Rio Grande do Sul Notícias : Porto Alegre lidera índice de mortes por Covid-19, impeachment de Marchezan, candidatura de negros e mulheres, aulas interrompidas e feiras e eventos na Serra Gaúcha

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimento Rio Grande do Sul Notícias

Porto Alegre lidera índice de mortes por Covid-19 entre capitais, impeachment de Marchezan naufraga na Câmara, cresce número de candidatos negros à Câmara Municipal, mas mulheres apenas preenchem a cota, Aulas voltam a ser interrompidas em escolas estaduais e feiras e eventos na Serra Gaúcha

. . . . .

Previsão do tempo: Em uma quarta-feira de sol, a temperatura será amena e não deve passar dos 22°C em Porto Alegre.

Cresce número de candidatos negros à Câmara Municipal, mas mulheres apenas preenchem a cota

Há mais negros na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Porto Alegre. Pretos e pardos são 25,9% das 855 candidaturas registradas em 2020, contra 19,8% na eleição passada. O índice atual é mais condizente com a composição da população da Capital, onde 23% são negros.

Já as mulheres, que são 55% do eleitorado da Capital, seguem sub-representadas na disputa, com apenas 32,8% dos registros, praticamente a mesma proporção de quatro anos atrás (32,5%). Entre os candidatos mais jovens, de 19 a 29 anos, a proporção por gênero é mais equilibrada do que nas demais faixas etárias: são 25 mulheres e 30 homens. Metade dos candidatos têm entre 40 e 59 anos.

O levantamento completo do perfil de quem disputa as 36 cadeiras da Câmara Municipal de Porto Alegre foi feito pela Afonte Jornalismo de Dados. Nesta reportagem publicada pela Matinal hoje, você pode analisar ainda dados sobre escolaridade, patrimônio e ocupação dos candidatos.

Uma segunda matéria explica com quantos votos se elege um vereador na Capital. Diferentemente do que ocorre na eleição para prefeito e vice, na qual vence a chapa com a maior votação, para a formação da Câmara, é estabelecido um mínimo de votos necessário para cada partido eleger um candidato, o chamado quociente eleitoral.

Neste ano, pela primeira vez, as coligações não estão permitidas na eleição para as câmaras municipais. A mudança explica o aumento no número de candidatos de forma geral e obriga cada partido a preencher o mínimo de 30% para um dos gêneros, cálculo que antes considerava a união entre os partidos. Antes as siglas também podiam contar com os votos de toda a coligação para atingir o quociente, meta que neste ano deve ser alcançada por cada partido. Mas não é só isso, há ainda um mínimo a ser cumprido por cada candidato. Para entender toda a questão, leia a matéria completa sobre o impacto do fim das coligações nas eleições de 2020.

Porto Alegre lidera índice de mortes por Covid-19 entre capitais

Um levantamento de GZH com dados do Ministério da Saúde apontou que nas últimas duas semanas Porto Alegre foi, proporcionalmente, a capital com o maior número de mortes relacionadas à Covid-19. Os dados apontam que houve 5,6 vítimas a cada milhão de habitantes. Rio de Janeiro veio logo atrás, com um índice de 5,35. No Sul, Florianópolis ficou em nono lugar, marcando 3,27; e Curitiba teve a quinta menor incidência, com 1,14 morte a cada milhão de habitantes. O levantamento também mostrou que Porto Alegre fica em oitavo lugar na incidência de novas infecções, ranking que é liderado por Florianópolis. Especialistas apontam que a capital gaúcha, por ter atingido o pico mais tarde que outras regiões, tende agora a ter números mais altos que a média. Apesar disso, a estabilização na queda de novos casos preocupa, já que ainda estão superiores ao início da pandemia. Enquanto isso, em Brasília, o governador Eduardo Leite (PSDB) cobrou dos presidentes da Câmara e do Senado uma articulação nacional para a compra de vacina para os estados.

Impeachment de Marchezan naufraga na Câmara

“Literalmente, acabou o processo.” Com essa frase, o vereador Hamilton Sossmeier (PTB), presidente da comissão processante contra o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) descartou a possibilidade de cassação do mandato do tucano. Como tem prazo, o processo deve ser concluído até a próxima segunda-feira. Mas o vai e vem de decisões judiciais inviabilizou o cronograma, na opinião do parlamentar. Um dos últimos atos do processo poderá ser o depoimento do próprio Marchezan. Ontem representantes da Câmara tentaram notificá-lo, mas não foram recebidos e precisaram agendar um horário com o prefeito – para hoje às 17h30. Como ele só pode ser ouvido a partir de 24 horas da notificação, a Câmara irá propor o depoimento do chefe do Executivo no fim de quinta. Após, Marchezan ainda teria cinco dias para entregar suas “razões escritas”. Como já terá passado o prazo, o arquivamento será automático.

