Porto Alegre Notícias : aumento de vereadores, drones de monitoramento, cigarros eletrônicos e crime organizado
Sortimento Rio Grande do Sul – Porto Alegre notícias 5 de novembro de 2024 – publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Quatro vereadores recuam, e aumento de número de cadeiras não avança na Câmara de Porto Alegre
Dos 11 vereadores que assinaram a proposta que prevê o aumento do número de parlamentares em Porto Alegre, quatro voltaram atrás e anunciaram a retirada da assinatura do projeto. Mariana Pimentel (Republicanos), Fernanda Barth (PL) e Adeli Sell (PT) oficializaram a retirada do apoio nos últimos dias, enquanto o vereador Airto Ferronato (PSB) disse à Matinal que deve requerer a remoção na quarta-feira.
Com as baixas, o projeto contava na noite de ontem com apenas oito assinaturas, abaixo do mínimo necessário para propostas de emenda à Lei Orgânica do Município. O presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PP), confirmou à Matinal que o vereador proponente não atingiu as assinaturas mínimas para tramitação do projeto.
Por proposta protocolada pelo vereador Cláudio Conceição (União Brasil), o objetivo era ajustar o número de cadeiras após nova estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, a portaria utilizada foi divulgada em 28 de agosto, portanto, após o início da campanha eleitoral. Em tese, a alteração no número de vagas para a próxima legislatura contraria resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que o prazo final para a aplicação da emenda deve preceder o começo do processo eleitoral.
Frequentadores de parques na capital dividem-se sobre drones de monitoramento
Novidade no patrulhamento de espaços públicos, os dois drones adquiridos pela prefeitura de Porto Alegre dividem frequentadores de parques da cidade. Em outubro, a Guarda Municipal da capital passou a usá-los para monitorar locais como o Parque Moinhos de Vento (Parcão), o Parque Farroupilha (Redenção), unidades de saúde e escolas, com a premissa de oferecer maior segurança à população. Na segunda-feira, a Matinal conversou com frequentadores de alguns desses locais, para saber como a adoção do uso de drones tem sido percebida em suas rotinas.
Enquanto caminhava próximo ao espelho d’água da Redenção, Diego Cozer, 32 anos, contou que mal sabia do uso de drones pela Guarda Municipal da capital. Próximo de seu amigo Leanderson Müller, 19 anos, de Canoas, afirmou categoricamente que não é contra a segurança pública, opinião que o leva a preferir a presença de um agente da Guarda em vez da utilização de meios tecnológicos quando o assunto é sentir-se seguro em espaço público. “A presença da polícia é mais importante para coibir algo do que colocar o drone para vigiar, para gravar, para eventualmente usar isso como prova”, disse.
Na Redenção, a perspectiva de Cozer não é dominante. Relatos ouvidos pela reportagem indicam satisfação em relação à nova tecnologia que, como informou a prefeitura, realizam ações preventivas de ronda todos os dias da semana. “Para nós que somos de boa, é bom ser monitorado”, revelou Marcos Malta, 59 anos, morador do Partenon. Ele afirmou nunca ter sido assaltado ao andar pelo parque, situação que já ocorreu em lugares como o Mercado Público, onde gostaria que houvesse mais medidas de segurança, mesmo que não fossem extremamente tecnológicas.
Assembleia Legislativa RS avança na discussão sobre cigarros eletrônicos
Pela terceira vez, uma audiência pública convocada pela Subcomissão de Acompanhamento de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEs) e Proteção da Cadeia Produtiva do Tabaco da Assembleia Legislativa reuniu ontem especialistas, autoridades e representantes de organizações de saúde para discutir o impacto da regulamentação dos cigarros eletrônicos no estado.
A ex-diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alessandra Bastos Soares, propôs a adoção de uma legislação robusta sobre o tema, uma vez que a simples proibição falhou em conter o mercado clandestino. Já a toxicologista Ingrid Dragan Taricano lembrou riscos associados a substâncias como formaldeido e acroleína, presentes nos DEFs e em cigarros convencionais.
Governo do Rio Grande do Sul cria protocolo contra homicídios perpetrados pelo crime organizado
Entrou em vigor ontem, por meio de termo de cooperação assinado no Palácio Piraitni, um protocolo da área de segurança do estado para reduzir o número de homicídios. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, a intenção do governo é estender a todo o estado uma série de medidas postas em prática em Porto Alegre nos últimos dois anos contra facções criminosas que pratiquem execuções.
Entre as ações a serem realizadas, estão saturação de áreas onde houver execuções por meio de policiamento ostensivo, investigações voltadas para o clube criminoso, responsabilização dos líderes e prisão do segundo escalão. “Cada vez mais lideranças do crime organizado que determinarem práticas de homicídio vão sofrer ações do estado. Todo grupo criminoso que determinar homicídios vai para a lista de prioridades das investigações”, afirmou Caron.
Giro de Notícias
Manuela D’Ávila oficializa saída do PC do B. Ex-deputada foi filiada ao partido por mais de 20 anos.
O ex-ministro da Economia Paulo Guedes encantou plateia na Fecomércio-RS ao proferir pérolas como “a Guerra Fria está viva, só mudou de forma”. Para o presidente da federação, Luiz Carlos Bohn, sua presença foi uma forma de “marcar a posição da casa”. Vale lembrar que a gestão Haddad no Ministério e as ações do governo federal em relação ao ‘mercado’ são em maioria neoliberais e incremento no aumento de impostos.
Aberto há 15 dias, o Aeroporto Salgado Filho tem movimento intenso.
TRE-RS reabre Central de Atendimento ao Eleitor no Centro Histórico.
Grupo imobiliário de Porto Alegre oferece 33 milhões de reais em leilão por terreno do IPA e do Colégio Americano no bairro Rio Branco.
Parceria entre Virada Sustentável, TJ-RS e Instituto TodaVida erguerá a segunda microfloresta de Porto Alegre, com 300 mudas de mais de 34 árvores nativas na entrada do Foro Central.
Seis meses após enchente no estado, atingidos sentem efeitos do trauma deixado pelo desastre.
Número de casais sem filhos no RS cresce 40,9% em 12 anos, segundo o IBGE. Estado é o segundo do Brasil com a maior porcentagem.
Turismo anima retomada econômica na Serra seis meses após pior desastre climático da história do estado.
O Instituto Ling celebra 10 anos de seu centro cultural com uma série de eventos, incluindo a abertura da exposição A Poética de Tunga – Uma Introdução, primeira mostra individual de Tunga (1952-2016) em Porto Alegre – às 19h, o espaço promove uma conversa entre Antônio Mourão, cofundador do Instituto Tunga e filho do artista, e Clara Gerchman, cofundadora e gestora do Acervo do Instituto Tunga.
A Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal