Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 3 de setembro de 2021, sexta-feira
Anvisa vai investigar uso de proxalutamida no País
Na quinta-feira (02.09.21), uma ampla apuração sobre o uso irregular de proxalutamida em testes com seres humanos foi determinada pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A decisão segue a esteira de investigações abertas por órgãos públicos após a revelação do Matinal de que experimentos com o remédio foram realizados em março no Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre, em cerca de 50 pacientes hospitalizados com Covid-19.
Conforme nota publicada pelo órgão, foram instaurados um dossiê de investigação com o objetivo de obter mais informações sobre os produtos importados e suas condições sanitárias, um processo administrativo para apurar eventuais infrações cometidas pelo importador do fármaco, o médico endocrinologista Flávio Cadegiani, coordenador dos experimentos com a droga, e a notificação dos serviços de saúde que participaram dos testes clínicos irregulares. Comprovadas violações à legislação sanitária federal, o médico pode ser multado em até R$ 1,5 milhão e ter sua clínica interditada.
A medida inclui a produção de um dossiê sobre o uso da proxalutamida no País inteiro – não só Porto Alegre. Outros 12 hospitais e centros clínicos brasileiros também rodaram testes com a droga entre agosto de 2020 e março deste ano, sob a coordenação de Flávio Cadegiani. Na capital gaúcha, o médico infectologista Ricardo Zimerman também foi um dos coordenadores do teste irregular, realizado com o aval do Comando da Brigada Militar gaúcha.
Brecha regulatória
“Em análise inicial, os levantamentos apontam para assimetrias de informação entre as importações requeridas e as pesquisas científicas aprovadas no âmbito do sistema CEP/CONEP”, diz a nota. Na época em que o medicamento foi importado, só havia autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para uso de proxalutamida em pesquisas científicas, ou seja sem fins regulatórios, em uma clínica de emagrecimento em Brasília que pertence a Cadegiani, mas o medicamento acabou distribuído para hospitais do Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina a revelia dos órgãos reguladores.
Passaporte vacinal volta a ser debatido na Câmara
Um discurso antivacina por parte da vereadora Fernanda Barth (PRTB) serviu de estopim para que a discussão sobre o passaporte vacinal voltasse a ganhar força na Câmara Municipal. Requerimento da vereadora Laura Sito (PT) visa exigir comprovação de vacina para que os parlamentares acessem o plenário. A pauta, no entanto, foi trancada por um pedido de vistas. Reportagem do Matinal ouviu as partes envolvidas na questão e averiguou que há pelo menos quatro projetos tramitando no Legislativo da Capital sobre o assunto, que causa polêmica em diversos locais, tanto onde já está valendo quanto onde está para ser adotado. Legalmente, a questão coloca em embate direitos individuais e da sociedade, conforme representante da OAB ouvido pela reportagem. Procurada, a prefeitura voltou a se manifestar contra a medida.
Rodoviários da Carris decidem por greve geral
Rodoviários da Carris estão em greve geral. A decisão foi tomada a partir de duas assembleias realizadas em momentos distintos. A ideia é permanecer com os braços cruzados até que o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), retire o projeto de privatização da companhia – algo que ele não se mostrou disposto a fazer. Na quinta-feira (02.09.21), a categoria paralisou parcialmente as atividades após a aprovação da proposta de extinção gradual da função de cobrador. Com isso, foram às ruas 65% dos ônibus. Assim, foi afetada a rotina dos usuários, que tiveram de esperar mais tempo nas paradas e enfrentar coletivos lotados. Durante o protesto, tarjas pretas foram colocadas nos vidros dianteiros dos ônibus da Carris e os motoristas usaram máscaras da mesma cor como forma de manifestar luto pela situação. A Justiça do Trabalho determinou novamente que 65% da frota saia da garagem.
Câmara e Paço comprometidos com os concessionários e anti usuários
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre, através da maioria dos vereadores, associada com o Executivo Municipal, através do Prefeito Sebastião Melo e EPTC ( Empresa Pública de Transporte Circulação ) apresentam e aprovam Projetos que beneficiam e garantem somente os interesses dos concessionários, como : aumento na tarifa, aumento na idade da frota ( apesar dos usuários pagar percentual na tarifa destinando valor antecipado para uma pseuda renovação de frota ), aumento no intervalo entre ônibus, diminuição de linhas ativas nos finais de semana, retirada da segunda passagem gratuita, privatização da Carris e demissão dos cobradores. Já para os usuário, fica somente o ônus da licitação, que é garantir que TODOS os direitos dos concessionários sejam atendidos em nome do ‘sistema’. Sinopse : prefeitura e maioria dos vereadores são ferozes defensores dos concessionários e ‘tiranos’ com os usuários.
Taxa de homicídios entre os negros é mais alta no RS
O Atlas da Violência, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que pessoas negras correm mais risco de morrer e que a taxa de homicídios entre o grupo é mais alta do que entre os não negros no Rio Grande do Sul. Apesar da redução dos assassinatos no Brasil, o panorama em relação à população negra não segue a mesma tendência. Em solo gaúcho, a taxa de pessoas negras assassinadas é de 22 por 100 mil habitantes. É menor do que a nacional, que é 29,2, mas superior na comparação com a população em geral, de 19,2. A diferença fica ainda maior na comparação com os não negros, cujo índice é de 18. Segundo o sociólogo Gilvandro Antunes, membro do Vidas Negras Importam, o preconceito e a estigmatização da moradia são fatores que intensificam essa condição. Para ele, o investimento em políticas públicas é uma ferramenta que pode fazer a diferença para mudar a situação.
DAER libera pista central da Ponte Giuseppe Garibaldi
Na manhã de sexta-feira (03.09.21), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), liberou o tráfego na Ponte Giuseppe Garibaldi entre os municípios de Tramandaí e Imbé. A interdição da pista central foi realizada no mês de junho/21 e devido a manutenção das estruturas ela estava limitada ao tráfego de até 24 toneladas. Após os serviços, o local volta a suportar veículos de 36 toneladas, conforme prevê o projeto original.
“Nos últimos meses realizamos o monitoramento do local e buscamos organizar da melhor maneira possível o trânsito no acesso à ponte. Recebemos de maneira positiva essa liberação, uma vez que o movimento tende a crescer nos próximos dias com os feriados do mês de setembro e a proximidade com o verão”, disse o Secretário de Segurança, Direitos Humanos e Trânsito Claudiomir da Silva Pedro.
Gramado Parks abre 160 vagas para seus empreendimentos
A Gramado Parks, empresa do segmento de hospitalidade e entretenimento, abre vagas para áreas e cargos distintos, como promotor e consultor de vendas, auxiliar de cozinha e confeitaria, auxiliar de limpeza, auxiliar de governança, atendimento ao cliente, assistente de manutenção, assistente financeiro e garçom. A empresa oferece aos contratados assistência médica, auxílio refeição ou refeitório, transporte, e outros.
Dentre os pré-requisitos para todas as mais de 160 vagas estão, o ensino médio completo e a disponibilidade de trabalho aos finais de semana e feriados. Para participar do processo seletivo é necessário enviar currículo para o e-mail de Recrutamento e Seleção: recrutamento@gramadoparks.com.br. Todas as vagas são abertas para Pessoas com Deficiência (PCD).
Flash News Rio Grande do Sul
Nos sete primeiros meses de 2021, vinícolas brasileiras venderam quase 18 milhões de litros, o equivalente a mais de 15% do registrado de janeiro a dezembro de 2019.
O Rio Grande do Sul teve a mais baixa taxa de crescimento vegetativo da série histórica, iniciada em 2000. O DEE atribuiu o fenômeno à pandemia.
Apesar da liberação da entrada de brasileiros em Portugal, ainda não há data definida para a retomada do voo Porto Alegre-Lisboa, da TAP, conforme a colunista Marta Sfredo
O pré-estudo de viabilidade do trem ultrarrápido entre a Capital e a Serra estimou que sejam necessários cinco anos para o início da implementação do sistema. A ideia é que a passagem custe 115 reais. Busca-se investidores.
Com o transporte público em debate, a Grapal sugeriu a criação de subsídio para o setor, com base em recursos do IPVA. A Secretaria da Fazenda, porém, diz que o tributo não pode ser vinculado a uma finalidade específica.
Segundo a Associação de Bares e Restaurantes do RS, 40% dos estabelecimentos fecharam o mês de julho no vermelho. Este foi o menor índice registrado no ano.
Flash News Porto Alegre
Prefeito Sebastião Melo sancionou o PL que autoriza público nos estádios, sem barrar não vacinados. O texto estabelece que a liberação está condicionada à autorização e regulamentação de protocolos por parte do governo Estado
Moradores conhecidos do Parcão, os cerca de 30 patos, marrecos e gansos serão retirados de lá. A razão é que, no local, os animais estavam expostos a infecções por alimento ou água inadequados, além de predadores como cães e os cágados do local.
Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen
