Rio Grande do Sul Notícias : novo Decreto Estadual cancela eventos, feiras, cinema e interdita faixa de areia das praias

Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias

Rio Grande do Sul Notícias : novo Decreto Estadual cancela eventos, feiras, cinema e interdita faixa de areia das praias

Crescimento no número de casos da Covid-19 e lotação dos leitos de UTI nos hospitais motivaram o Governo do Rio Grande do Sul a publicar Decreto Estadual 55.609/2020, na segunda-feira (30.11), que traz ovas medidas restritivas para municípios do Rio Grande do Sul, afetando o horário de funcionamento de estabelecimentos, fechamento de cinemas e cancelamento de eventos presenciais.

O Governador Eduardo Leite solicitou que não sejam programadas festas e shows no Réveillon: “tendo em vista que, mesmo que a gente consiga ter estabilização e até redução de contágio e internações, muito provavelmente não sairão muito do patamar que estamos vivendo”, comentou o Governador.

Confira o Decreto completo do Governo do Estado

Faixa de areia das praias interditada
De acordo com o decreto está proibida a permanência de pessoas em locais públicos abertos, sem controle de acesso. Nessa lista estão incluídas parques e a faixa de areia das praias. De acordo com o Governador Eduardo Leite, não será permitido permanecer na orla com a família ou sozinho. Ainda segundo o Decreto, ficará a cargo da Brigada Militar a fiscalização. O calçadão de Tramandaí não será interditado, sendo liberado para atividades físicas e caminhadas. O banho de mar está liberado, desde que o cidadão não permaneça na faixa de areia antes ou após entrar no mar.

“A Prefeitura de Tramandaí comunga com a mesma preocupação do Governo do Estado e irá auxiliar, dentro das nossas possibilidades. Pedimos a compreensão e sensibilidade dos nossos moradores e visitantes, que colaborem e evitem ficar na faixa de areia”, solicitou o Prefeito em exercício Flavinho Corso.

Bandeira vermelha permite atendimento no comércio  

A região de Caxias do Sul teve classificação com bandeira vermelha na 30ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado de segunda-feira (30.11).  

Na bandeira vermelha, segundo o Decreto Estadual, que suspende temporariamente a cogestão, o comércio varejista não essencial de rua, de centro comercial e os shopping centers fica autorizado a atender com 50% trabalhadores e 25% de lotação, com restrição do horário sendo autorizado até às 20 horas. É preciso respeitar o teto de ocupação. Além disso, são permitidos o comércio eletrônico, telentrega e drive-thru.  Para auxiliar os comerciantes, a Assessoria Jurídica está disponível para atendimento pelo telefone (54) 4009.5517, (54) 99700.2555 e pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br.   

Mudanças na Feira da Loucura por Sapatos
A Feira da Loucura por Sapatos acontecerá em novo horário: das 09 às 20 horas em todos os dias de evento, respeitando os horários estabelecidos para a abertura de comércio. O período da feira se mantém sem alterações, ocorrendo de 03 a 13 de dezembro, na Fenac, em Novo Hamburgo.

Cancelado Festival de Cervejas Artesanais
12º Festival de Cervejas Artesanais, que ocorreria em paralelo à Feira da Loucura por Sapatos, está cancelado. Devido ao decreto estadual, que conta com medidas restritivas a eventos festivos, o festival não ocorrerá neste ano, retornando normalmente ao calendário de eventos da Fenac em 2021.

Espaço Itaú de Cinema Porto Alegre
De acordo com o decreto do Governo do Rio Grande do Sul, o Espaço Itaú de Cinema Porto Alegre informa que está fechado desde 1º de dezembro, assim permanecendo até que autoridades sanitárias do Estado autorizem a nova reabertura.

Cine Farol Santander interrompe temporariamente suas atividades presenciais

Estão cancelados os dois últimos dias de sessão da Mostra do Bem-Estar e suspensas indeterminadamente as exibições da Mostra Ciência e Meio-Ambiente, que teria início no dia 03 de dezembro. “Dessa forma, reiteramos nosso compromisso com o combate à propagação do Coronavírus e com o cumprimento das medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde. Seguiremos sempre pautados pelos decretos estaduais e municipais e assim que for publicado um novo decreto com as flexibilizações que permitam a reabertura da sala anunciaremos o retorno das atividades presenciais”, diz em nota.

“Durante esse período, seguiremos normalmente com nossa programação online, que viemos realizando desde maio com excelente retorno do público. Em dezembro disponibilizaremos mais três filmes online, além de uma palestra e uma oficina – todas atividades gratuitas”, complementa a nota do Farol Santander Porto Alegre.  

Mais Covid-19
:: Sebastião Melo e Ricardo Gomes, prefeito e vice eleitos nas eleições 2020 em Porto Alegre, estiveram na manhã de terça-feira (01.12) no Palácio Piratini visitando o Governador Eduardo Leite. Na pauta, futuro do Cais Mauá, regularização fundiária, segurança pública e Covid-19.

Plano preliminar de vacinação contra a Covid-19 prevê quatro fases

O Ministério da Saúde apresentou na terça-feira (1º.12) definições preliminares da estratégia que vai pautar a vacinação da população contra a Covid-19. Pontos como grupos prioritários, eixos estratégicos do plano operacional, expectativas de prazos, investimento na rede de frio para armazenamento das doses, processos de aquisição de agulhas e seringas para atendimento da demanda e as fases da vacinação dos grupos prioritários foram tratados durante o encontro.

https://sortimento-com-br-994754.hostingersite.com/brasil-noticias-ministerio-da-saude/

Brasil : 174 mil mortes, 6,4 milhões de casos da Covid e 697 óbitos em 24 horas
As mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus chegaram a 173.817, na terça-feira, em todo o país. Entre segunda e terça, foram registrados mais 697 óbitos, com outras 2.163 mortes ainda em investigação.

Maioria das mortes registras são em São Paulo (42.290), Rio de Janeiro (22.683), Minas Gerais (10.051), Ceará (9.629) e Pernambuco (9.056). As unidades da federação com menos óbitos pela doença foram, até agora, Acre (726), Roraima (728), Amapá (810), Tocantins (1.167) e Rondônia (1.567). RS contabiliza mais 87 mortes e 4,5 mil infectados pela Covid-19
Conforme atualização há 556.472 pacientes em acompanhamento. 5.656.498 pessoas se recuperaram da doença.

O número de casos acumulados de Covid-19 atingiu 6.386.787. Em 24 horas, foram registrados 50.909 diagnósticos positivos para a doença.