Início » Café de Hotel em Tubarão reúne hoteleiros e fornecedores em tarde de networking e conhecimento

Café de Hotel em Tubarão reúne hoteleiros e fornecedores em tarde de networking e conhecimento

Café de hotel em tubarão apresenta encatho e exprotel no hotel termas da guarda

Na tarde desta quinta-feira, 20 de março, aconteceu mais uma edição do Café de Hotel em Tubarão, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, com o objetivo de fortalecer a união entre hoteleiros, aproximar fornecedores e debater os principais temas que impactam o setor.

Logo na abertura, a mestre de cerimônias Josiane Castilhos deu o tom da tarde: “Agradecemos aos hoteleiros e fornecedores que nos acompanham nessa tarde. A sua participação é fundamental para o sucesso deste evento”.

Com o restaurante do Hotel Termas da Guarda repleto, o evento reforçou o compromisso da ABIH-SC em promover ações no interior do estado, oferecendo oportunidades de networking, conteúdo e conexões estratégicas. “É um grande prazer estar no sul do Estado. A nossa missão nesse ano continua sendo levar a ABIH-SC para mais próximo do hoteleiro. Queremos que o hoteleiro sinta o valor dessa união, dessa troca. Sempre temos um insight quando trocamos ideias. A ABIH-SC quer ser o grande canal de troca de aprendizado, de geração de conhecimento de novos fornecedores de confiança. Estamos muito felizes em estar aqui e queremos novamente ver todos no Encatho & Exprotel”, destacou a diretora-presidente da entidade, Margot Rosenbrock.

Na sequência, Rui Schurmann, presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, enfatizou a importância da gestão estratégica na hotelaria: “Não precisa saber operar a ferramenta. Para apertar o botão existem milhares de pessoas que você contrata e farão isso muito melhor do que você, mas como gestor, você precisa saber da estratégia, conseguir entender o que é preciso para funcionar efetivamente. Só assim você vai ampliar a força, dar a direção e mostrar com clareza onde quer chegar”. Ele ainda relembrou o papel essencial da entidade para o crescimento do setor e do Grupo que ele representa.

A programação seguiu com uma dinâmica de apresentação entre os hoteleiros presentes, promovendo um ambiente de acolhimento e colaboração. O ponto alto do encontro foi a palestra de Danisa Virmond, diretora comercial do Grupo Vila do Farol e da ABIH-SC, que trouxe o inspirador case de sucesso da transformação digital na hotelaria.

Café de Hotel em Tubarão – Palestra com Danisa Virmond

Com o tema “Desmistificação e evolução do setor comercial na hotelaria – do tradicional ao digital”, Danisa compartilhou a jornada iniciada em 2018, quando o Grupo Vila do Farol decidiu reduzir a dependência de operadoras e OTAs, apostando em tecnologia e capacitação para potencializar as vendas diretas e a rentabilidade. “De nada adianta ter as ferramentas e não utilizar tudo que oferecem”, alertou a executiva.

A transformação passou pela criação de setores especializados de marketing e comercial, atualização de sistemas, integração de plataformas, reformulação dos sites e uso de ferramentas como CRM e chatbot. “Tudo que nos desafia, nos desenvolve”, afirmou Danisa, destacando que erros iniciais deram lugar a aprendizados sólidos, que hoje geram resultados expressivos: aumento de 32% nas reservas diretas, elevação de 60% na diária média anual e mais de 540% de crescimento na visibilidade online.

A tarde também foi marcada pela participação dos parceiros e patrocinadores, fundamentais para a realização do evento. Concept Prime, Döhler, Harus, Café Ouro e o próprio Hotel Termas da Guarda foram destacados por sua contribuição e apoio.

Joel Reiner, da Café Ouro, reforçou a relevância do produto para a experiência hoteleira, já que segundo dados divulgados pela empresa, 97% da população brasileira toma café. Já David Morais, da Concept Prime, pontuou que a empresa “não é apenas um fornecedor de soluções, é um parceiro que entrega tudo que o empresário do setor precisa de ponta a ponta”. Representando a Döhler, Fernando Wehmuth ressaltou os 140 anos da empresa, dedicados à produção têxtil: “Nossos produtos são sinônimo de qualidade e durabilidade em roupas de cama e banho”. A Harus, líder em amenities no país, reforçou seu compromisso com a sustentabilidade, conforme explicou Camila Nascimento: “Sempre focamos em desenvolver produtos que reforcem a sustentabilidade e reduzam custos para o hoteleiro”.

