Giro de notícias Brasil : CPI da Pandemia, Pfizer e governo brasileiro, recorde de vacinação, transmissão comunitária e MP da Eletrobras

Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias

Sortimentos.com giro de notícias Brasil (18.06.21)

Relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros , anuncia lista com autoridades que passarão da condição de testemunhas para investigados, Pfizer e governo brasileiro, recorde de vacinação, transmissão comunitária e MP da Eletrobras

CPI da Pandemia

O relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), finalizou a lista com autoridades que passarão da condição de testemunhas para investigados na comissão, confirmando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. São eles:

  1. Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde;
  2. Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde;
  3. Ernesto Araújo; ex-ministro das Relações Exteriores;
  4. Fabio Wajngarten; ex-secretário de Comunicação;
  5. Mayra Pinheiro; secretária de gestão e trabalho do Ministério da Saúde;
  6. Nise Yamaguchi; médica do suposto gabinete paralelo de aconselhamento a Jair Bolsonaro;
  7. Paulo Zanoto; médico que também aconselharia Bolsonaro;
  8. Carlos Wizard; empresário que também faria parte do suposto gabinete paralelo;
  9. Arthur Weintraub; ex-assessor da Presidência;
  10. Francieli Fantinato Fontana; coordenadora do Programa Nacional de Imunização.
  11. Elcio Franco; ex-secretário do Ministério da Saúde;
  12. Marcellus Campelo, ex-secretário do Amazonas;
  13. Helio Angotti Neto, médico que aconselharia Bolsonaro; e
  14. Luciano Dias Azevedo, que seria o responsável pela minuta que sugeria a mudança da bula da cloroquina.

‘Tratamento precoce’

A CPI da Pandemia de Covid-19 ouve os médicos defensores do chamado “tratamento precoce” Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Eduardo Cardoso Alves. Consta também na pauta da sessão a votação de 11 requerimentos. Os convites a Zimerman foram feitos pelos senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Marcos Rogério (DEM-RO). Já a presença de Alves foi solicitada por Jorginho Mello (PL-SC) e Ciro Nogueira (PP-PI), além do próprio Heinze.

Pfizer e governo brasileiro

A CNN teve acesso a cinco atas de reuniões entre as cúpulas da Pfizer e do Ministério da Saúde ocorridas em diferentes momentos da pandemia entre agosto de 2020 e março de 2021 e que mostram as dificuldades enfrentadas pela empresa para assinar o contrato de venda de vacinas com o governo brasileiro. Os dados mostram que, em uma reunião em outubro, a farmacêutica alertou o governo que já teria a vacina no início de dezembro. Em outra, em novembro, fica nítida a tensão entre os dois lados diante das exigências da Pfizer para que o governo incluísse algumas cláusulas.

Recorde de vacinação

O Brasil registrou a aplicação de 2.220.845 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (17), segundo dados reunidos e divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa. Essa é a maior marca diária de imunização desde o início da campanha em janeiro. No total, 2.088.159 de pessoas receberam a primeira dose e 132.686 receberam o reforço da vacina, necessária para completar a imunização. Com isso, a quantidade de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 chegou a 60.381.020.

Transmissão comunitária

A transmissão comunitária do novo coronavírus é “extremamente alta” em quase todos os estados brasileiros, de acordo com um novo boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Percebe-se que todas as unidades da federação (UFs) têm pelo menos uma região com transmissão comunitária considerada alta. E que os 23 estados e o Distrito Federal têm pelo menos uma região com transmissão considerada extremamente alta”, diz um trecho do documento obtido pela CNN.

Copa América no Brasil : importação de cepas e contágio

O Ministério da Saúde confirma 66 casos de Covid-19 na Copa América; um aumento de 13 contaminados em comparação com o registrado anteriormente. Entre os casos confirmados, 27 são jogadores e membros das delegações e 39 são prestadores de serviços para o evento.

Segundo a pasta, os casos em prestadores de serviços foram confirmados em Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro. Entre os atletas, os contaminados são das seleções da Venezuela, da Colômbia e da Bolívia. Na quinta-feira (17.06), o Chile informou que um integrante da delegação testou positivo, mas não especificou se era um jogador.

Até quinta-feira (17.06), foram realizados 6.521 testes de RT-PCR em jogadores, membros das delegações e prestadores de serviços para a Copa América. Segundo o Ministério, os dados são dinâmicos e atualizados a partir de informações enviadas pela organizadora do evento, que é responsável pela aplicação dos testes.

A realização da Copa América e jogos internacionais viabiliza a propagação de diferentes cepas podendo gerar sérios problemas de saúde pública. Irresponsabilidade, negacionismo, ganância financeira e outras tantas qualidades negativas marcam o evento realizado pela Conmebol.

