Início » A Nova Era do Jornalismo de Turismo será o tema central do 40º Congresso Nacional da ABRAJET, em Maceió/AL

A Nova Era do Jornalismo de Turismo será o tema central do 40º Congresso Nacional da ABRAJET, em Maceió/AL

Além de debater sobre a responsabilidade do jornalismo na atualidade, os participantes irão conhecer o potencial turístico, cultural e as belezas do Caribe Brasileiro

Evento começa na quinta-feira próxima, dia 25, no Ipioca Beach Resort

“A Nova Era do Jornalismo de Turismo: Inovação e compromisso com a verdade” é o tema central do 40º Congresso da Abrajet Nacional que será realizado em Maceió, capital de Alagoas, de 25 a 28 deste mês de setembro. O evento, que será realizado no Ipioca Beach Resort, onde todos os jornalistas inscritos ficarão hospedados, é promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Nacional) e realizado pela Abrajet/Alagoas, com apoio do Governo de Alagoas, Assembleia Legislativa e trade turístico, como a ABIH-AL, Maceió Convention, ABRASEL, Luck Receptivo Maceió, Sebrae-AL e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), entre outros parceiros.

Os congressistas serão recepcionados no aeroporto Zumbi de Palmares, que fica na grande Maceió, na cidade de Rio Largo e, conforme o presidente da Abrajet/Al, Igor Pereira, e seus colegas associados, uma intensa programação foi elaborada para que todos tenham a chance de conhecer um pouco dos muitos atrativos de Maceió. Como todas as atividades oficiais do congresso serão realizadas no anfiteatro do Ipioca Beach Resort, os presidentes da Abrajet/Nacional, Luiz Pires e Igor Pereira, de Alagoas, acertaram a programação de forma a contemplar a parte técnica com a degustação ou experiência dos produtos turísticos.

Dia 25, quinta-feira, inicia com a recepção dos jornalistas – cerca de 80 profissionais – e seus acompanhantes, com a realização do check-in no Ipioca Beach Resort a partir das 14h. A tarde será livre para que todos conheçam o ambiente, pois o hotel e suas dependências, com muitas piscinas, salas de estar, de jogos, de ginástica e espaços de recreação, bem como a praia de Ipioca já são atrativos.  A cerimônia oficial de abertura, com manifestações das lideranças jornalísticas e autoridades, será às 19h. 

No dia 26, sexta-feira – das 8 às 12h – ocorrem atividades do Congresso, a reunião do Conselho Nacional da Abrajet e a Assembleia Geral Ordinária. Na pauta da Assembleia Geral, figuram a aprovação da cidade que sediará a reunião do Conselho Nacional, no primeiro semestre de 2026; Aprovação da sede do 41º Congresso da Abrajet Nacional em 2026; entrega dos troféus às melhores publicações sobre o XXXIX Congresso da Abrajet Nacional realizado em Piratuba-SC e Marcelino Ramos-RS, em dezembro de 2024. Nessas duas reuniões, os presidentes das seccionais apresentam seus relatórios de atividades realizadas durante o ano.

As atrações turísticas apresentadas pela AMA
Na parte da tarde a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) apresentará os atrativos turísticos/culturais de Alagoas, após palestra e workshop sobre o tema do 40º Congresso, “A Nova Era do Jornalismo de Turismo: Inovação e compromisso com a verdade”, com Vânia Monteiro, da Growth Mentoring. Público-alvo: associados da Abrajet. Aberta aos acompanhantes. 

Com 102 municípios associados, a AMA é presidida por Marcelo Beltrão prefeito de uma cidade também turística, Coruripe, cujo litoral é muito lindo, com praias como as do Pontal de Coruripe, com uma barreira de corais e arrecifes formando uma verdadeira piscina de águas claras e cachoeiras, praias do Miaí de Baixo e Miaí de Cima e os Baixios de Dom Rodrigo, excelente para a pratica de mergulho.  

Nesse contato com os jornalistas brasileiros, a diretoria da AMA e suas equipes irão mostrar as Alagoas do litoral, do agreste, do cangaço, do velho e grandioso Chico, do senhor do engenho, do índio, dos negros e da escravidão. E o seu folclore muito rico, que vai desde a dança do coco alagoana, dança da fita, de São Gonçalo, quadrilha, dança do Toré. Também serão apresentadas as regiões de cada Folguedo. O mais tradicional Bumba Meu Boi, as Cavalhadas (também presentes no Rio Grande do Sul) e, entre outras, o que chamam de Chegança- que narra a luta entre mouros e cristãos. 

