Giro de Notícias Brasil: 22 de julho de 2021

Sortimentos.com Giro de Notícias Brasil: 22 de julho de 2021

Covid-19

A Prefeitura de São Paulo inicia a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 31 anos. No dia 23 de julho, é a vez do público de 30 anos receber a primeira dose do imunizante.

No estado de São Paulo, são mais de 600 mil pessoas com a imunização atrasada, que não voltam pra tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Pessoas relatam dificuldade em encontrar a 2ª dose da vacina. O Estado autorizou a mistura de duas vacinas diferentes no caso de grávidas e puérperas. As cerca de 9 mil que tomaram a primeira dose da AstraZeneca, poderão receber a segunda da Pfizer a partir de 23 de julho.

Entre 15 e 21 de julho, 44% dos municípios do Estado de São Paulo não registraram nenhuma morte por Covid-19 – o equivalente a 288 cidades. Oito delas, como Águas de São Pedro e Santa Rita D’Oeste, fazem parte do ranking das 15 que mais vacinaram até 21 de julho. Também foi registrada a menor média diária de novas internações desde o início do ano – foram mil 403, em média, no período.

As taxas de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por pacientes com Covid-19 permitem dimensionar a carga da pandemia para os sistemas de saúde público e privado. Segundo levantamento feito pela CNN, apenas o estado de Goiás permaneceu com taxa de ocupação acima de 80% na quarta-feira (21.07). O índice registrado foi de 84,65%. Entre as capitais, apenas três cidades operam com ocupação acima de 80%: Rio de Janeiro, com 91%, Porto Alegre com 80,67%, e Teresina, que está com a capacidade máxima.

Seis milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia; o número representa cerca de 53,95% da população acima de 18 anos do estado.

A pneumologista e pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Margareth Dalcomo afirmou, em entrevista à CNN, que todas as vacinas contra a Covid-19 disponíveis protegem contra as variantes atuais do vírus. “Todas as vacinas protegem contra todas as variantes. O quanto elas protegem será determinado quanto mais formos estudando e fazendo vigilância genômica”, disse.

Vacinação acontecerá em 2022 ou até que a Covid-19 seja erradicada, segundo Dimas Covas, diretor do Butantan.

A cidade de Niterói, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é a primeira cidade do estado a vacinar adolescentes contra a Covid-19; jovens de 16 e 17 anos começam a ser imunizados.

Jovens que conseguiram bolsa para estudar na Espanha estão sem conseguir tirar o visto pra viajar. A Espanha ainda não permite a entrada de quem chega do Brasil, mesmo que vacinada.

Em reunião com governadores do Consórcio Nordeste, o Fundo Russo Krill Dmitriev pediu um prazo de 48 horas para decidir se vai mesmo enviar as vacinas Sputnik V ao Brasil. Na terça-feira (20.07), o Consórcio Nordeste já tinha anunciado a previsão de chegada de 1 milhão e 145 mil doses para o final de julho, no aeroporto de Recife-PE. Porém, na reunião de quarta (21.07), os russos informaram aos governadores que precisam pensar mais sobre o assunto. A justificativa, segundo o Consórcio Nordeste, é de que o Ministério da Saúde tem demonstrado que não vai incluir a Sputnik V no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Desaprovação de Jair Bolsonaro

Nova pesquisa PoderData/Band revela estabilidade nos números de aprovação do trabalho do presidente Jair Bolsonaro. Os que avaliam como ruim ou péssimo passaram de 55% para 56% dos entrevistados.

Bom ou ótimo continuam em 26%. 15% consideram a atuação do presidente Bolsonaro como regular, e 3% não sabem responder.

A pesquisa também avaliou a atuação do governo Bolsonaro: 62% dos entrevistados desaprovam o governo. Outros 33% aprovam, e 6% não sabem responder.

As entrevistas foram feitas nas 27 unidades da federação e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mudança ministerial

O presidente Jair Bolsonaro prometeu uma mudança ministerial no final do mês de julho. A reforma visa consolidar a sua coalizão da campanha pela reeleição no momento em que enfrenta a pior fase do governo, com queda na popularidade, aumento da rejeição e um desgaste diário com a CPI da Covid-19. Bolsonaro trabalha com uma campanha que tenha por eixo central o PP. Segundo relatos feitos à CNN, a mudança deve ocorrer na Casa Civil e no Ministério do Trabalho. O ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, e o senador que vai ficar no lugar dele, Ciro Nogueira (PP-PI), confirmaram a mudança e disseram que já debateram o processo de transição na pasta.

Coworking

Enquanto donos de lajes corporativas sofrem com grandes empresas devolvendo escritórios, as empresas de coworking investem para voltar com tudo. Para muitas empresas já não faz sentido manter escritórios enormes enquanto a tendência de trabalho remoto foi acelerada pela pandemia de Covid-19. Uma pesquisa global da Accenture com 9,6 mil entrevistados mostrou que o trabalho híbrido será ou já é realidade para a maioria dos trabalhadores. Com modelos de trabalho mais flexíveis, então, os empregadores podem diminuir suas sedes e abrigar os híbridos em coworkings. Pelo menos é isso que querem as empresas do setor.

Educação

O secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou em entrevista à CNN que o setor levará ao menos três anos para se recuperar do impacto provocado pela pandemia do coronavírus.

172 mil é a quantidade de crianças com idades entre seis e 17 anos que abandonaram ou deixaram de frequentar a escola no Brasil apenas no primeiro ano da pandemia. Leia mais

Flash News Brasil

YouTube remove vídeos de Bolsonaro por informações incorretas sobre Covid

WhatsApp anuncia versão multiplataforma e mudança em chamadas em grupo

Preço do gás de cozinha bate os R$ 100 no Norte do país

Foram encontrados os corpos dos dois bombeiros desaparecidos no incêndio  no prédio da Secretaria da Segurança Pública em Porto Alegre.

Prefeitura de São Paulo abre licitação para a construção de mais ciclovias na capital.