Sortimento Consumidor
Banco Central do Brasil divulga ranking de reclamações de Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento e os motivos
Posição das Instituições Financeiras
Banco Central do Brasil divulga ranking de reclamações de Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento e os motivos.
O Ranking associa número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes
1º BTG PACTUAL/BANCO PAN (conglomerado) – 1.608 reclamações
2º INTER (conglomerado) – 825 reclamações
3º C6 BANK (conglomerado) – 733 reclamações
4º PAGBANK-PAGSEGURO (conglomerado) – 781 reclamações
5º BRADESCO (conglomerado) – 2.390 reclamações
6º VOTORANTIM (conglomerado)- 243 reclamações
7º SANTANDER (conglomerado) – 1.050 reclamações
8º ITAU (conglomerado) – 1.565 reclamações
9º MERCADO CRÉDITO (conglomerado) – 648 reclamações
10º NEON (conglomerado) – 227 reclamações
11º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado) – 1.687 reclamações
12º ORIGINAL (conglomerado) – 535 reclamações
13º BB (conglomerado) – 637 reclamações
14º NUBANK (conglomerado) – 482 reclamações
15º AME DIGITAL (conglomerado) – 147 reclamações
Motivo da reclamação
1º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito – 2.952 reclamações
2º Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada – 1.191 reclamações
3º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito – 1.127 reclamações
4º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado – 784 reclamações
5º Oferta ou prestação de informação sobre o cartão de crédito de forma inadequada – 740 reclamações
6º Oferta ou prestação de informação sobre operação de crédito de forma inadequada, exceto crédito consignado – 557 reclamações
7º Transações não reconhecidas pelo titular da conta, realizadas por terceiros (invasão de conta) em instituições financeiras – 480 reclamações
8º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado – 454 reclamações
9º Débito em conta não autorizado pelo cliente, ou não cumprimento das regras aplicáveis – 439 reclamações
10º Bloqueio de valores ou de conta fora do âmbito do Pix – instituição de pagamento – 403 reclamações
11º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking – 387 reclamações
12º Oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada, exceto as relacionadas a cartão de crédito, conta e serviços acessórios, credenciadora de cartão e operação de crédito – 383 reclamações
13º Abertura de conta de pagamento sem documentação necessária ou com documentação falsa – instituição de pagamento – 381 reclamações
14º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pré-paga – instituição de pagamento – 376
15º Oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada 345
Bloqueio de valores ou de conta fora do âmbito do Pix – 345 reclamações
17º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de débito – 344 reclamações
18º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pós-paga – instituição de pagamento – 340 reclamações
19º Pix – Dificuldade para solicitar ou realizar devolução – 339 reclamações
20º Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB – 331 reclamações