Brasil Negócios
Dia dos Namorados 2020 : empresários pessimistas em razão da crise econômica
De acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista, parceira da CDL POA, 51% das empresas já atuam com vendas on-line. Sites de parceiros, clientes e market places serão os principais canais utilizados com 47% das menções.
Pesquisa realizada com empresários de todo o Brasil para o Dia dos Namorados demonstra pessimismo em razão da crise econômica. O levantamento feito pela Boa Vista, parceria da CDL POA, constatou que 70% dos entrevistados, dos setores de comércio e serviços, esperam quedas nas vendas em relação ao ano passado. Para efeito de comparação, no último Dia das Mães, eram 55% os que esperavam vendas menores do que as de 2019. Ainda sobre o Dia dos Namorados, 86% acreditam na retração dos gastos pelos consumidores, ante 93% na data comemorativa anterior. A pesquisa ouviu 564 micros, pequenos e médios empresários dos setores da indústria, do comércio e de serviços.
Mesmo com perspectiva de queda nas vendas, 65% afirmam garantir quantidade suficiente de mercadorias para o Dia dos Namorados e apenas 17% enfrentam problemas com matéria prima importada. Assim como no Dia das Mães, os empresários acreditam que, mesmo com ações de incentivo, os consumidores irão priorizar outros produtos ao invés do tradicional presente, e preferencialmente por meio de compras online.
As MPMEs continuam apostando nas redes sociais para alavancar as vendas. No entanto, para o Dia dos Namorados as empresas preveem novas ações com campanhas digitais e descontos em produtos. O gráfico a seguir ilustra as ações apontadas pelos empresários. Cada entrevistado pôde indicar mais de uma ação.
Manutenção do negócio
Se comparado ao Dia das Mães, houve um aumento no número de empresas que já adotaram ou irão implantar ações para manutenção do negócio, 89% ante 85% na data anterior. Além disso, a prioridade para 71% dos entrevistados é cortar despesas extras, e renegociação com fornecedores de 44% para 51%.
No que se refere à sobrevivência do negócio, o grande desafio para a maior parte dos entrevistados é driblar a inadimplência e ter fluxo de caixa (40%). 35% estão realizando vendas nas redes sociais para manter a empresa, e outros 35% procuram ampliar a atuação no mercado.
Ao serem perguntados sobre o que ajudaria a manter o negócio, 50% dizem que estão concentrados na prospecção de novos clientes e 43% na manutenção dos clientes atuais. 42% das empresas estão em busca de obter crédito.
Apoio do e-commerce
De acordo com a pesquisa, 35% das MPMEs vão realizar alguma ação online para alavancar as vendas para o Dia dos Namorados, percentual menor em relação ao Dia das Mães (41%).
O estudo identificou que 51% das MPMEs já atuam com vendas pela internet. Sendo que para este Dia dos Namorados os canais que estão sendo utilizados pelos entrevistados, para atingir os consumidores, são os sites de fornecedores parceiros, clientes e market place (47%), e-mail marketing (28%), site próprio (16%) e anúncio em site de busca (9%).
No total, 49% das MPMEs não investirão em campanhas online neste ano. Destas, 60% não pretendem atuar com e-commerce. O estudo indica que, de modo geral, 34% das MPMEs desconhecem todas as regras e indicadores para atuarem de forma completa e segura no mercado digital, e tanto o setor de serviços quanto o de comércio sofrem com o desconhecimento de como mensurar resultados ao implantar um e-commerce e prospectar clientes.
Para 74% das empresas que atuam com e-commerce, o faturamento do on-line não ultrapassa 30% da representatividade no faturamento total.
Soluções para os empresários na manutenção do negócio
Garantir o recebimento e ampliar as vendas são os grandes desafios enfrentados pelos empresários neste momento de crise. Para suporte na manutenção dos negócios, uma excelente alternativa é a segmentação e qualificação de clientes para ações de marketing, assim como de recuperação de crédito e de cobrança. As informações do Cadastro Positivo também já enriquecem soluções que estão à disposição dos empresários para tomada de decisões mais assertivas.
Metodologia
Pesquisa sobre perspectivas de vendas para o Dia dos Namorados, realizada pela Boa Vista, entre 18 e 28 de maio, com 564 micros e pequenos empresários, representantes dos setores do Comércio e de Serviços, de todas as regiões do Brasil. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 3 pontos percentuais de margem de erro e 90% de grau de confiança.