Giro de Notícias Brasil (14.07.21)

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias

Sortimento.com Giro de Notícias Brasil (14.07.21)

Bolsonaro em observação médica no período de 24 a 48 horas

O presidente Jair Bolsonaro deu entrada na quarta-feira (14.07) no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, a fim de realizar exames para investigar a causa de soluços que o acometem, informou a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência em comunicado. A internação se deu por orientação de sua equipe médica, segundo a nota.

“Por orientação médica, o presidente ficará sob observação, no período de 24 a 48 horas, não necessariamente no hospital. Ele está animado e passa bem”, disse o comunicado.

Pouco antes, uma fonte havia confirmado à Reuters a informação da internação.

Bolsonaro, que nos últimos dias tem se queixado de soluço, já teve uma agenda de compromisso cancelada desta quarta. A assessoria de imprensa do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, informou o cancelamento da reunião entre os presidentes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo que aconteceria nesta manhã.

“O encontro será oportunamente reagendado”, informou a nota do STF.

Essa reunião era vista como um passo para reduzir as tensões entre os Poderes após Bolsonaro ter ameaçado não aceitar o eventual resultado das eleições de 2022 se não houver mudança no sistema de votação. Ele quer a adoção da impressão do voto para urnas eletrônicas, o que, em sua alegação sem provas, poderia evitar eventuais fraudes.

O presidente, que fez 66 anos em março e aparenta gozar de um bom estado de saúde, tem passado desde 2018 por uma série de cirurgias e internações hospitalares após ter sido alvo ainda na campanha eleitoral de um atentado à faca no interior de Minas Gerais.

CPI da Covid-19

Após a diretora técnica da Precisa Medicamentos Emanuela Medrades alegar exaustão, o presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), transferiu para quarta-feira (14.07) o depoimento dela. Além de Medrades, os senadores também ouvirão o sócio-administrador da mesma empresa, Francisco Maximiano. A Precisa Medicamentos é apontada como a responsável por intermediar a negociação entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica indiana Bharat Biotech para a aquisição da vacina Covaxin.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, acolheu parcialmente os embargos de declaração da CPI da Pandemia e da defesa de Emanuela Medrades, diretora da Precisa Medicamentos. Na decisão, Fux esclarece que cabe ao paciente decidir se uma pergunta tem resposta que possa autoincriminar. “CPI tem autoridade para tomar medidas se enxergar abuso de depoente”

Invoices

Ao participar de uma sessão de debates temáticos no Senado, a diretora-executiva da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, disse ter encaminhado “as invoices e alguns documentos” ao governo no dia 18 de março. Essa também foi a data apontada à CPI da Pandemia pelo servidor público Luis Ricardo Miranda e pelo consultor técnico William Santanna como o dia em que acessaram o primeiro faturamento de importação da vacina indiana Covaxin, contratada pelo Ministério da Saúde. Em um documento registrado em cartório pela Precisa, conforme revelou a analista Thais Arbex, o sócio da empresa, Francisco Maximiano, afirmou ter enviado a invoice ao Ministério em 22 de março, dois dias após a data apontada pelo deputado Luis Miranda e seu irmão em que se encontraram com o presidente Jair Bolsonaro e apontaram irregularidades na documentação envolvendo a Covaxin.

Distritão

A versão final da proposta que pode mudar as regras da eleição de deputados em 2022 prevê a adoção do sistema majoritário puro, o chamado distritão, mas estabelece um desempenho mínimo dos partidos para que o candidato seja eleito, mesmo se estiver entre os mais votados do Estado. Esse modelo é tratado como transitório e será substituído pelo sistema distrital misto a partir do pleito de 2026. Ao longo da tarde, a relatora da proposta, deputada Renata Abreu (Pode-SP), chegou a cogitar a adoção de um sistema que foi apelidado de “distritão misto”, pelo qual metade das vagas de deputado federal seria preenchida pelo atual sistema proporcional, e a outra pelo modelo majoritário, no qual são eleitos os mais votados, independentemente da sigla à qual são filiados.

PL dos supersalários

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, o projeto de lei n° 6.726, conhecido como PL dos supersalários. O texto redefine o que deve e o que não deve ser submetido ao teto remuneratório imposto pela Constituição para todo o funcionalismo público. A matéria volta ao Senado. As novas regras valerão para servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, como de todas as esferas, incluindo Judiciário e Legislativo, no âmbito da Administração Pública direta, autárquica e fundacional. A lei acrescenta ainda militares das Forças Armadas, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, inclusive durante a reserva remunerada.

Flash News Brasil

O Ministério Público de Minas Gerais deve pedir, por meio de uma ação civil pública, o pagamento de reparação de R$ 2 milhões a um casal de Belo Horizonte.

A Prefeitura do Rio de Janeiro não vai antecipar em quatro semanas a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ao Ministério da Saúde que avalie a hipótese de incluir adolescentes de 12 a 17 anos no plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

Manifestação : Casal é proibido de receber vacina com camisa contra Bolsonaro no RJ

Fiocruz garante que intervalo de 90 dias entre as doses é suficiente.

O INSS alertou que golpistas estão se aproveitando das revisões em alguns pagamentos para tentar obter dados pessoais dos beneficiários e praticar golpes. O contato fraudulento pode acontecer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular

As exportações do agronegócio brasileiro atingiram US$ 12,11 bilhões em junho, recorde para o mês e alta de 25% no comparativo anual, informou o Ministério da Agricultura na terça-feira (13.07).

811 milhões é a estimativa de pessoas atingidas pela fome no mundo, segundo o relatório “O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI, na sigla em inglês) 2021”, divulgado pela Organização das Nações Unidas. Leia mais

A partir de agora, os alertas de queimadas não serão mais feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Às vésperas do início da temporada mais suscetível a focos de incêndio, uma mudança foi promovida no sistema de monitoramento.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na terça (13.07) que o governo vai reduzir em quatro centavos o valor do PIS-Cofins cobrado sobre o litro do diesel, passando de 31 para 27 centavos.

O presidente também disse que, nos próximos dias, o governo deve anunciar mais uma redução de impostos sobre importação de games no Brasil.

Duas das principais plataformas de streaming musical resolveram retirar de suas playlists oficias todas as faixas com participação de DJ Ivis, investigado por violência doméstica.

Alberto Dualib, que presidiu o Corinthians entre os anos de 1993 e 2007, morreu na terça-feira (13), aos 101 anos. A morte foi confirmada em nota oficial pelo clube.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados rejeitou o recurso da deputada federal Flordelis para revogar a decisão do Conselho de Ética pela suspensão do mandato da parlamentar.

O Comitê Olímpico do Brasil acredita que o País tem chances de conquistar medalhas em mais de 10 modalidades na Olimpíada em  Tóquio.

Hotel com judocas brasileiros no Japão afasta cinco funcionários por Covid-19.

O chefe da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, é oficialmente indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

O nome ainda precisa ser aprovado no Senado para assumir a cadeira deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou.

Nascido em Santos, no estado de São Paulo, André Mendonça é advogado da União desde 2000 e foi indicado para comandar a AGU pela primeira vez em 2019. Ele chegou a ocupar o lugar de Sérgio Moro como ministro da Justiça, também por escolha de Jair Bolsonaro.

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Brasil por Fábio Juchen

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.