Início » Dia do Chocolate : Rota do Cacau fortalece produção sustentável no Brasil

Dia do Chocolate : Rota do Cacau fortalece produção sustentável no Brasil

Polos da Rota do Cacau - Sortimento Noticias Agropecuária Polos da Rota do Cacau - Sortimento Noticias Agropecuária

Dia do Chocolate: Rota do Cacau fortalece produção sustentável no Brasil

. Sortimento Notícias . Programa Rotas de Integração Nacional do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apoia mais de 30 mil produtores nos estados do Pará, Rondônia e Bahia por meio dos Polos da Rota do Cacau

No Dia Mundial do Chocolate, celebrado em 7 de julho, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) destaca o papel estratégico do cacau para o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva em diversas regiões do Brasil. Matéria-prima essencial para o chocolate, o cacau tem sido impulsionado por meio do Programa Rotas de Integração Nacional, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR) do MIDR.

Originário da Região Amazônica, o cacau tem grande relevância econômica, ambiental e cultural. Além de movimentar a indústria do chocolate, o fruto é uma importante fonte de renda para milhares de pequenos produtores. “O cacau, devido ao papel que exerce na economia e na agricultura, não podia ficar de fora desse programa. O objetivo do Rotas é promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva nas regiões”, ressalta o secretário da SDR, Daniel Fortunato.

Atualmente, três polos da Rota do Cacau estão em funcionamento: no Pará, em Rondônia e no sul da Bahia, apoiando a organização produtiva e o fortalecimento de arranjos locais com foco na agregação de valor e geração de renda.

Polo Transamazônica (PA)

Fundado em 2018, o Polo Transamazônica é um dos principais núcleos da Rota do Cacau. Abrange 11 municípios paraenses — como Altamira, Medicilândia, Uruará e Anapu — e integra cerca de 10 mil propriedades cacaueiras, segundo dados do IBGE (2023).

O polo está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, promovendo ações articuladas com cooperativas, universidades, setor industrial e governos locais. A Cacauway, empresa referência na produção de derivados de cacau, também compõe o comitê gestor do polo.

Polo Cacau Amazônia (RO)

Em Rondônia, o Polo Cacau Amazônia foi criado oficialmente em 2023, contemplando 24 municípios, entre eles Ariquemes, Ji-Paraná e Machadinho D’Oeste. Com aproximadamente 2.300 propriedades, o polo produziu 5 mil toneladas de amêndoas de cacau no último ano. O Estado é hoje o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, com 10 mil hectares plantados. A implantação do polo foi impulsionada pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Rota no estado, que também viabilizou o 1º Festival do Cacau e Chocolate de Rondônia.

Polo Litoral Sul da Bahia

Com tradição histórica na produção de cacau, o Polo Litoral Sul da Bahia abrange 27 municípios, incluindo Ilhéus, Itabuna e Canavieiras. Fundado em 2018, o polo passou por uma reestruturação em 2021, com atualização da carteira de projetos e reorganização do Comitê Gestor. Atualmente, conta com 16.589 propriedades e cerca de 17 mil produtores. A articulação com entidades como a CEPLAC tem sido fundamental para fortalecer a governança local e ampliar o acesso a mercados e tecnologia.

Valorização do chocolate de origem

Ao apoiar os polos cacaueiros, o MIDR contribui não apenas com a produção do cacau in natura, mas também com a valorização do chocolate de origem, elaborado de forma artesanal e com identidade regional. A cadeia do cacau é considerada estratégica por unir potencial de geração de emprego e renda com conservação ambiental, especialmente nas áreas da Amazônia Legal.

“O cacau representa uma das principais oportunidades de desenvolvimento regional com inclusão social, agregação de valor e respeito ao meio ambiente. O chocolate é o produto final que carrega toda essa riqueza cultural, produtiva e sustentável. Valorizar essa cadeia é reconhecer o Brasil como um produtor de excelência no cenário global”, afirma Edgar Caetano, coordenador geral dos Sistemas Produtivos Inovadores do MIDR.

Neste Dia do Chocolate, o Ministério reforça seu compromisso com políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento regional e reconhece o papel fundamental dos produtores e produtoras que fazem do cacau brasileiro uma referência de qualidade, sustentabilidade e inovação.

Fonte : Assessoria de Comunicação Social do MIDR