Início » Primeira Federação das Instituições de Longa Permanência de Idosos é lançada em Porto Alegre

Primeira Federação das Instituições de Longa Permanência de Idosos é lançada em Porto Alegre

Federação das Instituições de Longa Permanência de Idosos do Rio Grande do Sul Federação das Instituições de Longa Permanência de Idosos do Rio Grande do Sul

Primeira Federação das Instituições de Longa Permanência de Idosos é lançada em Porto Alegre

. Sortimento.com.br . Porto Alegre . Na quinta-feira (18/09/25) foi lançada, em cerimônia no Galpão da Câmara Municipal de Porto Alegre, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), a Federação das Instituições de Longa Permanência de Idosos do Rio Grande do Sul (FILPI-RS). A Entidade, pioneira no Brasil, nasce com 12 instituições fundadoras e o apoio de órgãos públicos e sociedade civil.

A iniciativa, que nasce na gestão de Leandro Fontoura, presidente do Rotary Club Porto Alegre – Norte, e com o apoio de Sílvio Ourique, Governador do Rotary Internacional – Distrito 4670, tem como objetivo consolidar uma entidade representativa para as ILPIs sem fins lucrativos, responsáveis por acolher milhares de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade no estado. “É uma grande satisfação participar deste momento. Acompanhamos de perto as dificuldades das instituições: recursos insuficientes, carência de verbas e demandas permanentes. A partir dessa realidade surgiu a urgência de criar uma federação, capaz de unir forças e dar mais voz a essas entidades”, destaca Leandro.

Para Sílvio Ourique, o projeto tem um caráter histórico. “Quando conheci essa iniciativa, percebi imediatamente a força que ela teria. O Distrito 4670 abraçou a ideia porque entende a importância de unir e fortalecer as instituições de longa permanência de idosos. A Federação é um elo que agrega entidades com credibilidade e experiência, facilitando o acesso a recursos e ampliando o impacto social. Para mim, é motivo de orgulho participar desse momento”.

A nova entidade já nasce com 12 Instituições participantes e pretende expandir a rede nos próximos meses, atuando na representação política, centralizando pleitos junto a governos e parlamentos, e fortalecimento institucional, criando uma rede de apoio, troca de boas práticas e capacitação.

Para Catia Siqueira, coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa (SEDES RS), a criação da federação marca um avanço significativo. “Ficamos muito felizes em ver a criação desta Federação e desejamos vida longa à sua trajetória. É um passo fundamental para fortalecer a política da pessoa idosa e garantir que todos tenham o direito de envelhecer com dignidade, dentro de uma estrutura capaz de oferecer esse olhar humano e necessário. Estamos prontos para trabalhar juntos nessa missão”. 

Com o nascimento da FILPI-RS, o estado passa a contar com uma voz unificada para pautar o debate sobre políticas públicas e sustentabilidade das instituições que acolhem milhares de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, fortalecendo o compromisso com um envelhecimento digno e de qualidade.

A criação da FILPI-RS busca dar voz a instituições que enfrentam diariamente desafios de financiamento, gestão e regulamentação, mas que desempenham um papel essencial no cuidado da população idosa”, destaca Domingos Costa, coordenador do projeto pelo Rotary Club Porto Alegre – Norte.

Fonte : Real Comunicação e Marketing