Giro de Notícias : Coronavírus, Beirute, Taxa Selic, Geraldo Alckmin, Amazônia, flexibilização em São Paulo e Antônio Palocci

Sortimento Futebol - Sortimento Notícias - Sortimento Finanças e Negócios - sortimento-com-br-994754.hostingersite.com
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias

Giro de Notícias

Coronavírus no Brasil + Explosão em Beirute + Copom e a taxa Selic + Justiça Eleitoral de São Paulo e Geraldo Alckmin + Preservação da Amazônia + Flexibilização em São Paulo + Delação de Antônio Palocci

boletim do Ministério da Saúde registrou na quarta-feira (05.08), 1.437 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o governo federal, são 97.256 vítimas desde o início da pandemia. Em relação aos casos, o País contabiliza 2.859.073 contaminados, com mais de 2 milhões de curados. O Estado de São Paulo que está em ampla liberação das atividades economica, lidera o registro de morets e infecção no Brasil. São 24.109 mortes e 585.265 casos confirmados de coronavírus.

O número de mortos pelo coronavírus no mundo ultrapassou a marca de 700 mil. Estados Unidos, Brasil, Índia e México lideram a alta nos óbitos. Quase 5,9 mil pessoas estão morrendo a cada 24 horas de Covid-19, em média, de acordo com cálculos da agência Reuters, que levou em consideração as últimas duas semanas. Isso significa 247 mortes pela doença por hora, ou uma pessoa morrendo a cada 15 segundos.

Sobe para 135 o número de mortos, na explosão no porto de Beirute. De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, os feridos também subiram para 5.000. A Cruz Vermelha realiza buscas por pelo menos CEM desaparecidos nos escombros da região portuária.

A Cruz Vermelha do Líbano afirma que pelo menos 100 pessoas continuam desaparecidas, após a explosão no porto de Beirute. A tragédia deixou mais de 100 mortos, 4 mil feridos e cerca de 300 mil desabrigados. Um homem de 27 anos foi resgatado com vida depois de ficar 16 horas sob os escombros na região portuária.

As autoridades do Líbano fazem um apelo para que a população doe sangue para ajudar os feridos na explosão que matou mais de 100 pessoas em Beirute. A tragédia na região portuária gerou um tremor de magnitude 4,5, de acordo com o governo da Jordânia. O abalo gerado pela explosão foi sentido até no Chipre, uma ilha a cerca de 200 km de distância da capital libanesa.

Comitê de Política Monetária do Banco Central reduz em 0,25% a taxa anual de juros. Com a decisão do Copom, a Selic fica em 2% ao ano. Essa é a menor taxa da série histórica, iniciada em 1999, e o 9º corte consecutivo. Copom iguala menor patamar histórico da taxa de juros básicos para combater efeitos da pandemia de covid-19 e estimular atividade econômica após forte retração no PIB mundial.

Justiça Eleitoral de São Paulo determinou o sequestro de bens até o limite de R$ 11,3 milhões sobre imóveis e valores das contas bancárias de Geraldo Alckmin, do PSDB. A decisão é de sexta-feira (31.07) e foi divulgada na quarta-feira (05.08) pela Polícia Federal, responsável pelo pedido. A medida também atinge Marcos Monteiro, ex-tesoureiro do PSDB e ex-secretário de planejamento do governo paulista, além de Sebastião Eduardo Alves de Castro, ex-assessor do tucano. No caso deles, o bloqueio é de até R$ 9,3 milhões.

As escolas estaduais de São Paulo e as municipais da capital registraram aumento de 60% nos pedidos de transferência de alunos que estavam em escolas particulares. Entre abril e junho, foram 13.287 solicitações, quase 5 mil a mais do que no mesmo período de 2019. Secretário de Educação do Estado afirma que a rede pública está pronta para comportar a demanda.

Restaurantes vão poder funcionar até às 22h no estado de São Paulo, a partir de quinta-feira, em municípios que estejam há, pelo menos duas semanas na fase amarela no plano de flexibilização. No anúncio feito na tarde de quarta-feira (05.08) , o governador paulista, João Doria, fez questão de destacar que o limite de funcionamento continua sendo de seis horas por dia e ocupação máxima de 40% da capacidade com clientes sentados.

ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, desistiu da proposta de reduzir a meta oficial de preservação da Amazônia até 2023. De acordo com o jornal O Globo, o recuo foi orientado pelo Ministério da Economia. Ambientalistas, entidades e até mesmo importantes atores econômicos haviam alertado para o risco dessa decisão, que poderia prejudicar ainda mais a já desgastada imagem do Brasil no exterior. A equipe de Salles argumentou que a meta não seria abandonada, apenas substituída por outra, mais realista.

Supremo Tribunal Federal decide invalidar a delação do ex-ministro Antônio Palocci em um dos processos abertos contra o ex-presidente Lula. Os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes concordaram com a alegação e invalidaram o depoimento. Durante a sessão, Mendes ainda afirmou que Moro tentou criar um “fato político” contra Lula e indicou ter agido sem a imparcialidade esperada de um juiz. Edson Fachin, relator do processo, foi o único a votar contra.