Sortimento Flash News: principais notícias de quinta-feira (16.07.20)

Sortimento Giro de Notícias
Sortimentos Flash News

Sortimento Flash News: principais notícias de quinta-feira (16.07.20)




RIO GRANDE DO SUL
O frio diminuiu um pouco no Rio Grande do Sul, mas o que volta a preocupar é a chuva. 17 cidades estão em alerta para inundações e 3 mil pessoas ainda estão fora de casa por causa das enchentes da semana passada.


MAIS REFORMA. SERÁ QUE ESSA VAI FUNCIONAR ?
O ministro da Economia, Paulo Guedes, teve encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para discutir a Reforma Tributária e diz que a proposta do governo está pronta.

O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que vai entregar a primeira parte da Reforma Tributária na terça-feira (21.07).

Uma das ideias da equipe econômica é criar um imposto sobre transações eletrônicas, com alíquota de 0,2%, para reduzir outros tributos, como os que incidem sobre a folha de pagamento.Maia voltou a dizer que é contra; a proposta vai tramitar junto com outras duas, já no Congresso.


ABANDONADO
A crise na Cinemateca – que reúne um histórico acervo audiovisual brasileiro – foi parar na justiça. O Ministério Público Federal está processando a União por abandono intencional.


TRANSPORTE COLETIVO
Em São Paulo, o Tribunal de Justiça decidiu que toda a frota de ônibus da capital volte a circular.


POSSE
O novo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, tomou posse na quinta- feira (16.07). O presidente Jair Bolsonaro participou da solenidade por videochamada. Durante o discurso, Milton Ribeiro, afirmou que nunca falou em educação com agressão física. Milton Ribeiro disse que quer abrir um grande diálogo para ouvir acadêmicos e educadores. Destacou, ainda, que não irá solucionar o problema da educação no país, mas que vai buscar “junto de Deus” esperança para as crianças.


NEGÓCIOS
Comércio da capital paulista trabalha com duas estratégias bem conhecidas para amenizar o prejuízo na pandemia: liquidação e queima de estoque.

O inverno só termina em setembro, mas as liquidações de roupas de frio já começaram. É o comércio tentando amenizar as perdas do primeiro semestre.


RIO DE JANEIRO
O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella autoriza a realização de esportes coletivos nas praias e libera a reabertura de pontos turísticos com até um terço da capacidade. As medidas fazem parte da quarta fase de flexibilização, que tem início na sexta-feira (17.07)

O comércio de rua poderá funcionar com 2/3 da capacidade, assim como shoppings e estacionamentos que tiveram o limite do espaço de operação aumentado. O horário de abertura é às 9 horas entre segunda e sexta e às 11 horas aos sábados.

As universidades estão autorizadas a abrir, mas só para atividades práticas na área da saúde.


CHINA
Após um tombo histórico no início do ano, a economia chinesa voltou a aquecer no segundo trimestre: o PIB cresceu 3,2% de abril a junho. O resultado foi melhor do que o previsto por analistas, que esperavam uma alta em torno de 2,4%.

No entanto, a taxa de crescimento trimestral ainda está longe do nível de todo o ano de 2019, quando o PIB chinês teve uma elevação de 6,1%. No primeiro trimestre de 2020, a economia da China encolheu 6,8%, em relação aos três primeiros meses do ano passado.


ISRAEL
O governo de Israel decreta o fechamento de lojas e a interdição de praias aos finais de semana. As medidas fazem parte de um plano de novas restrições para combater o coronavírus.

Desde o início da semana, 20 pessoas morreram pela covid-19 no país. No total, são 380 mortes e mais de 45 mil casos em território israelense.


ESTADOS UNIDOS
A partir de agora, todas as informações sobre a pandemia de coronavírus nos Estados Unidos serão centralizadas pela Casa Branca. Até então, as notificações iam para diversos órgãos, como o centro de controle de doenças, e ficavam disponíveis para o público em geral.

