Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 22 de julho de 2021

Sortimento Futebol - Sortimento Notícias - Sortimento Finanças e Negócios - sortimento.com.br

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 22 de julho de 2021

Vacina, sim!

Porto Alegre passa a vacinar contra a Covid-19 o público com 32 anos, com atendimento em 12 unidades de saúde e no drive-thru do Bourbon Wallig. Também podem procurar a primeira dose adolescentes de 15 a 17 anos com comorbidades, disponível em seis unidades de saúde.

O ritmo da vacinação em Porto Alegre poderia estar ainda mais avançado. Dados da prefeitura apontam que três em cada 10 pessoas com menos de 40 anos ainda não foram se vacinar.

Dez dias após alterar o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca, o Estado do Rio Grande do Sul voltou atrás e irá retomar o período de 12 semanas entre as duas aplicações. A medida, defendida pela Fiocruz, atende a pedido do Cosems.

Números da pandemia dão sinais de alívio

A análise dos números da pandemia mostra sinais de alívio, especialmente em Porto Alegre. Na quarta-feira (21.07), o número de internações em leitos de UTI relacionadas ao coronavírus bateu o nível mais baixo de 2021, retornando ao patamar do fim de novembro de 2020.

A rede hospitalar de Porto Alegre, colapsou em março, quando pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 chegaram a ocupar quase oito em cada dez vagas de UTI na Capital, que não só esgotou seus leitos, como ainda assim não vencia a fila de espera por um lugar na terapia intensiva. Na quarta (21.07), as internações relacionadas ao coronavírus representavam cerca de 32% do total de internados.

A queda tende a estar ligada ao fato de que mais de 786,3 mil pessoas residentes em Porto Alegre já receberam ao menos uma dose de vacina anticovid. Mas a redução também se replica em nível estadual. Julho se encaminha para encerrar como o mês com menos casos novos de Covid no RS até aqui em 2021. Os números deste mês devem fechar em cerca de 30% do total de diagnósticos de junho. A queda de mortes também é flagrante e mais da metade das cidades gaúchas nem registraram óbitos em julho.

Risco Delta em Gramado na Serra Gaúcha – A variante Delta no RS pode alterar o cenário. Gramado, única cidade do RS onde a cepa foi oficialmente detectada até aqui – embora o Ministério da Saúde já indique um terceiro caso no RS –, requisitou 3 mil doses extras de vacina e fará aumento de testes em turistas, já antevendo um aumento na movimentação em hotéis no segundo semestre.

Desviar vacinas de cidades onde prefeito, empresários e população fizeram esforço para conter o contágio da Covid-19 e repassar à outra que negligenciou o ‘poder’ da pandemia em troca da economia, inclusive com campanhas pró flexibilização, é muito injusto.

“É chato, é cansativo, porque a gente sempre fica esperando o momento de relaxar um pouco”, reconheceu o epidemiologista e professor da Universidade Feevale, Fernando Spilki, em entrevista ao G1. “Sempre digo que estamos participando de uma maratona: já corremos 40 quilômetros, faltam dois.” Então, Covid-19 continua mortal. Siga aquelas velhas recomendações de uso de máscara, higienização, uso de álcool em gel e distanciamento.

RS detalha comorbidades dos adolescentes

Adolescentes de 12 a 17 anos que tenham comorbidades podem se vacinar contra a Covid-19 em Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a primeira faixa etária a ser atendida será a de 15 a 17 anos, e na sexta (23.07) será a vez dos jovens entre 12 e 14. Conforme a prefeitura, o público irá receber o imunizante da Pfizer, o único autorizado pela Anvisa para o grupo. O governo do RS publicou uma lista com doenças crônicas elegíveis para a aplicação da dose. Entre elas estão obesidade, asma, diabete Mellitus e hemoglobinopatia grave. Seis unidades de saúde estão atendendo ao grupo para a imunização contra o coronavírus.

Rede municipal de Porto Alegre voltará às aulas presenciais em 2 de agosto

A volta às aulas no segundo semestre está marcada para ocorrer em 2 de agosto nas redes municipal e privada, enquanto na estadual os estudos recomeçarão no dia 4. Muitas instituições seguiram em modelo híbrido no decorrer da pandemia da Covid-19, mas a Prefeitura de Porto Alegre ordenou a retomada das aulas presenciais. O estado e o ensino privado seguirão o método que combina atividades nas salas de aula e remotas. Na Capital, uma campanha de chamamento será realizada para que os pais conduzam os filhos às escolas. A ideia é que todos os níveis de ensino recomecem os trabalhos no mesmo dia.

