Notícias enchente no Rio Grande do Sul : água potável, energia, transporte e aulas
Sortimento Notícias enchente em Porto Alegre – Sortimento Notícias da enchente no Rio Grande do Sul
Água potável
67 bairros de Porto Alegre sofrem com falta de abastecimento de água. DMAE segue com 4 ETAs fora de operação e as 2 que estão operando, estão com a capacidade reduzida, devido a turbidez da água.
Corsan aponta 845 mil imóveis desabastecidos em 53 municípios do Rio Grande do Sul.
No domingo para que a população da região metropolitana tivesse acesso a água potável foram instalados 30 reservatórios emergenciais em pontos estratégicos. Cidades da região também são atendidas por caminhões pipas. População pode buscar água em vasilhames nos 5 reservatórios em Alvorada, 5 em Cachoeirinha, 4 em Canoas, 5 em Esteio, 13 em Gravataí, 13 em Sapucaia do Sul e 5 em Viamão. Guaíba terá abastecimento normalizado após a instalação de gerador na estação de tratamento de água do município. Eldorado do Sul segue desabastecida em razão de rompimento de tubulação e por ter 95% da cidade alagada.
Energia Elétrica
O Rio Grande do Sul, contabiliza 439 mil pontos ainda sem energia elétrica.
Gás
Com enchente pelo menos 30% do abastecimento de gás de cozinha no Rio Grande do Sul está comprometido.
Mobilidade
RS-122 entre Antônio Prado e Flores da Cunha, na serra gaúcha, está liberado desde a tarde de domingo.
Cerca de130 pontos de rodovias a maioria na malha Estadual seguem com bloqueio total em função das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul
Acesso secundário no quilômetro 83 da Freeway, em Cachoeirinha está com trânsito interrompido e vai seguir assim na segunda-feira. A medida é necessária para fazer a retomada do abastecimento de água para 60% do município. O bloqueio é feito pela CCR Via Sul para que a instalação de duas bombas sobre balsas flutuantes e adutora com 150m que vai passar sobre o asfalto
Trensurb
A circulação dos trens segue suspensa por tempo indeterminado em virtude das enchentes. O Centro de Controle Operacional da Trensurb segue em constante monitoramento e será informado sobre o retorno dos serviços assim que for possível.
Menos ônibus
O transporte coletivo opera com tabela de sábado na segunda-feira, 6, devido à redução da demanda da circulação prevista. Em razão dos desvios causados pelos alagamentos, alguns pontos sofrem alteração. As linhas 605, 701, 705.2, 703, 704, 704.1, 718 estão desativadas.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforça que os itinerários poderão ser modificados de acordo com a condição dos alagamentos. Aqueles que precisem utilizar o transporte coletivo de eixos que não estão listados, devem entrar em contato pelo app 156+POA ou números 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão para receber informações específicas sobre os itinerários das linhas.
A rodoviária de Porto Alegre continua alagada e inoperante
Aulas
Saiu definição sobre o funcionamento da rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul em reunião realizada com os 30 coordenadorias regionais de educação. A secretaria de educação definiu que as aulas da rede estadual retornarão a partir de terça-feira para os estudantes das coordenadorias de Uruguaiana, Osório, Erechim, Rio Grande, Palmeira das Missões, Três Passos, São Luiz Gonzaga, São Borja e Ijuí. Nas regiões menos impactadas por enchente haverá aulas normais na segunda-feira.
Aulas nas escolas da rede municipal de educação de Porto Alegre : suspensas até esta quarta-feira, 8. No momento, as escolas municipais de ensino fundamental Jean Piaget, Grande Oriente do Rio Grande do Sul e Porto Novo atuam como alojamento provisório de morados de áreas atingidas pela enchente. Nas demais unidades escolares, não atingidas pelas cheias, há acolhimento aos alunos, familiares, e comunidade.
Atualização nível do Guaíba, às 20h de 05/05
- Cota atual: 5,29m
- Cota de Inundação: 3m
- Altura do Muro da Mauá : 6m
Dados da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).
Supermercados
Apesar de prateleiras vazias em parte das lojas do presidente da AGAS – Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio César Longo, garante que não há risco de desabastecimento em Porto Alegre e na região metropolitana. Entre os itens mais procurados está a água mineral que em um dia se vendeu o que os estabelecimentos previam vender em 12. Outros produtos que despontam são papel higiênico, queijo fatiado, leite, banana e ovos.
Pessoas que tiveram contato com água das cheias e inundações
Pessoas que tiveram contato com água das cheias e inundações, devem ficar atentas a possíveis sintomas de leptospirose. A recomendação de atenção também é válida para profissionais de saúde, no atendimento a pacientes.
Sinais e sintomas – A pessoa que apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo (especialmente nas panturrilhas) alguns dias depois de ter tocado água de enchente ou esgoto deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. A leptospirose é uma doença curável, com tratamento e diagnóstico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante a notificação da suspeita para a Vigilância Epidemiológica Municipal. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para o êxito da recuperação.
Lajeado
A cidade de Lajeado, no Vale do Taquari, foi uma das mais atingidas pelas inundações. Nas últimas horas, o nível do Rio Taquari apresentou estabilização, mas a Prefeitura pede para que as pessoas não voltem aos locais atingido
Giro
- Ceasa, com um metro e meio de água no pátio, segue sem previsão de reabertura.
- Nível do Arroio Dilúvio toca à ponte da Azenha em Porto Alegre
- Enchente devasta dois terços de Canoas e deixa mais de 15 mil desabrigados
- Comando Militar Sul informa que 44 mil pessoas já foram resgatadas de áreas de enchente no Estado
- Municípios em estado de calamidade pública chega a 336 no Rio Grande do Sul
- Total de mortes por conta das enchentes sobe para 78, conforme dados da Defesa Civil RS
- Coronel da Brigada Militar pede que pessoas deixem de ir com barcos e jet skis para Canoas
- Prefeito Sebastião Melo afirma que indique da zona norte parou de extravasar e reforça para evacuação da região
- Prefeitura e entidades do Comércio pedem que lojas em áreas de risco da capital permaneçam fechadas até terça-feira
- A tropa de choque da Brigada Militar continua os deslocamentos para prestar apoio às pessoas afetadas pelas enchentes e para manter a ordem pública.
- A Defesa Civil de Porto Alegre participou de mais de 4 mil resgates entre a sexta-feira, 3, e este domingo, 5. O órgão recebeu 1,6 mil ocorrências no período. Os atendimentos ocorrem de forma integrada com o Corpo de Bombeiros (CBM/RS), Exército Brasileiro e voluntários.
- Coronel Márcio Gonçalves, comandante do policiamento Metropolitano da Brigada Militar, ressaltou que os voluntários tiveram um papel fundamental na operação de Resgate
- Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, aconselhou os moradores da capital gaúcha que tenham casa no Litoral à viajarem para as praias. A justificativa é o risco de a cidade colapsar.