Segundo o governo norte-americano, a mudança permite realocar investimentos nas cidades mais afetadas pela crise sanitária. Existe, no entanto, o temor de que os dados sejam maquiados pelo presidente Donald Trump, que vê sua popularidade despencar às vésperas da eleição no país.


CORONAVIRUS NO BRASIL
O Brasil ultrapassa a marca de dois milhões de casos confirmados de coronavírus. De acordo com o balanço desta quinta-feira (16), do Ministério da Saúde, o País tem 2.012.151 casos confirmados desde o início da epidemia.

O Brasil ultrapassa a marca de dois milhões de casos confirmados de coronavírus. De acordo com o balanço desta quinta-feira (16), do Ministério da Saúde, o País tem 2.012.151 casos confirmados desde o início da epidemia.

A marca de um milhão foi alcançada em 19 de junho, três meses após a confirmação do primeiro caso. O outro milhão foi confirmado em apenas um mês.

Em 24 horas, o ministério identificou 1.322 mortes pela covid-19, chegando ao total de 76.688 pessoas mortas pela doença. Outras 3.830 mortes estão em investigação.

Dados da Agência Europeia de Controle de Doenças apontam que a pandemia do coronavírus está fora de controle no Brasil há quase 12 semanas.

O número de novos casos por 100 mil habitantes passou de “19 por 100 mil” para quase “250 por 100 mil” entre o fim de abril e o último domingo.

No período, o índice cresceu 13 vezes. Atualmente, a taxa de contágio – que indicada para quantas pessoas cada infectado transmite o coronavírus – é de 1,03. Acima de um, segundo a agência, significa que a doença está fora de controle.


IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Depois de quase dois anos, o ex-senador e ex-presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella (MDB-MG), vira réu em uma ação de improbidade administrativa. Nesse período, a Justiça tentou localizar Perrella por três vezes, mas não havia conseguido.

Depois de quase dois anos, o ex-senador e ex-presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella (MDB-MG), vira réu em uma ação de improbidade administrativa. Nesse período, a Justiça tentou localizar Perrella por três vezes, mas não havia conseguido.


INOCENTADO
A Justiça do Rio de Janeiro inocenta o ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB) da acusação de improbidade administrativa e danos morais.

A Justiça do Rio de Janeiro inocenta o ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB) da acusação de improbidade administrativa e danos morais.

Isso teria obrigado Pezão a priorizar o pagamento dos servidores públicos. A denúncia foi apresentada pelo MP em 2018.


MULTADO
O Ibama multa em R$ 81 mil o jovem do Distrito Federal acusado de criar animais exóticos sem autorização que foi picado por uma naja na semana passada. Os pais do estudante Pedro Krambeck, de 22 anos, também foram penalizados em R$ 8,5 mil cada.

Pedro Krambeck é acusado de dificultar a ação dos fiscais, de maus-tratos e de manter animais nativos e exóticos sem autorização. Os pais foram multados por terem dificultado a ação de resgate.


CAMPEÃO
O Real Madrid conquista pela 34ª vez o Campeonato Espanhol. O título foi confirmado depois da vitória por 2 a 1 contra o Villarreal, na quinta-feira (16.07), pela penúltima rodada da liga.

O resultado fez com que os merengues abrissem sete pontos na ponta do campeonato. A segunda posição ficou com o Barcelona, que perdeu nesta quinta-feira (16) para o Osasuna, por 2 a 1.



FLASH NEWS
Profissionais do hospital de campanha no Rio de Janeiro fizeram uma manifestação cobrando o pagamento de salários atrasados.

Estão liberados alguns dos passeios turísticos mais conhecidos de Manaus, como o encontro das águas, o mergulho com botos e a imersão na floresta.

O prefeito de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foi alvo de um violento protesto por parte de comerciantes que pedem a reabertura das lojas na cidade. O carro de Duarte Nogueira foi atacado com socos e chutes quando ele deixava a prefeitura.

O ministro da Secretaria de Governo e general quatro estrelas do Exé rcito, Luiz Eduardo Ramos, foi transferido para a reserva remunerada. A decisão foi publicada nesta madrugada no Diário Oficial da União.