A parte relativa ao cangaço/ o a navegação do rio São Francisco fica por conta do município de Penedo e de Piranhas, essa última uma pequena cidade histórica do sertão de Alagoas, localizada às margens do Rio São Francisco, um ponto de partida para explorar a Rota do Cangaço e dos cânions. Ali as cabeças de Lampião e de Maria Bonita foram expostas em via pública, depois de mortos pelos “macacos”, como Lampião chamava os policiais que o perseguiam e o mataram, junto com sua companheira. Tem, no agreste, mais precisamente na Serra da Barriga, o espaço onde Zumbi criou o quilombo, símbolo da resistência ao escravagismo, tema que atravessou a história e ficou sendo, inclusive para os livros didáticos, o Quilombo dos Palmares. São muitas as atrações.

Claro que as belezas e atrativos de Maceió, o Caribe Brasileiro, serão apresentados, de forma que quando os congressistas fizerem o city tour, no sábado, dia 27, já terão noção clara sobre as muitas atrações da capital das praias, praças, atrativos da linda capital de Alagoas.

Ainda na tarde de sexta-feira, às 15h, o presidente da Abrajet/AL, Igor Pereira, receberá homenagem especial pelo Dia Mundial do Turismo, na Assembleia Legislativa/AL. Receberá a Comenda Luís Vasconcellos, o personagem que mudou a configuração do turismo em Maceió. Foi um empreendedor que acreditou na capacidade da sua cidade em ser o Caribe Brasileiro, ajudou na criação da infraestrutura e nunca poupou esforços para apoiar demandas que resultassem em desenvolvimento econômico, turístico e cultural da sua cidade e de Alagoas. A diretoria executiva da Abrajet/Nacional prestigiará a homenagem.

Sábado, dia 28: Ver e viver mais Alagoas e Maceió
Nesse dia os jornalistas de turismo terão muitas atividades, com experiências. Sairão 7h da manhã de ônibus para um passeio às Dunas de Marapé, um paraíso ecológico em Jequiá da Praia, Alagoas, conhecido pelo encontro das águas do rio Jequiá com o mar e um extenso manguezal. 

O complexo turístico oferece estrutura completa, com restaurantes, banheiros, mirante e opções de lazer como passeios de barco, caiaque e stand-up paddle.  Haverá uma parada no hotel Sais Beach Living e visita ao hotel Transamérica. O dia dedicado à gastronomia, cultura e belezas naturais. 

O grupo de acompanhantes fará um City Tour em Maceió, com visitas aos principais pontos turísticos, artesanato e cultura local. Nesse dia, às 19h será realizada a cerimônia de encerramento no anfiteatro do Resort. No domingo, após o café da manhã, todos retornarão às suas bases.

Conheça a Abrajet
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET foi fundada no dia 26 de janeiro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de jornalistas e escritores desejosos de ver atividade turística conquistando o seu merecido espaço no Brasil. Os pioneiros foram: Domingos C. Brandão, Belfort de Oliveira, Fernando Hupsel de Oliveira, Luiz D. P. Bravo, Aulete de Almeida, Hilda Peres de Medeiros, José Mário Alves da Silva e Oberon Bastos de Oliveira. Depois de alguns anos, foram sendo criadas seccionais da Abrajet em outros estados brasileiros. A partir de um encontro realizado em Salvador, Bahia, sob a liderança do jornalista Carlos Casaes, foi eleita, então uma chapa nacional, com representantes de todos os estados. Desde sua fundação a entidade tem a missão de divulgar e incentivar iniciativas em favor do turismo. 

Presidida, na atualidade, pelo jornalista Luiz Pires (TO) e tendo como vice-presidente, Juarez Tavares (RS), a Abrajet/Nacional está presente em 20 Estados, sendo 13 com seccionais e 7 com comitês. O quadro de associados registra aproximadamente 200 profissionais, que atuam em mais de 140 canais de mídias sociais como blogs, jornais, revistas, TVs, rádios e em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas setor de turismo. 

Saiba mais acessando abrajetnacional.com.br

Foto capa crédito: Lucas Meneses / Ascom Setur Praia de Ponta Verde