Sortimentos Giro da Notícia: edição segunda-feira (13.07.20)
EXONERADA
A coordenadora-geral de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lubia Vinhas, é exonerada do cargo. A demissão foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira .
Ela era a pesquisadora responsável pelo trabalho de monitoramento da devastação florestal na região amazônica. A demissão acontece uma semana após o Inpe divulgar um aumento do desmatamento na Amazônia.
QUEDA NO PIB
Pela segunda semana consecutiva, o mercado financeiro revisa as projeções para a contração da economia brasileira e agora vê uma retração de 6,1% do PIB neste ano.
A última estimativa era de uma queda de 6,5%. A projeção foi divulgada hoje no novo relatório Focus do Banco Central.
CORONAVÍRUS NO BRASIL
O Brasil registra 733 mortes causadas pelo coronavírus em 24 horas. De ontem para hoje, foram 20.286 novos casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, o País contabiliza 1.884.967 casos confirmados e 72.833 mortes pela doença.
ESTACIONADOS
Cerca de 12 mil aviões de pequeno porte e helicópteros não devem conseguir reabastecer os tanques depois que as três distribuidoras de gasolina de aviação no Brasil decidiram suspender a venda do combustível.
A Petrobras, responsável pela revenda do produto às distribuidoras, confirmou a contaminação de um lote do combustível.
PGR X STF
Augusto Heleno classifica como “muito infeliz” e “lamentável” a declaração de Gilmar Mendes associando o Exército a um “genocídio”. Ao se referir à interinidade de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde, o ministro do Supremo falou também em “vazio” de comando.
Essa tarefa acabou ficando nas mãos de Estados e municípios – uma decisão que para o general Augusto Heleno “não foi das mais sábias” e evidencia que a côrte tem “pisado na bola”.
O ministro da Defesa disse que vai acionar a PGR contra Gilmar Mendes. Ao criticar o comando do Ministério da Saúde por um general, ele disse que o Exército está se associando a um genocídio.
WHATSAPP PAYMENT
O uso comercial do Whatsapp ganha força no Brasil. A plataforma lançou novas ferramentas para facilitar negócios e quer viabilizar pagamentos feitos diretamente pelo aplicativo.
SAÚDE
Com a suspensão das atividades, os atendimentos eletivos – aqueles que não são considerados de urgência – tiveram uma queda de 90%. Agora, eles voltam a acontecer mas com cuidados redobrados.
AFASTADOS
Quatro PMs foram afastados das ruas em São Paulo depois de novos casos de abuso da força. Os atos de violência foram registrados no litoral e na capital. Dois PMs foram afastados após agente pisar em pescoço de mulher negra em São Paulo. Para governador João Doria: “as cenas da ação causam repulsa, e é inaceitável a conduta de alguns policiais”.
INDICIADOS – NEGÓCIOS EM FAMÍLIA
Preso acusado de matar a vereadora Marielle Franco, Ronnie Lessa e a filha dele, Mohana, são indiciados por tráfico internacional de armas em inquérito paralelo aberto com base nas quebras de sigilo bancário e telefônico de Lessa.
O esquema se dava da seguinte forma: pequenas peças para construção de armamentos eram comprados da China, Nova Zelândia e Estados Unidos, e entregues na casa de Mohana, que mora no estado da Georgia, EUA. Ela, então, enviava essas peças ao Brasil pelos Correios.
Ronnie Lessa fazia a montagem dos armamentos, que eram vendidos para grupos paramilitares. Durante a prisão dele, mais de 100 pedaços de fuzis foram encontrados. O assunto que Lessa mais procurava na internet era “como montar fuzis AR-15”.
CORPO ENCONTRADO
Autoridades do condado de Ventura, no estado da Califórnia (EUA) anunciaram nesta segunda-feira a morte de #NayaRivera, após o corpo da atriz ser encontrado no lago onde ela havia desaparecido na última quarta quando fazia um passeio de barco com o filho
CONTRA
Ao menos 59 universidades e 17 estados americanos são contra a determinação do governo de Donald Trump de que alunos estrangeiros deixem os Estados Unidos caso os cursos em que estão matriculados ofereçam apenas aulas on-line no próximo semestre, que começa em setembro.
A nova orientação é vista como uma forma do presidente Trump de pressionar as instituições a reabrirem, apesar do aumento de casos do coronavírus.
Cerca de 1,1 milhão de estudantes estrangeiros, incluindo pouco mais de 16 mil brasileiros, frequentaram instituições de ensino superior dos Estados Unidos, no ano letivo de 2018-19 – representam 5,5% de toda a matrícula no ensino superior no país.