Enchente na Grande Porto Alegre : nível do Guaíba segue subindo
Nível do Guaíba segue subindo e alcançou a marca de 2,61 metros às 5h da manhã de sábado (11.07.20) superando os 2,60 metros da grande enchente de 1984. A cheia atual passa a ser a quarta maior do Guaíba após 1941, somente atrás de 1967, outubro de 2015 e outubro de 2016.
ALAGAMENTO
Com o nível do Guaíba acima de 2,61 metros, a Metsul alerta para a possibilidade de alagamentos na área da Rodoviária, Avenida Voluntários da Pátria e transversais em razão de refluxo das águas do Guaíba pela rede pluvial (esgotos).
HISTÓRIA
A cheia de 1984, agora superada, foi tão grande que levou o então prefeito de Porto Alegre João Dib a determinar o fechamento do portão do muro da Mauá no Cais Central pela primeira vez, o que somente viria a se repetir em outubro de 2015.
CHUVA
Na Grande Porto Alegre, até 9h da manhã, a chuva variou entre 5 mm e 15 mm
DEFESA CÍVIL
Os órgãos municipais e estaduais, com a coordenação da Defesa Civil Municipal, estão colocando em prática o plano de contigência para atender os moradores das Ilhas, porém, consiste em aceitação das pessoas em deixar suas casas e irem para o abrigo.
“Nossas equipes estão preparadas, mobilizadas e monitorando a situação dos moradores que residem próximos às margens do Guaíba e dos seus principais afluentes”, destacou o prefeito Nelson Marchezan Jr.
VALE DO TAQUARI
Após baixa do rio Taquari, Arroio do Meio faz mutirão de limpeza
VALE DO JACUÍ
Nível do Jacuí começa a diminuir em São Jerônimo, aponta Defesa Civil