Mais uma vez, UFRGS não realizará vestibular para o semestre seguinte

A UFRGS confirmou que não irá realizar o concurso vestibular para o ingresso em 2021/2. Em nota, a universidade afirmou entender que não há condições sanitárias para a realização de provas presenciais de maneira segura. Para o próximo semestre, será utilizado o mesmo método aplicado em 2021/1, onde os candidatos podem utilizar a nota de vestibulares anteriores ou a nota do Enem. No dia 30, a UFRGS irá publicar o edital de solicitação de isenção da taxa de inscrição, voltado a candidatos que preencham determinadas condições. As aulas do semestre 2021/2 vão começar em 17 de janeiro de 2022.

Federarroz vai adotar medidas judiciais sobre Projeto de Lei de Nova Santa Rita


A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) emitiu nota sobre projeto de Lei número 037/2021, que foi recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores do município de Nova Santa (RS). O PL institui a Política Estratégica de Proteção de Territórios Produtivos Sensíveis e Agroecológicos Para Mitigar o Impacto de Agrotóxicos no Município de Nova Santa Rita.

A entidade, após a análise do texto do projeto, informou que adotará a totalidade das medidas cabíveis, inclusive judiciais, no sentido de defender o direito dos produtores rurais de seguirem produzindo alimentos para o abastecimento do país. Na avaliação da Federarroz, o Projeto de Lei adotado no município que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre, é incompatível com as previsões contidas no ordenamento jurídico vigente no país, baseado na Constituição Federal de 1988, se revelando, portanto, passível de ser considerado inconstitucional pelo Poder Judiciário.

Na nota, a Federarroz lembra ainda que os produtores de arroz do Estado são responsáveis pela segurança alimentar do Brasil, sendo que mais de 70% da produção de arroz do país é produzido no Rio Grande do Sul. “Além disso o arroz do Estado é exportado para mais de cem destinos ao redor do Mundo, vez que o cereal gaúcho é de extrema qualidade, sem prejuízo do fato de que é cultivado de forma segura e com respeito aos consumidores, aos trabalhadores e ao meio ambiente, na medida em que fiscalizado pelas regras sanitárias, trabalhistas e ambientais mais rigorosas do mundo”, salienta o comunicado.

A Federarroz reitera ainda que, “apesar dos lamentáveis fatos que seguem ocorrendo no município de Nova Santa Rita, manteremos nosso inafastável empenho na defesa da totalidade dos agricultores do Estado, independentemente de tamanho, vez que o fortalecimento da agricultura gaúcha, seja empresarial ou orgânica, é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, completa a nota.

Flash News Rio Grande do Sul

Após uma semana de buscas, os corpos dos dois bombeiros desaparecidos no incêndio da Secretaria Estadual de Segurança Pública foram localizados na noite de quarta-feira (22.07).

Juiz manda Carrefour pagar 3,4 milhões de reais a advogados do movimento negro. Rede havia negado o pedido da Educafro, conforme reportagem do Matinal sobre o acordo.

A Prefeitura de Porto Alegre reverteu na Justiça cobrança de 20 milhões de reais da Receita Federal A decisão ainda garantiu restituição de 1,5 milhão aos cofres municipais.

Trecho 3 da Orla da Guaíba deve ser inaugurado em agosto.

Servidores denunciam desmonte em secretaria de relações internacionais da UFRGS após troca na reitoria, ocorrida em setembro de 2020.

Fundador do Festival Barranca, o cantor e compositor nativista Miguel Bicca morreu em São Borja aos 80 anos.

Foram localizadas no Rio Grande do Sul em 2020 cerca de 5.699 pessoas das 6.202 desaparecidas. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, existem 62.857 pessoas desaparecidas no país, sendo 172 casos por dia. Houve uma queda de 21,6% entre 2019 e 2020. São Paulo possui 18.342 pessoas desaparecidas, sendo o estado com a maior quantidade, seguido por Minas Gerais (6.835) e Rio Grande do Sul (6.202).

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen
  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.