MP da Eletrobras

Após dias de negociação, o Senado Federal aprovou, na tarde de quinta-feira (17.06), por 42 votos a 37, a MP 1.031/2021 que permite a capitalização da Eletrobras. Agora, a MP será encaminhada novamente para a Câmara, onde os deputados terão até terça (22.06) para analisar a matéria antes que ela caduque, ou seja, perca a validade. A aprovação se deu após diversas mudanças realizadas pelo relator Marcos Rogério (DEM-RO), em busca de acordo. Mesmo assim, durante a tarde, até mesmo parlamentares da base do governo federal tentaram adiar mais uma vez a votação, com medo de não haver votos suficientes para aprovar a matéria.

Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável

Os estados da Região Sul do País foram os primeiros a participar do processo colaborativo para elaborar e discutir estratégias que possibilitem aos municípios se desenvolverem e garantirem mais qualidade de vida à população. 

A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional, a GIZ, visa formular os Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que irão apoiar a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Durante a oficina on-line, os mais de 100 participantes foram separados em 12 grupos, de acordo com o interesse de cada um em traçar objetivos para municípios pequenos, médios e grandes, além de governo estadual, academia e sociedade civil. 

Os temas abordados foram agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação urbana e de qualidade, saneamento, desafios digitais e orçamentários, mobilidade urbana, infraestrutura e desigualdades, entre outros.

Santa Catarina se prepara para a realização de eventos-teste

Com o avanço da vacinação em território catarinense, o governo do Estado tem planos de realizar eventos-teste com o público já no segundo semestre de 2021. A expectativa é viabilizar cinco eventos: congresso, evento cultural, feira, jantar e atividade esportiva. Os primeiros testes deverão ocorrer em Florianópolis e São Bento do Sul. A iniciativa tem como objetivo avaliar a forma como o vírus irá se comportar quando houver a retomada da circulação de pessoas. A confirmação de datas, porém, depende do cenário epidemiológico no estado.

Procon RS informa: atenção com e-mails falsos

O Procon RS não envia e-mail para tratar de denúncias e reclamações para empresas ou pessoas físicas. Toda a comunicação relativa a processos em andamento é enviada por carta AR para as partes interessadas.

Caso você receba algum e-mail que contenha “Procon” no endereço do remetente ou códigos de ocorrência no assunto, fique atento. Arquivos enviados por contas falsas do Procon RS podem ser utilizados para roubo de dados. Se achar um e-mail suspeito, você pode entrar em contato através das redes sociais (para tirar dúvidas) ou da página de atendimento virtual: https://www.procon.rs.gov.br/atendimento-ao-consumidor.

Flash News Brasil

Na CPI, Calheiros se recusa a questionar médicos favoráveis ao “tratamento precoce”

Brasil registra 2.311 mortes e 74.042 novos casos de Covid em 24h

Covid-19: cuidados devem ser mantidos após vacinação completa, dizem especialistas

Fiocruz alerta que inverno pode agravar a pandemia no país

Rio vai vacinar todos os adultos até o fim de agosto, anuncia Eduardo Paes

Ministério da Saúde fará pesquisa sobre uso de máscaras, reafirma Queiroga

“Medidas que tomei se mostraram positivas”, diz Bolsonaro sobre Covid-19

Instituto Butantan anuncia estudo de vacina única para combater gripe e Covid-19

Buscas chegam ao 10º dia e polícia acredita que Lázaro Barbosa esteja exausto

MEC cria grupo de trabalho para atualização do Enem e do Encceja

Número de crianças vítimas de acidente de trabalho cresce 30%

Barroso pede vista e suspende ação que pode barrar autonomia do Banco Central

STF dá cinco dias para Bolsonaro explicar suposto orçamento secreto

Bolsonaro pede a mercados que segurem os preços da cesta básica

Em live, Bolsonaro critica CPI e depoimento de Witzel: ‘Showzinho’

Ida para novo partido está “bastante avançada”, revela Bolsonaro

Operação militar na Amazônia deve começar em 10 dias, avisa Mourão

Futebol : Brasil goleia o Peru e segue líder do grupo B na Copa América 2021

Oportunidade : SP permite que todos a partir de 18 anos se cadastrem para xepa da vacina

Aqui não! : EUA alertam contra viagens ao Brasil por risco da Covid e segurança pública

Abastecimento : Governo pode flexibilizar prazo de validade de alimentos

600 mil é o total de pessoas que não voltaram para receber a segunda dose da vacina AstraZeneca, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, há receio sobre os efeitos adversos – processo comum na imunização.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou em entrevista à CNN que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem o “dever cívico” de apresentar as provas que diz ter sobre a suposta fraude das eleições de 2018. Segundo Barroso, nunca houve fraude eleitoral documentada com a urna eletrônica no Brasil. “Se o presidente da República ou qualquer pessoa tiver provas [de fraude na eleição] tem o dever cívico de entregá-la ao Tribunal e estou com as portas abertas”, disse.

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil : publicação com informações selecionadas da CNN BrasilBrasil 61 e assessorias de imprensa por Fábio Juchen / editor dos sites da Sortimentos Comunicação e Participações.