bolsonaro, mas entrevistas e vídeos mostram o tucano fazendo campanha para o atual presidente. O governador ‘com pinta de bom moço’, precisa primeiro melhorar seu posicionamento, sempre que pressionado, cede e parar de alcançar resultados através do aumento de impostos, venda de ativos e retirada de direitos.
RS aumenta receita e reduz despesa
As contas do Rio Grande do Sul tiveram um avanço positivo em 2020, de acordo com balanço apresentado pelo Governo do Estado. A Receita Total cresceu 6,8%, enquanto a Despesa Total teve aumento de 2%, fazendo com que o resultado orçamentário ficasse negativo em 597 milhões de reais – quase seis vezes melhor do que 2019, quando o déficit foi de 3,4 bilhões. Portanto, não há motivos para atrasar salários.
No resultado estão incluídas as despesas relacionadas à dívida com a União, cujo pagamento permanece suspenso desde agosto de 2017, por força de liminar. Descontado o montante de 3,47 bilhões de reais (empenhado, liquidado, mas não efetivamente pago em 2020) o resultado orçamentário publicado seria positivo em 2,87 bilhões.
O secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, projetou que até meados de março deva ser aprovado pelo Congresso o novo Regime de Recuperação Fiscal proposto aos estados pela União para que, assim, o Rio Grande do Sul possa aderir.
Câmara Municipal de Porto Alegre atuando para garantir espaço e benefícios à vereadores antigos e favoráveis aos projetos do Executivo
Em uma nova sessão marcada por embates, a Câmara de Porto Alegre aprovou a criação de mais um cargo na Mesa Diretora. Isso dias depois da Justiça determinar a presença da oposição na direção da Casa. A patotinha formada por de vereadores antigo e governistas é muito atuante para garantir espaço e benefícios, privilegiar concessionários do transporte público por ônibus, aumentar impostos e retirar direitos dos servidores municipais.
Programa Zona Segura em Tramandaí
Visando ampliar as áreas monitoradas em Tramandaí no litoral norte gaúcho, foi inaugurado o Programa Zona Segura, que consiste na instalação de câmeras de monitoramento com uma fita de led, que por meio de cores vão indicar se o local está normal ou se está ocorrendo alguma ação que gere risco à população como crimes, incêndios ou desastres naturais . “O objetivo deste projeto é bem claro. Afastar os infratores e trazer a comunidade para os espaços públicos. Qualquer situação adversa será sinalizada, orientando a população e facilitando os serviços dos órgãos de segurança”, destacou o Prefeito Luiz Carlos Gauto. No total, 31 câmeras estão distribuídas em 21 pontos da cidade, sendo 11 câmeras do tipo OCR que identificam, entre outros, veículos em situação de furto. Tramandaí é a segunda cidade do Estado a implantar o Programa Zona Segura. O primeiro foi Lajeado possui o programa no Rio Grande do Sul.
Rio Grande do Sul Flash News
Reportagem de GZH identificou que mais de 3,4 mil gaúchos beneficiários do Bolsa Família ou do auxílio emergencial em 2020 fizeram doações para candidatos nas últimas eleições. Uso de laranja, por políticos que vão legislar. Não há como esperar algo positivo dos eleitos que utilizaram ‘laranjas’ para ‘esquentar receitas de campanha.
A reinauguração da Usina do Gasômetro ficou para fevereiro de 2022. Até o momento, 28,3% da obra está concluída.
Temporada Verão : O RS registrou no verão 2021 mais salvamentos e mortes por afogamentos do que na temporada anterior à pandemia da Covid-19. Da segunda metade de dezembro até 9 de fevereiro, houve cinco óbitos nas águas do litoral.
O 4º Distrito da Capital ganhará placas para sinalizar as principais atrações da região. As sinalizações terão logotipo e representam um projeto de identidade visual para a área.
Iberê Camargo – O Fio de Ariadne ganha exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A mostra revela 36 cerâmicas e oito tapeçarias de grandes dimensões, obras do artista gaúcho que não são expostas há cerca de 40 anos e que estão em coleções públicas e particulares no Brasil e Portugal. O Fio de Ariadne pode ser visitada até o dia 28 de fevereiro (domingo), na Fundação Iberê. Em função da pandemia do coronavírus, as visitas ocorrem de sexta a domingo, das 14h às 19h, com última entrada às 18h. Agendamento através do link .
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.