Balneabilidade das praias catarinenses na Temporada Verão 2022 : 70,5% dos pontos analisados pelo IMA estão próprios para banho

Sortimento Noticias -Sortimento Política - Sortimento Economia - sortimento-com-br-994754.hostingersite.com

Sortimentos.com Notícias Verão

Balneabilidade das praias catarinenses na Temporada Verão 2022 : 70,5% dos pontos analisados pelo IMA estão próprios para banho

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou na sexta-feira (11.02.22), o relatório de balneabilidade n°10 da temporada de verão 2022 no litoral catarinense. Dos 237 pontos analisados pela pesquisa semanal, 167 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 70,5 %. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 72 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 82,8%.

As coletas para a elaboração da pesquisa são efetuadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte, compondo os municípios de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.


Publicação com informações da Assessoria de Imprensa IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina


Como é feita a avaliação do IMA?

As águas de 27 municípios do Litoral catarinense são analisadas. Nas regiões de balneário da cidade, o IMA coleta amostras e, após análise, é possível determinar se o local está contaminado por esgoto doméstico.

Em geral, é feita a contagem da bactéria Escherichia Coli, cujo habitat primário é o trato gastrintestinal de humanos e outros animais de sangue quente.

Um balneário é considerado impróprio para banho quando em mais de 20% das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores a quantidade dessa bactéria seja superior a 800 por 100 mililitros ou se, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia Coli por 100 ml.

Para que um ponto volte a ser considerado balneável, a quantidade de Escherichia Coli deve estar abaixo de 800 por 100 ml em 80% ou mais das coletas nas cinco semanas seguintes.

O levantamento completo, com a lista de pontos próprios e impróprios, e o histórico de balneabilidade dos locais podem ser consultados pelo site balneabilidade.ima.sc.gov.br.


Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.

Alerta : use máscara de proteção, álcool em gel 70°, respeite o distanciamento social e frequente locais somente se necessário e que exijam o comprovante vacinal. Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais.