Sortimentos.com Rio Grande do Sul Notícias (02.12)
Covid-19 dispara, Brigada Militar, Cais Mauá, Butcher Burger, Noite dos Museus e bandeira vermelha
– –
Previsão do tempo: A quarta começa com sol e deve terminar com chuva em Porto Alegre. A máxima será de 29°C.
RS bate recorde de pacientes com Covid-19 em UTI
No final da tarde de ontem, o Rio Grande do Sul registrava 809 adultos internados em leitos de UTI por causa do coronavírus. É o maior número desde o início da pandemia. A taxa de ocupação voltou ao patamar acima de 80%. Em São Marcos, na Serra, uma mulher com Covid-19 morreu à espera de um leito de tratamento intensivo. A paciente de 65 anos não foi transferida para um hospital maior porque, segundo a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, foi dada prioridade a pacientes mais graves.
Caxias faz parte do grupo de 10 cidades que, juntas, concentram 52,98% dos casos de infecção por coronavírus no Estado. As outras são: Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Viamão, Rosário do Sul e Santa Cruz do Sul. Embora nenhuma esteja no Litoral Norte, as atenções do Estado se voltam para a região com a proximidade do verão. Cerca de 30 policiais militares deverão ser deslocados para as praias nos finais de semana para auxiliar na fiscalização contra aglomerações.
A Secretaria Estadual da Saúde registrou 4.564 novos infectados em todo o RS, além de 87 novas mortes provocadas pelo coronavírus. Os óbitos ocorreram entre 3 de novembro e 1º de dezembro. A média móvel se mantém estável, com uma variação de 2% a mais em relação a duas semanas atrás.
UTIs cheias e teste mais rápido em Porto Alegre
Na Capital, a situação também é de alerta. Com a UTI lotada, o Hospital Moinhos de Vento estendeu, ontem, as restrições de acesso à emergência por mais 72 horas. O espaço está fechado há 19 dias para casos leves de Covid-19 e pacientes com suspeita de infecção por coronavírus.
O Clínicas e o Conceição, outras duas referências no combate à doença, também operam no limite de sua capacidade – o segundo vai suspender as cirurgias eletivas a partir de hoje. Para reforçar eventuais investigações de surtos em escolas e instituições de longa permanência de idosos, a Prefeitura investe agora em um novo teste.
O RT-Lamp permite identificar o coronavírus no organismo em até 12 horas e já está sendo aplicado desde segunda. Assim como o PCR, o método usa swabs, uma espécie de cotonetes que são inseridos no nariz e na garganta, mas com metade do custo. Instituições que identificarem um caso positivado devem procurar a secretaria para desencadear a testagem.
– –
LEIA TAMBÉM : Rio Grande do Sul Notícias : novo Decreto Estadual cancela eventos, feiras, cinema e interdita faixa de areia das praias
– –
Crescendo na pandemia
O Butcher Burger, das empresárias Bianca Bolzani e Viviane Ruskowski, já presente no Centro Histórico e em Shopping de Porto Alegre, ganha nova operação Travessa dos Venezianos. No cardápio, os tradicionais burgers com referências australianas, sanduíches e petiscos, voltados para o formato bar, além de carta de pizzas.
As novidades são a Chuchada (molho de tomate pedaçudo com almôndegas e pão), burrata, tábua de queijos e charcutaria, pastrami fries, pastel de smash, sanduíches de parmegiana, pastrami e almôndegas, além de nove sabores de pizzas servidas na tábua à xadrez, bem no clima bar. Três opções de burgers já tradicionais da marca estão disponíveis no cardápio.
Com o espaço ampliado pelos grandes salões da casa e área externa, é possível receber clientes mantendo distanciamento. Aos sábados a casa oferece brunch com pratos com o toque dos cafés da manhã australianos, gastronomia que inspirou as empresárias desde o embrião da primeira loja da marca, onde viveram por três anos.
O Butcher Pizza Bar funciona de terça a sexta-feira das 18h às 22h e aos sábados das 11h30 às 14h30 com o brunch e das 18h às 22h com o cardápio do bar. Também é possível encomendar parte do menu por delivery (apenas à noite).
Noite dos Museus em Porto Alegre será virtual e gratuito
Realizado pela primeira vez em formato virtual, o Noite dos Museus acontecerá no sábado, dia 5 de dezembro, em uma transmissão gratuita com mais de seis horas de duração. Diante da pandemia, o evento que em 2019 reuniu mais de 100 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais de Porto Alegre quer mobilizar sem aglomerar, levando arte para dentro das casas, através de um especial ao vivo que terá mais de 20 apresentações artísticas e homenageará 16 museus de Porto Alegre com conteúdos originais sobre a história e o acervo desses locais. A maratona cultural poderá ser acompanhada a partir das 18h pelo site www.noitedosmuseus.com.br/2020, o canal do YouTube e as redes sociais do projeto.
Melo propõe assumir obras em galpões do Cais Mauá
Um dia depois de dar início à transição no Paço Municipal, o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), foi ao Palácio Piratini começar as articulações de seu governo. Com o governador Eduardo Leite (PSDB), propôs assumir obras de alguns galpões do Cais Mauá – cuja área é do Estado – para que sejam utilizados pela população. Leite disse que consentiu com a parceria, sem aprofundar detalhes à imprensa.
