Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) : apoio emocional pode contribuir significativamente para a redução da ansiedade e autocobrança
Luana Mello Sobrinho, psicóloga e coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Porto Alegre explica que o apoio emocional pode contribuir significativamente para a redução da ansiedade e autocobrança
O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado no domingo (16/11) em todo o país. A edição deste ano recebeu um total de aproximadamente 5 milhões inscritos (4.811.338). Somente no Rio Grande do Sul são 186.541 inscrições confirmadas, sendo 52.201 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública.
Diante da proximidade da realização da prova, a psicóloga e coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Porto Alegre, Luana Mello Sobrinho, avalia que, diante dos momentos de grande pressão, o apoio emocional por parte dos pais e cuidadores dos estudantes pode contribuir significativamente na eficiência da nota devido a redução da ansiedade e autocobrança.
“O desempenho acadêmico está relacionado também ao bem-estar emocional dos jovens. Dar esse suporte familiar ajuda no sentido de auxiliar esses estudantes a gerenciar não apenas a ansiedade, mas o estresse inerente ao período. O fato de o filho saber que há alguém perto, faz com que ele enfrente esse período de desafio com maior tranquilidade”, destaca.
Além disso, Luana ressalta que os pais e cuidadores podem ajudar os estudantes na manutenção de uma rotina de estudos, imersão nos últimos dias de preparação, apoiá-los na organização de horários adequados pré-prova a fim de estabelecer um equilíbrio entre disciplina e descanso, entre outros aspectos.
Conforme explica a psicóloga, essa pressão para obter bons resultados pode ser esmagadora para muitos jovens e é por isso que os adultos têm um papel crucial ao ajudar os filhos a colocar as provas em perspectiva, lembrando-os de que seu valor vai além das notas e que os erros fazem parte do aprendizado.
“Esse apoio engloba várias áreas, desde esse suporte com as tarefas, apoio na rotina e no transporte para os dias de provas. Essa ajuda logística, por exemplo, reduz as preocupações e permite que o aluno se concentre somente no seu desempenho durante a prova”, analisa.
A psicóloga afirma ainda que, quando os jovens recebem esse apoio de maneira equilibrada, sem a imposição de pressões desnecessárias, é mais provável que se crie uma base sólida para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento emocional desse jovem.
“Os pais podem estimular os filhos a desenvolverem hábitos de estudo mais consistentes, ajudando-os a revisar conteúdos, responder dúvidas e até incentivando a prática com simulados ou exercícios. Essa prática frequente aumenta a retenção do conteúdo. Além disso, esse suporte ajuda no sentido de que, as provas, eventualmente, podem também gerar frustração, especialmente se o desempenho não for o esperado. O suporte dos pais nesses momentos posteriores, ajuda os filhos a aprenderem com os erros sem desanimar, ajustando estratégias para as próximas avaliações”, finaliza.
