Início » Incêndio na Subestação de Energia de Bateais gera apagão

Incêndio na Subestação de Energia de Bateais gera apagão

sortimentos.com Noticias - Energia Elétrica - Consumo de Energia sortimentos.com Noticias - Energia Elétrica - Consumo de Energia

Incêndio na Subestação de Energia de Bateais gera apagão

O governo federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, a 30 km de Curitiba, no Paraná, que provocou um apagão em todo o país. A perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional ocorreu às 0h32 de terça-feira (14/10/25), com o desligamento de cerca de 10 mil megawatt de cargas, de forma controlada, por atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga.

O incêndio no Paraná desligou toda a subestação de 500kV, desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, ocasionando contingência considerada “severa” pelas autoridades.

O retorno dos equipamentos se deu de maneira controlada minutos depois. As cargas totais nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas cerca de 1h30, após. Já as cargas da região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na terça-feira, 14 de outubro, que a interrupção de energia que provocou uma falha no fornecimento na madrugada desta terça em 13 estados e no Distrito Federal foi um caso pontual. “Não é falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia”, explicou Silveira.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná, e que o fornecimento foi restabelecido de maneira segura. Em até 1h30min todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. Já as cargas da região Sul foram recompostas até 2h30min após a ocorrência.

Para o ministro, a rápida recomposição demonstra a capacidade de resposta do Governo do Brasil. “Imediatamente fomos acionados. Acionamos o Grupo Especial de Resposta Rápida, onde entra ONS, ANEEL, Ministério de Minas e Energia, o Secretário Nacional de Energia e o Presidente do ONS, e restabelecemos em uma hora e meia, quase 100% de todos os estados. É a demonstração da robustez da transmissão nacional”, afirmou.

“É importante que a população entenda o que acontece nesse momento. Quando se fala em apagão, a gente sempre liga àqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que, na verdade, aconteceram por falta de energia e de planejamento. Hoje, não. Temos muita energia. Inclusive, robustecemos o sistema de transmissão com R$ 70 bilhões em linhas de transmissão que contratamos”, prosseguiu o ministro.

RELATÓRIO E REUNIÃO – Silveira destacou que ainda na manhã desta terça-feira os principais agentes ligados ao fornecimento de energia do país estarão reunidos para discutir o ocorrido. “Para todo evento desse tipo é aberto um Relatório de Apuração de Perturbação. Reúne-se o comitê de monitoramento do setor elétrico. É como acontece na aviação, para que a gente faça possíveis correções e evite novos problemas. E a gente moderniza ainda mais e busca soluções para evitar e prevenir novos problemas”.