Aulas voltam a ser interrompidas em escolas estaduais

As aulas presenciais nas escolas da rede estadual voltam a ser suspensas a partir de hoje. O motivo é o cumprimento de uma decisão judicial, que obriga o Estado a fiscalizar as instituições, a fim de garantir a segurança sanitária para a retomada das atividades. A suspensão vale para escolas de todos os municípios e para todos os níveis de ensino. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, cerca de 200 das 2,5 mil escolas estavam atendendo. A decisão, do juiz Cristiano Vilhalba Flores, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, manteve o entendimento de liminar concedida anteriormente. A Procuradoria-Geral do Estado afirmou que analisa o conteúdo. Já em nível municipal em Porto Alegre, a retomada das aulas presenciais nos níveis da educação básica que ainda não estavam liberados até ontem teve baixa adesão.

Rio Grande do Sul Flash News

:: A concessão do Harmonia e de trecho da Orla tem um consórcio interessado, que ofereceu outorga de 201 mil reais, apenas 0,5% acima do mínimo previsto no edital. Já a empresa classificada na licitação do mobiliário urbano se propôs a instalar 1.507 abrigos de ônibus na Capital.

:: Número de casos de dengue no RS é o maior em 10 anos. Região dos Vales chegou a ter um surto da doença.

:: No último feriadão antes do início do verão, os guarda-vidas fizeram nove salvamentos e quase 1,3 mil ações preventivas no Litoral Norte.

:: A maioria dos deputados gaúchos pretende votar pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à desoneração da folha de pagamento. Se cair, empresas seguirão sem pagar encargos sobre os salários dos funcionários até 2021.

:: Foi adiado novamente o início da operação dos novos pardais na Capital. O motivo é o surto de coronavírus entre funcionários da empresa responsável pela implantação do sistema.

:: Depois de desistir de iniciar a obra no cruzamento da Plínio com a Terceira Perimetral – obra da Copa de 2014 –, a prefeitura foi informada que não poderá redirecionar o financiamento de 31 milhões de reais. A informação é do colunista Jocimar Farina.

:: O edital de privatização da CEEE Distribuição sairá em meados de dezembro. Uma audiência pública irá discutir o tema no próximo dia 16.

Feiras e Eventos na Serra Gaúcha

Festuris Gramado 2020

Após um longo período de tratativas junto ao Governo do RS e entidades representativas do setor, o Festuris Gramado está confirmado e autorizado para acontecer de 5 a 8 de novembro. A feira de negócios turísticos será a primeira da América Latina a ser realizada no formato presencial desde o início da pandemia. O evento contará com uma série de protocolos e terá a segurança sanitária como um de seus motes.

Feira Zero Grau 2020 em Gramado

A feira Zero Grau 2020, realizada pela Merkator Feiras e Eventos, terá edição presencial confirmada entre os dias 16 a 18 de novembro de 2020, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha. O evento voltado para a indústria de calçados foi confirmada mediante protocolos e regras. A confirmação dada pela Merkator Feiras e Eventos está amparada no decreto de número 55.240, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de 29 de setembro de 2020 e vai buscar atender protocolos e regras que visam a prevenção e propagação de contagio por Covid-19.

Mercopar 2020 

Sebrae RS e FIERGS confirmaram a realização da Mercopar 2020 – Feira de Inovação Industrial nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul /RS. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online.

Festejar Gramado 2020

A Festejar Gramado – feira de negócios voltada ao setor de eventos, realiza edição 2020 em formato híbrido e multi hub, dividindo atividades presenciais e online através do Fórum de Ideias e Conexão Festejar. A edição presencial da 5ª Festejar Gramado acontece nos dias 8 e 9 de dezembro no Recreio Gramadense ( Rua Garibaldi, 328 – Centro ), em Gramado / RS.

Natal Luz em Gramado

Natal Luz em Gramado 2020 / 2021 acontece entre 22 de outubro de 2020 a 30 de janeiro de 2021.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.