Banco Central do Brasil divulga ranking de reclamações de Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento e os motivos

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Banco Central do Brasil divulga ranking de reclamações de Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento e os motivos

Posição das Instituições Financeiras
Banco Central do Brasil divulga ranking de reclamações de Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento e os motivos.

O Ranking associa número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes

1º BTG PACTUAL/BANCO PAN (conglomerado) – 1.608 reclamações
2º INTER (conglomerado) – 825 reclamações
3º C6 BANK (conglomerado) – 733 reclamações
4º PAGBANK-PAGSEGURO (conglomerado) – 781 reclamações
5º BRADESCO (conglomerado) – 2.390 reclamações
6º VOTORANTIM (conglomerado)- 243 reclamações
7º SANTANDER (conglomerado) – 1.050 reclamações
8º ITAU (conglomerado) – 1.565 reclamações
9º MERCADO CRÉDITO (conglomerado) – 648 reclamações
10º NEON (conglomerado) – 227 reclamações
11º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado) – 1.687 reclamações
12º ORIGINAL (conglomerado) – 535 reclamações
13º BB (conglomerado) – 637 reclamações
14º NUBANK (conglomerado) – 482 reclamações
15º AME DIGITAL (conglomerado) – 147 reclamações

Motivo da reclamação

1º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito – 2.952 reclamações

2º Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada – 1.191 reclamações

3º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito – 1.127 reclamações

4º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado – 784 reclamações

5º Oferta ou prestação de informação sobre o cartão de crédito de forma inadequada – 740 reclamações

6º Oferta ou prestação de informação sobre operação de crédito de forma inadequada, exceto crédito consignado – 557 reclamações

7º Transações não reconhecidas pelo titular da conta, realizadas por terceiros (invasão de conta) em instituições financeiras – 480 reclamações

8º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado – 454 reclamações

9º Débito em conta não autorizado pelo cliente, ou não cumprimento das regras aplicáveis – 439 reclamações

10º Bloqueio de valores ou de conta fora do âmbito do Pix – instituição de pagamento – 403 reclamações

11º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking – 387 reclamações

12º Oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada, exceto as relacionadas a cartão de crédito, conta e serviços acessórios, credenciadora de cartão e operação de crédito – 383 reclamações

13º Abertura de conta de pagamento sem documentação necessária ou com documentação falsa – instituição de pagamento – 381 reclamações

14º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pré-paga – instituição de pagamento – 376

15º Oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada 345
Bloqueio de valores ou de conta fora do âmbito do Pix – 345 reclamações

17º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de débito – 344 reclamações

18º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pós-paga – instituição de pagamento – 340 reclamações

19º Pix – Dificuldade para solicitar ou realizar devolução – 339 reclamações

20º Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB – 331 reclamações