Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, será parceiro Cultural Oficial do Carnaval 2026 de Belo Horizonte
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, será Parceiro Cultural Oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2026, reforçando seu compromisso com a valorização da cultura, do bem-estar e da qualidade de vida. A iniciativa está alinhada à missão institucional do Sesc de promover ações voltadas aos trabalhadores e às trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, além do público em geral.
Dentro da programação oficial, o Sesc em Minas marca presença no Kandandu – Encontro de Blocos Afro, evento que abre oficialmente o feriado de Carnaval na cidade, e terá a apresentação do Akatu, no dia 13, sexta-feira; e Rodriguinho, no sábado, dia 14. Ao longo dos dias de folia, de 13 a 17 de fevereiro, o Sesc também estará nas ruas com ativações voltadas ao cuidado e ao bem-estar das pessoas, contribuindo para uma experiência mais acolhedora durante a festa.
De acordo com Nadim Donato, Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, apoiar o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecer a força cultural, social e econômica do evento.
“O Carnaval de Belo Horizonte é uma manifestação cultural que dialoga diretamente com os valores do Sesc em Minas: inclusão, fomento a economia, bem-estar e acesso à cultura. Estar como Parceiro Cultural Oficial dessa festa é reafirmar nosso compromisso com a cidade, com os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio e com a população em geral, promovendo cuidado e qualidade de vida em um dos momentos mais simbólicos do calendário cultural brasileiro”, afirma Donato.
Ele também faz questão de destacar que o Carnaval de BH tem sido reconhecido nacionalmente e, por consequência, incrementado a economia local, gerando renda e emprego, além de consolidar a capital mineira como um destino turístico relevante.
É o que mostra a pesquisa Expectativa do Folião para o Carnaval 2026, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG em parceria com a Belotur. Dados mostram que 91,4% dos entrevistados pretendem permanecer na capital durante o período, reforçando a atratividade da folia para permanência e consumo. O impacto econômico também se reflete no padrão de consumo. Mais de 41% dos foliões planejam gastar acima de R$ 400 com alimentação, bebidas e fantasias.
A festa, que se espalha por todas as regiões da cidade, atrai milhões de turistas todos os anos, além da população local. Dados da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mostram que, em 2025, foram estimadas cerca de 6 milhões de pessoas nas ruas da capital mineira durante os cinco dias. Neste ano, o Carnaval de BH acontece entre 13 e 17 de fevereiro.
