Black Friday Brasil : e-commerce gasta mais com publicidade no evento do que no Natal

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Data e preview da Black Friday Brasil 2021

E-commerce gasta mais com publicidade para a Black Friday do que para o Natal

A Black Friday Brasil 2021 que ocorrerá em 26 de novembro é muito aguardada por consumidores, uma vez que é possível encontrar uma série de produtos com descontos tanto em lojas físicas como em digitais. A popularidade cada vez maior, inclusive, tem feito com que as marcas gastem mais com campanhas publicitárias, ao ponto de transformar o período em um dos picos de investimento publicitário do ano.

Panorama da Black Friday

A Kantar IBOPE Media estudou o comportamento dos players de mercado na última edição da Black Friday. A partir destes dados, descobriu que 10% de toda a mídia adquirida em 2020 estava concentrada em novembro.

Ao comparar a compra de espaços publicitários entre janeiro e outubro do ano passado com os gastos em novembro, é possível ver um salto de 43%, atingindo um patamar aproximado de R$ 358 milhões. O número supera o investimento feito em dezembro, tradicionalmente considerado como o “mês das festas”.

A razão para o crescimento está no novo comportamento do consumidor. Com a pandemia de Covid-19, os brasileiros passaram a ter mais familiaridade com o e-commerce. Isso fez com que as empresas criassem grandes expectativas sobre o volume de vendas durante o evento.

De forma geral, os varejistas que mais investiram em publicidade para a Black Friday foram Amazon, Casas Bahia, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre. Ao que tudo indica, os cinco continuam apostando no sucesso da data. Isso porque, neste ano, iniciaram tais comunicações já em outubro. As campanhas vão desde contagens regressivas até dicas de planejamento.

Quando o assunto é segmento, os setores que mais elevaram a compra de mídia no mês da Black Friday foram telecomunicação (alta de 51%), turismo (41%) e comércio (16%).

Plataformas preferidas

A Black Friday ainda apresenta um fenômeno em relação às plataformas. Entre janeiro e outubro, as marcas costumam investir mais no meio digital. Em média, 59% da verba é voltada para esse canal. Já em novembro, é a televisão quem recebe a maior fatia, com 58% dos investimentos.

Isso ocorre porque a Black Friday é considerada um evento de massa. Sendo assim, as companhias optam por se comunicar em canais que têm alto grau de alcance e que podem ser explorados por diversos segmentos.

É válido destacar que estes movimentos das marcas ao longo do ano demonstram que, mais do que nunca, analisar e compreender o comportamento do mercado pode gerar insights valiosos, práticos e com aderência ao negócio.


Foi notícia : tendências de consumo para a Black Friday Brasil em 2020

Dados da pesquisa Black Friday 2020, elaborada pela área de Inteligência de Mercado da Globo, que consultou 1,7 mil pessoas possibilitou traçar as tendências de consumo para a Black Friday Brasil em 2020

Os resultados apontam que 68% dos entrevistados dizem ter o costume de fazer compras na Black Friday. Para 2020, uma parcela de 42% tem planos de comprar. Entre os que não sabem (35%) ou não pretendem comprar (23%), 8 em cada 10 mudariam de ideia se pudessem ajudar a manter empregos.

Perfil de consumo

As decisões de compra ganharam novos elementos neste ano. Entre quem pretende consumir na data, 65% dizem que comprar algo será uma forma de se presentear. Já 51% vão priorizar marcas que fizeram algo positivo durante a pandemia.

A maior parte (55%) utilizará canais físicos e digitais para suas compras, um crescimento de 17 pontos percentuais em relação ao ano passado. 29% pretendem comprar apenas pela internet e 16%, apenas por lojas físicas – em 2019, esta última parcela era de 35%.

As categorias mais desejadas são:
:: roupas e acessórios (31%)
:: smartphones (30%)
:: eletrônicos (30%)
:: calçados (26%)
:: eletrodomésticos (23%)
:: perfumes e cosméticos (21%)

Outras duas categorias aparecem em seguida, mas com um crescimento significativo de interesse em relação ao ano passado:

:: móveis (de 9% para 21%)
:: computador (de 11% para 20%)

Os dados variam de acordo com a região. Entre os entrevistados do Sul e Sudeste, por exemplo, os smartphones aparecem como a categoria mais desejada. Nas demais regiões, os computadores têm maior destaque. (acesse a pesquisa completa para ver mais dados segmentados).

Decisão de compra

Entre quem não tem o costume de comprar na Black Friday, 35% dizem não acreditar nas ofertas da data. O fator também está na mira de quem pretende fazer compras: 8 em cada 10 vão considerar se a oferta é realmente uma promoção antes de consumir.

O crédito (76%) e o dinheiro (42%) aparecem como os principais meios de pagamento, seguidos por débito (35%), boleto (22%) e carteira digital (21%). Já os canais com maior influência sobre as decisões de compra desses consumidores são televisão (39%), publicidade em sites e redes sociais (37%) e páginas de influenciadores e celebridades (22%).

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