Sortimento Rio Grande do Sul Notícias
BNDES seleciona empresas interessadas no projeto para o Cais Mauá,
Desembargador nega recurso da Câmara e mantém depoimento de Marchezan, Complexo de entretenimento Cidade Zaandam em Nova Petrópolis, RS volta a ter apenas bandeiras na cor laranja, Rio Grande do Sul vacinou 3,9 mil pessoas contra o sarampo, 40% dos locais de votação no RS não tem acessibilidade
Previsão do tempo: a terça-feira vai ser de sol e tempo firme durante a maior parte do dia, com alguma possibilidade de pancada de chuva. Máxima de 24º.
RS volta a ter apenas bandeiras na cor laranja
Ao acatar o pedido de reconsideração da região de Santa Rosa, o governo estadual confirmou o nível médio de risco para a Covid-19 em todo o Rio Grande do Sul nesta 26ª rodada do distanciamento controlado. O Estado voltou a ficar apenas com bandeiras laranjas, o que não ocorria desde a 21ª semana da classificação. Apesar do aumento de hospitalizações por coronavírus na última semana na área de Santa Rosa, a taxa de pacientes com Covid-19 nos leitos é baixa, segundo o governo. Em praticamente todo o território gaúcho, estão autorizadas as atividades presenciais nas escolas; a exceção é a região de Cruz Alta, que esteve em bandeira vermelha na rodada anterior. Ontem o Estado chegou a 5.805 mortes por Covid-19 e 249.437 casos confirmados, dos quais, 93% são considerados recuperados.
Desembargador nega recurso da Câmara e mantém depoimento de Marchezan
A batalha judicial em que se transformou o processo de impeachment contra o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) teve novo capítulo no feriadão. Ricardo Pippi Schmidt, desembargador plantonista, não acolheu o recurso da Câmara Municipal que tentava impedir o depoimento de Marchezan. O pedido era uma reação dos vereadores à determinação de sexta-feira dada pela juíza Rada Maria Metzger Képes Zaman, que assegurou ao prefeito o direito de ser ouvido. Vale lembrar que Marchezan não compareceu na data marcada para o seu depoimento. Ele alegou que faltava realizar as oitivas das três testemunhas indicadas pela sua defesa – só que todas declinaram da participação, e a ausência foi aceita pela comissão. Caso não seja concluído até a próxima segunda-feira, o processo será arquivado.
BNDES seleciona empresas interessadas no projeto para o Cais Mauá
Empresas interessadas no projeto de revitalização do Cais Mauá podem participar de consulta pública aberta pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O processo vai até 11 de novembro e irá selecionar a consultoria que fará diagnósticos técnicos e jurídicos e outros estudos para o plano de ocupação da área. Segundo o Governo do Estado, a partir deste trabalho, será decidido o caminho para exploração do Cais Mauá, seja por concessão, alienação, PPP ou outras possibilidades. Ontem começou a valer a portaria do governo federal que permite que o Piratini faça intervenções na área portuária da Capital sem a necessidade de autorizações da União.
40% dos locais de votação no RS não tem acessibilidade
Há pouco mais de 10 dias das eleições, quase 40% dos locais de votação no Rio Grande do Sul não possuem estrutura mínima de acessibilidade. É o que mostra reportagem de GZH, que conseguiu dados junto ao Tribunal Regional Eleitoral que mostram que quase 3 mil pontos designados para a votação do próximo dia 15 não têm condições de receber pessoas com dificuldades de locomoção. Os locais, como escolas, igrejas e associações de bairro, não apresentam a estrutura de acessibilidade, como rampas e barras de apoio.
Rio Grande do Sul vacinou 3,9 mil pessoas contra o sarampo
O estado do Rio Grande do Sul vacinou cerca de 3,9 mil pessoas contra o sarampo na faixa etária de 20 a 49 anos, o que corresponde a 0,08% do público-alvo, que é de 4,8 milhões de pessoas em todo o estado. A mobilização nacional contra o sarampo terminou na sexta-feira (30.10). Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde apontam que, desde o início da ação (16/3) até o dia 29 de outubro, foram vacinadas 11,7 milhões de pessoas nessa faixa etária em todo o país, o que corresponde a 13% do público-alvo. O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação, respeitando as diretrizes e orientações de segurança para evitar o risco de transmissão da Covid-19. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
Complexo de entretenimento Cidade Zaandam em Nova Petrópolis
O complexo de entretenimento Cidade Zaandam é a nova atração turística em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Criado por uma família de descendentes de holandeses, o empreendimento reproduz uma cidade típica da Holanda atual, mais especificamente Zaandam, localizada no noroeste do país baixo, a 20 quilômetros de Amsterdam. Localizada na rua 15 de Novembro – a principal de Nova Petrópolis, Zaandam reproduz com riqueza de detalhes todos os aspectos da vida em uma vila da Holanda, desde a casa do moleiro ao pescador, um museu, um moinho gigante de vento, uma cervejaria, música – e claro pratos típicos do país europeu. Tudo em casas multicoloridas.
