Furacão Melissa causa estragos na Jamaica e vai em direção à Cuba
O histórico sistema de categoria 5 atingiu a costa em St. Elizabeth pouco depois das 11h, causando danos generalizados às comunidades de St. James, Westmoreland, Manchester e St. Elizabeth.
Serviço Meteorológico da Jamaica informou que o furacão Melissa está se afastando da ilha em direção ao leste de Cuba, mas o alerta de furacão permanece em vigor, pois o sistema continua produzindo fortes chuvas e ventos intensos em diversas regiões do país.
Às 19h de terça-feira, o centro da tempestade estava localizado próximo à costa centro-norte da Jamaica, com ventos máximos sustentados próximos a 205 km/h (125 mph).
As autoridades alertam que ainda há probabilidade de enchentes repentinas catastróficas, deslizamentos de terra e ondas de tempestade.
Mais de 530.000 moradores estão sem energia elétrica após a passagem do furacão Melissa, segundo o Ministro do Governo Local, Desmond McKenzie.
O ministro afirma que esse número representa pouco mais de 77% dos clientes da JPS (Jamaica Public Service).
Há relatos de inundação na Delegacia de Polícia de Black River, em St. Elizabeth, onde documentos judiciais, provas e processos foram danificados ou levados pela água após a passagem do furacão Melissa pelo oeste da Jamaica.
As autoridades devem realizar avaliações assim que as condições melhorarem.
O Aeroporto Internacional Sangster teve chuva entrando pelas aberturas do teto e inundando partes do saguão de embarque após a passagem do furacão Melissa pelo oeste da Jamaica.
A tempestade de categoria 5 atingiu a costa em St. Elizabeth por volta das 11h, causando destruição generalizada. Melissa enfraqueceu para a categoria 3, mas pode recuperar força antes de atingir Cuba.
St. Elizabeth sofreu danos significativos em sua infraestrutura devido ao furacão Melissa, incluindo prédios essenciais como hospitais e delegacias de polícia.
“Posso afirmar que St. Elizabeth está submersa. Os danos em St. Elizabeth são extensos, com base no que vimos. Partes de Clarendon também estão sofrendo com a situação”, disse o Ministro do Governo Local, Desmond McKenzie.