 

A anfitriã do Café de Hotel em Tubarão e diretora regional da ABIH-SC, Ivone Ferraz, sócia-proprietária do Hotel Termas da Guarda, apresentou o empreendimento e destacou a importância de se fortalecer a rede local. Ela também ofereceu um final de semana no hotel como brinde, que foi sorteado entre os participantes.

Café de Hotel em Tubarão apresenta Encatho & Exprotel 2025

Durante o evento, as colaboradoras da ABIH-SC apresentaram oficialmente a 36ª edição do Encatho & Exprotel, que será realizada de 29 a 31 de julho de 2025, no CentroSul, em Florianópolis. Consolidado como o maior encontro da hotelaria e do turismo do Sul do país, o Encatho é reconhecido por sua programação técnica de alto nível, ambiente propício para negócios e networking, além da ampla exposição de fornecedores e soluções para o setor.

“Buscamos palestrantes de renome. Aproveitem essa oportunidade para atualização e também qualificação profissional dos seus colaboradores”, destacou Juliana Bossi Castro, responsável pelo evento. Ela também apresentou aos hoteleiros a Revista da ABIH-SC, com um resumo completo da última edição e reforçou que a participação no evento é uma chance única de conhecer inovações, fortalecer parcerias e ampliar o portfólio de fornecedores.

A Exprotel, feira de produtos e serviços para a hotelaria, reúne mais de 200 marcas do setor. “Visitar a Exprotel é uma forma de se manter competitivo, conhecendo tendências, soluções em tecnologia, sustentabilidade, gestão, segurança, amenities e muito mais”, completou Juliana.

O convite para participar do Encatho & Exprotel 2025 foi reforçado ao final do evento por Josiane Castilhos, mestre de cerimônias e uma das responsáveis pela programação do Encatho: “Se não puderem estar nos três dias, participem pelo menos de um. Certamente já será uma excelente oportunidade de relacionamento, conexões e muitos negócios”.

Um convite para fazer parte do movimento associativista
A diretora-presidente da ABIH-SC finalizou com um forte apelo à união da categoria: “Todo mundo fala do agro como um setor super organizado. Falam da indústria com números muito positivos. E o turismo? O turismo envolve muitas e muitas atividades. Se nós não falarmos de nossas atividades, pode ter certeza que outros não vão falar. Só quem sabe o quanto é bom, mas o quanto é duro trabalhar nessa atividade somos nós. Vamos nos unir mais, pois quanto mais organizados nós estivermos, mais noites tranquilas teremos”.

Margot Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC agradeceu a presença de todos, falou da importância dos hoteleiros se aproximarem da entidade e participarem das atividades.
“Quero realmente agradecer a presença de cada um que parou um pouco a operação e veio até aqui receber informação, trocar experiência e conhecer a entidade”. Margot fez questão de agradecer aos hoteleiros das cidade de Tubarão, Lauro Muller, Laguna, Gravatal, entre outras que viajaram alguns quilômetros para participar da ação. “Sou uma pessoa muito envolvida com o associativismo. Fui presidente do Convention de Balneário. Mas a ABIH possui um trabalho diferenciado, é uma entidade de muito valor. Juntem-se a nós, nem que seja nas redes sociais. Venham participar do Encatho, visitem a Exprotel. Comecem a ver esse trabalho que é feito por nós. Tenho certeza que se vocês começarem a se envolver, em breve, serão associados, pois existem muitas vantagens”.

O evento em Tubarão reforçou o propósito da ABIH-SC de aproximar, representar e fortalecer o setor hoteleiro catarinense. Com mais edições do Café de Hotel programadas para 2025 nas cidades de Balneário Camboriú e Florianópolis, a entidade segue promovendo o associativismo, o conhecimento e a união como pilares para o crescimento sustentável da hotelaria.