Além de restaurante com almoço e jantar, bar e cafeteria, o novo empreendimento turístico oferece ao visitante a possibilidade de adquirir produtos típicos como queijos, pães, biscoitos, e o stroopwaffel, característico da Holanda. Periodicamente, o empreendimento irá promover jantares temáticos e realizar exposições relacionadas à cultura holandesa. Há diversão, também, para as crianças, que podem ocupar o Moinho Mágico e participar de brincadeiras educativas com a Turma do Moinho. E claro, tirar muitas fotos junto ao Klop, o sapato gigante que é um dos símbolos da Holanda. A magia da Cidade Zaandam termina com um show de música e luzes, o Wals van Lichten, apresentado nas noites dos finais de semana. O Zaandam tem capacidade para atender até 430 pessoas de forma simultânea, e funciona diariamente das 7h às 22h. Em sextas-feiras e sábados, o serviço encerra à meia-noite.
Flash News Rio Grande do Sul
:: Volta do Litoral Norte no feriadão foi marcada por lentidão e congestionamento.
:: Em mais um feriado ensolarado, os porto-alegrenses ocuparam parques e a orla – muitos ainda insistem em sair de casa sem máscara.
:: O tempo bom também marcou o retorno dos barcos de turismo pelo Guaíba. Proibida desde março, a atividade foi liberada em outubro mas as últimas semanas foram dedicadas a treinamento e elaboração de protocolos sanitários.
:: Todos os níveis de ensino estão autorizados a retomar as aulas presenciais na Capital. As liberações desta terça são para as séries finais do ensino fundamental, 1º e 2º anos do ensino médio e educação especial.
:: Pesquisa do instituto RealTime Big Data, divulgada pela CNN Brasil, aponta liderança de Manuela D’Ávila (PCdoB) na eleição para a Prefeitura de Porto Alegre. Assim como em levantamentos anteriores, a disputa pelo segundo lugar está acirrada: Nelson Marchezan Júnior (PSDB) tem 13%, e José Fortunati (PTB) e Sebastião Melo (MDB) têm 12% de intenções de voto cada. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
:: Azul e governo do Estado negociam ampliação de voos no Interior. Canela, Santa Cruz do Sul e Vacaria podem receber rotas comerciais a partir de 2021.
:: Equipe de TV foi agredida em SC durante reportagem sobre restrições na pandemia. Banhos de mar e prática de exercícios estão liberados, mas a permanência nas praias não é permitida pelas autoridades locais.
:: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa a divulgar semanalmente informações sobre o plantio e a colheita das principais culturas anuais no país. O “Progresso da Safra” e os demais avanços no sistema de levantamento de dados da agropecuária brasileira serão apresentados na abertura da Safra 2020/21 de grãos na Região Sul, que ocorre em Porto Alegre. A nova ferramenta da Conab vai balizar o andamento da safra no país, permitindo que o setor tenha dados atualizados para tomar decisões sobre as culturas com mais agilidade.
Feiras e Eventos na Serra Gaúcha
Após um longo período de tratativas junto ao Governo do RS e entidades representativas do setor, o Festuris Gramado está confirmado e autorizado para acontecer de 5 a 8 de novembro. A feira de negócios turísticos será a primeira da América Latina a ser realizada no formato presencial desde o início da pandemia. O evento contará com uma série de protocolos e terá a segurança sanitária como um de seus motes.
Feira Zero Grau 2020 em Gramado
A feira Zero Grau 2020, realizada pela Merkator Feiras e Eventos, terá edição presencial confirmada entre os dias 16 a 18 de novembro de 2020, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha. O evento voltado para a indústria de calçados foi confirmada mediante protocolos e regras. A confirmação dada pela Merkator Feiras e Eventos está amparada no decreto de número 55.240, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de 29 de setembro de 2020 e vai buscar atender protocolos e regras que visam a prevenção e propagação de contagio por Covid-19.
Sebrae RS e FIERGS confirmaram a realização da Mercopar 2020 – Feira de Inovação Industrial nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul /RS. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online.
A Festejar Gramado – feira de negócios voltada ao setor de eventos, realiza edição 2020 em formato híbrido e multi hub, dividindo atividades presenciais e online através do Fórum de Ideias e Conexão Festejar. A edição presencial da 5ª Festejar Gramado acontece nos dias 8 e 9 de dezembro no Recreio Gramadense ( Rua Garibaldi, 328 – Centro ), em Gramado / RS.
Natal Luz em Gramado
Natal Luz em Gramado 2020 / 2021 acontece entre 22 de outubro de 2020 a 30 de janeiro de 2021.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.
Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.