Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 26 de julho
Previsão de Tempo : Massa de ar polar chega ao país com possibilidade de neve no RS e SC
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira massa de origem polar a atuar no país este ano, devendo durar até pelo menos o dia 1º de agosto. Após passar pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela deverá chegar no sudoeste da região amazônica, onde provavelmente será caracterizada como “episódio de friagem”.
Vacina, sim!
Com baixo estoque de vacinas, Porto Alegre mantém para segunda-feira (26.07) a faixa etária mínima de 31 anos para a primeira dose – que é aplicada em 12 unidades de saúde. Não haverá serviço de drive-thru. Públicos autorizados anteriormente e aqueles que precisam da segunda dose também podem ir se vacinar.
Estado e Prefeitura se dividem quanto à retomada de eventos
Até 600 pessoas estavam autorizadas a irem em uma festa ontem à noite em Porto Alegre. Sob supervisão das autoridades, a balada na Casa NTX serviu como evento-teste para a retomada do setor na Capital, um das mais afetados em razão das restrições da pandemia. Os participantes só puderam entrar com teste negativo para a Covid-19, e parte deles ainda será testada novamente na quarta-feira. A pauta, porém, divide a Prefeitura e o Governo do Estado.
Em um momento que prepara incentivos à área, o Município aguardava a liberação do Piratini para o calendário de retomada, que prevê público de até 20 mil pessoas dentro de dois meses. Só que o Estado apresentou ainda mais questionamentos, em especial quanto à fiscalização. O prefeito Sebastião Melo (MDB) esperava outro desfecho: “Por que pode a Expointer e não pode eventos de muito menor porte em Porto Alegre?”, questionou.
Em entrevista ao Jornal do Comércio, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da Capital, Vicente Perrone, atacou a resposta do Governo Estadual: “Parece que o Estado quer manter um protagonismo na decisão das regras e nós queremos participar de forma equânime dessas decisões”, reclamou. Ele embasou a defesa do plano à velocidade da campanha de vacinação na cidade, além da carga de imunizantes a serem recebidos em agosto, que deve ser maior. “Isso nos dá tranquilidade e segurança de acreditar que a realização destes eventos seja possível.”
RS em alerta – A discussão ocorre em um momento em que o Rio Grande do Sul confirmou a transmissão comunitária da variante Delta no Estado. Até sábado, três casos haviam sido confirmados e outros 11 eram suspeitos. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, nenhum dos infectados necessitou de hospitalização. Enquanto isso, a campanha avança: até ontem mais de 808 mil pessoas haviam recebido ao menos alguma dose da vacina só em Porto Alegre.
Câmara Municipal: renovada e polarizada
A Câmara de Porto Alegre iniciou esta legislatura com uma fotografia bastante diferente das anteriores, com participação recorde de mulheres e negros entre os parlamentares. Mas outro fator também se mostrou bastante presente, em especial nos primeiros seis meses de trabalho: a polarização. Essa extensa reportagem de Flávia Simões, do Correio do Povo, destrincha o semestre na Casa. O período acabou marcado por diversos momentos tensos, inclusive com discussões com dedo riste entre os parlamentares e vitórias da gestão Melo, que conseguiu aprovar todos os 14 projetos encaminhados, entre eles a reforma da previdência. Por sinal, o placar de 24 votos a favor e 10 contrários se repetiu bastante ao longo das votações. Em meio a esses trâmites, enquanto a base exalta o “diálogo”, a oposição critica o que considera uma postura autoritária do Paço. Na verdade, a imagem que passa ao eleitor é uma Câmara submissa ao governo municipal em troca cargos em secretarias e CC’s.
Porto Alegre tem nova manifestação contra Jair Bolsonaro
Assim como ocorreu em todas as outras capitais do Brasil, Porto Alegre também foi palco de uma nova manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Após se reunirem no Largo Glênio Peres, no Centro da cidade, milhares de pessoas saíram em caminhada pelas ruas da zona central chegando até ao bairro Cidade Baixa. Além de pedir a abertura do processo de impeachment, os manifestantes cobraram o retorno do auxílio emergencial para desempregados e a vacinação em massa contra a Covid-19. Sem o registro de incidentes, o ato reuniu integrantes de torcidas de Grêmio e Inter e terminou com apresentação musical e homenagem à vereadora carioca Marielle Franco.
Rio Grande do Sul terá quarto ano no ensino médio em 2022
A Secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, confirmou acréscimo de uma série no currículo do ensino médio no próximo ano. Os alunos da rede estadual de ensino passarão a contar com o quarto ano do ensino médio e, a princípio, será de forma opcional. Atualmente, o ensino médio no Rio Grande do Sul conta com três séries.
O quarto ano do ensino médio deve contemplar disciplinas como inglês, português e matemática, e programas de preparação do estudante para o mercado de trabalho. O objetivo é reforçar o aprendizado dos alunos de ensino médio que tiveram prejuízos educacionais devido à pandemia da Covid-19, por exemplo. Além disso, a carga horária das aulas do ensino médio deve aumentar de 3 para 4 horas, já a partir do segundo semestre de 2021.
Inadimplência no Fies chega a quase 30% no RS
Dados do Ministério da Educação (MEC) indicaram que o índice de inadimplência no Fies chegou a quase 30% no RS. Trata-se do maior atraso nos contratos no Estado nos últimos cinco anos. Conforme o MEC, há 89 mil contratos ativos, dos quais 26,1 mil registraram um atraso superior a 90 dias. O impacto da pandemia na economia seria uma das explicações, uma vez que a desocupação atingiu 14,8 milhões de brasileiros. Deste número, 34,6% estão na faixa etária entre 25 e 39 anos.
Flash News Rio Grande do Sul
Atualização do sistema de monitoramento da pandemia adicionou mais de 64 mil casos no RS apenas em um dia. Com os dados represados, o Estado soma agora 1.352.285 casos e 33.046 mortes relacionadas à Covid-19.
Na ausência de um censo atualizado, divergências nas estimativas populacionais acabam gerando necessidade de ajustes na distribuição de vacinas para cidades do interior.
Uma operação da Guarda Municipal dispersou 800 pessoas em pontos da Cidade Baixa e no Moinhos de Vento.
Após o incêndio que destruiu o prédio da SSP em Porto Alegre, o Detran passou a funcionar em uma sede provisória, nas dependências da Procergs.
O supermercado Gauchão irá assumir o ponto deixado pela rede Dia no bairro Santana, na Capital. O estabelecimento deverá ser inaugurado em 4 de agosto.
Mais privatizações no horizonte do RS: o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, afirmou que o braço de geração da CEEE deve ser vendido até o fim do ano. O mesmo deve acontecer com a Sulgás e a CRM.
O RS está na lista dos estados que tiveram apagão de dados sobre violência contra LGBTQIA+, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que compilou números dos anos 2019 e 2020.
- —
Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen
- – –