No encontro, pautas relacionadas à segurança e saúde também foram debatidas. A Secretaria Estadual da Saúde deverá se reunir com a equipe de transição do emedebista para alinhar ações a serem desenvolvidas a partir de janeiro.
Ataque em Criciúma mobiliza Brigada Militar
O violento ataque de uma quadrilha de assaltantes realizado na terça-feira (1º.12) no Centro de Criciúma fez a Brigada Militar (BM) mobilizar mais 200 policiais militares para monitorar uma possível ação semelhante no Rio Grande do Sul. A BM já estava de prontidão desde a última sexta-feira por conta de informações de inteligência que indicavam a possibilidade de um assalto ao estilo “novo cangaço”, da mesma forma como aconteceu em Santa Catarina.
O método consiste na invasão de cidades pequenas para arrombar agências bancárias. Além disso, os criminosos procuram usar reféns como escudo e inutilizar as forças de segurança para facilitar o crime e a fuga da localidade. Com o reforço, um total de 500 PMs estão espalhados em áreas estratégicas do Estado para evitar invasões de grupos que assaltam bancos.
A atuação da BM se estendeu até a divisa com Santa Catarina, já que existe a informação de que o bando que esteve em Criciúma fugiu usando caminhões graneleiros. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que o roubo a instituições financeiras é um dos crimes menos comuns no Brasil. Ainda assim, os números de 2019 colocam o RS entre os estados em que mais ocorre este tipo de delito. Foram 52 vezes somente no ano passado. Nos últimos anos, o Estado levou a cabo uma série de medidas para diminuir esse tipo de crime.
Dezembro vermelho
Porto Alegre amanheceu com mensagens de conscientização sobre o risco da Aids. A iniciativa, da ONG Somos, faz alusão ao dezembro vermelho, que visa difundir a prevenção à infecção pelo vírus HIV. O Rio Grande do Sul, conforme dados de 2019, é o terceiro estado do Brasil em casos de Aids.
A incidência vem caindo e hoje é de 28,3 casos para 100 mil habitantes – já foi de 43,3/100 mil em 2009. Mas ainda é bem acima da média nacional, de 17,8/100 mil. Para tentar criar ações que mantenham essa redução, teve início na segunda a Pesquisa de Conhecimentos Atitudes e Práticas, realizada através de uma parceria entre Hospital Moinhos de Vento, Ministério da Saúde e SES.
O levantamento, inédito no RS, busca identificar fatores comportamentais e relativos aos conhecimentos que contribuem para os altos índices de infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV. “Os resultados da pesquisa servirão de subsídio para as nossas ações de prevenção”, afirmou a médica Maria Leticia Ikeda. O estudo deve ser concluído no primeiro semestre de 2021.
Aneel reativa sistema de bandeira tarifárias e estabelece bandeira vermelha patamar 2
Os brasileiros vão passar a ter a conta de luz para o mês de dezembro mais cara. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reativou o sistema de bandeira tarifárias e estabeleceu bandeira vermelha patamar 2 para o mês de dezembro. A taxa é considerada a mais alta, com custo de R$ 6,24 por 100 quilowatts/hora consumidos.
Por conta da pandemia, Aneel havia decidido, em maio, manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro de 2020. No entanto, a diretoria do órgão alegou que a queda no nível de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas e a retomada do consumo de energia contribuíram para a necessidade do aumento.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como alternativa de recomposição de gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas. A cor da bandeira, que pode ser vermelha, amarela ou verde, é impressa na conta de luz e sinaliza o custo da energia em função das condições de geração.
Rio Grande do Sul Flash News
:: O PSOL e o PT foram os partidos mais votados para vereador na maioria das zonas eleitorais de Porto Alegre. Segundo o TRE, a preferência pelas siglas de esquerda foi registrada em seis dos dez locais de votação.
:: Prefeitura de Porto Alegre anunciou o calendário do IPTU para 2021. Quem realizar o pagamento de forma antecipada, até o dia 5 de janeiro, terá desconto de 10%.
:: Cerca de 67 mil pessoas vivem em loteamentos irregulares em Porto Alegre. O dado faz parte da pesquisa do Departamento de Economia e Estatística (DEE). Cinco bairros concentram moradores nessa situação.
:: Maioria dos deputados da Assembleia Legislativa votou por não reajustar o salário mínimo regional. Com isso, o piso sofre uma desvalorização de mais de 7,4%, em razão da inflação acumulada.
:: Corsan anunciou prorrogação, por mais 180 dias, do Programa de Negociação de Dívidas. A iniciativa oferece descontos e benefícios como forma de ajudar durante a crise causada pelo novo coronavírus.
:: Pagamento da primeira parcela do 13º salário aumentou a presença de clientes em lojas de Porto Alegre. Os estabelecimentos mais procurados pelos consumidores ficam no Centro da cidade.
:: Populações de gafanhotos já afetam lavouras de soja em pelo menos três municípios gaúchos. Não há, por ora, evidência de que esses insetos tenham relação com as nuvens de gafanhotos observadas na Argentina.
:: Relatório do governo federal sobre o posicionamento de jornalistas e influenciadores em relação às ações do Ministério da Economia e do ministro Paulo Guedes tem pelo menos três nomes do RS: o “detrator” Igor Natusch e os “apoiadores” Gustavo Victorino e Winston Ling.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.