Acidente aéreo : aeronave turboélice da Voepass Linhas Aéreas que realizava voo entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP) cai em Vinhedo, no interior de SP

Acidente aéreo : aeronave turboélice da Voepass Linhas Aéreas que realizava voo entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP) cai em Vinhedo, no interior de SP

.| Sortimento Notícias – novas informações acidente aéreo |. Análise de satélite aponta que o avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) voou entre oito e dez minutos dentro de uma formação de gelo severo — condição climática que o manual da fabricante classifica como de “emergência” e que pode levar a aeronave, um ATR 72-500, a perder sustentação e girar.

A reconstituição do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas, revela que o avião da VoePass enfrentou uma zona meteorológica crítica e atravessou nuvens com temperatura abaixo de -40 °C.

Manual obtido por G1 diz que “quando o gelo severo acumulado nas superfícies de voo, como as asas e o estabilizador horizontal, não é removido pelo sistema antigelo, pode “degradar seriamente a performance e controle da aeronave”.


Acidente Aéreo

Avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde de sexta-feira (9/8/24). Empresa Voepass Linhas Aéreas atualizou as informações às 17h40. Especialistas dizem que o avião caiu em ‘Parafuso Chato”


Acidente aéreo da VoePass em Vinhedo/SP : exames de DNA serão crucias nas identificações dos corpos


Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).

“A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, informou a companhia.

A Prefeitura de Valinhos, cidade vizinha a Vinhedo, informou em nota que não há sobreviventes no acidente, no entanto, o governo de São Paulo e a companhia aérea não confirmaram a informação. A Prefeitura de Vinhedo informou às 15h27 que não há sobreviventes.

NOTA ABEAR – Acidente aéreo no interior de SP
A ABEAR lamenta o acidente com o voo 2283 operado pela VOEPASS ocorrido nesta sexta-feira (09/08) na região de Vinhedo (SP). A aeronave decolou de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A ABEAR se solidariza com os familiares dos passageiros e tripulantes. Conforme divulgado pela VOEPASS, a companhia está prestando assistência pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h.

Lista dos passageiros e tripulantes:

ROSANGELA SOUZA
ELIANE ANDRADE FREIRE
LUCIANI CAVALCANTI
JOSE FER
DENILDA ACORDI
MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
JOSÉ CLOVES ARRUDA
NELVIO JOSE HUBNER
GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
RONALDO CAVALIERE
SILVIA CRISTINA OSAKI
WLISSES OLIVEIRA
HIALES CARPINE FODRA
DANIELA SCHULZ FODRA
REGICLAUDIO FREITAS
SIMONE MIRIAN RIZENTAL
JOSGLEIDYS GONZALEZ
MARIA PARRA
IOSLAN PEREZ
MAURO BEDIN
ROSANGELA MARIA DEOLIVEIRA
ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
MAURO SGUARIZI
LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
MARIA VALDETE BARTNIK
RENATO BARTNIK
HADASSA MARIA DA SILVA
RAPHAEL BOHNE
RENATO LIMA
RAFAEL ALVES
LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
ADRIELLE COSTA
LAIANA VASATTA
ANA CAROLINE REDIVO
JOSÉ CARLOS COPETTI
ANDRE MICHEL
SARAH SELLALANGER
EDILSON HOBOLD
RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
LIZIBBA DOS SANTOS
PAULO ALVES
PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO
ROSANA SANTOS XAVIER
THIAGO ALMEIDA PAULA
ADRIANA SANTOS
DEONIR SECCO
ALIPIO SANTOS NETO
RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
ADRIANO DALUCA BUENO
MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
DIOGO AVILA
LUCIANO TRINDADE ALVES
ISABELLA SANTANA POZZUOLI
TIAGO AZEVEDO
MARIANA BELIM
ARIANNE RISSO
DEBORA SOPER AVILA (tripulante)
RUBIA SILVA DE LIMA (tripulante)
HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA (tripulante)
DANILO SANTOS ROMANO (tripulante)

Atualizações do acidente aéreo de aeronave turboélice com modelo ATR-72 da Voepass Linhas Aéreas em Vinhedo

Número de vítimas da queda do avião em Vinhedo sobe para 62 pessoas. A companhia aérea Voepass informou que, além de quatro tripulantes e 57 passageiros, a bordo estava mais um passageiro, Constantino Thé Maia, ausente nas listas de embarcados devido a uma falha técnica.

O diretor da Voepass, Marcel Moura, afirmou que a imagem da queda da aeronave, ocorrida nesta sexta-feira (9) em Vinhedo (SP), é de dor. Segundo Moura, porém, o registro pode ajudar na investigação, pois mostra a perda de controle da aeronave

  • Aeroporto de Cascavel faz operação de emergência para tentar contato com famílias de possíveis vítimas
  • Eestol é uma das possibilidades para queda, apontam especialistas. O estol é uma situação na qual a asa perde completamente a sustentação útil, o que causa a queda brusca do avião. A depender da altitude e da condição, é possível recuperar a altitude em voo.
  • Presidente Lula pede um minuto de silêncio ao lamentar queda de avião em Vinhedo
  • A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, estão a caminho para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.
  • VoePass autoriza funcionários que não se sintam confortáveis à ir para casa. Voo de Ribeirão preto para São Paulo está atrasado, pois piloto e copiloto pediram para não trabalhar.
  • Passageiros cancelam viagens por medo de voar pela Cia Aérea
  • Segundo o governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), “está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes”.
  • Força tarefa começa a atuar no local para auxiliar no acidente
  • O local deverá ser liberado em breve para a Perícia e IML de Campinas
  • Perícia buscará as duas ‘Caixas Pretas’ – na verdade são laranjas. Uma das caixas traz o som da cabine e a outra na cauda, grava os parâmetros do desempenho do avião durante o voo
  • Bombeiros afirmam que não há sobreviventes.