. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 6 de dezembro de 2023
Previsão do tempo: O dia vai começar com sol, mas depois chove. E bastante – o Inmet emitiu alerta de temporais para o estado. Na capital, o volume de chuva deve atingir 40 milímetros, 33% do esperado para o mês. A temperatura deve variar entre 20ºC e 27ºC.
Após três meses, ciclovia da Ipiranga segue interditada
Fechada desde o dia 6 de setembro, uma das principais vias para o deslocamento de ciclistas na capital vai seguir sem bicicletas por tempo indeterminado. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o estudo geotécnico necessário para avaliar as causas do desmoronamento dos taludes está sob a responsabilidade do DMAE e deve ficar pronto apenas no início de fevereiro, e não mais em dezembro, como era previsto. Só depois será possível identificar as medidas necessárias para a reconstrução das partes erodidas depois das fortes chuvas que atingiram a cidade neste ano. Vale lembrar que em julho uma parte da pista próxima ao Planetário já havia sido bloqueada.
A prefeitura espera liberar alguns trechos em até 30 dias. Até lá, a orientação é que os ciclistas dividam as calçadas com os pedestres. Ao menos um dos segmentos afetados foi construído a partir de uma contrapartida de uma construtora, estratégia que vem sendo utilizada de forma recorrente pela prefeitura desde 2017, conforme mostrou a Matinal em março.
Porto Alegre tem em dezembro/23, 79,91 km de malha cicloviária e uma promessa da gestão Melo de chegar a 100 km até o final de 2024. Para atingir a meta, o executivo vai ter que acelerar o ritmo, já que, no primeiro semestre deste ano, foram implementados apenas 2 novos quilômetros de ciclorrotas.
Janela partidária deve movimentar quase um quarto da Câmara dos Vereadores
De olho na eleição do próximo ano, ao menos 8 dos 36 integrantes da Câmara Municipal cogitam migrar para um novo partido entre os dias 6 de março e 6 de abril, período em que é possível mudar de sigla sem perder o mandato. Segundo apurou a coluna de Rosane de Oliveira, de GZH, entre os nomes que estudam o movimento estão Ramiro Rosário (PSDB), Mônica Leal (PP), Cassiá Carpes (PP) e Jessé Sangalli (Cidadania).
A insatisfação com os rumos do PP unem Mônica e Cassiá, mas ambos ainda não decidiram para onde vão. Jessé Sangalli disse estar descontente com a federação do Cidadania com o PSDB, mas também ainda não escolheu sua nova sigla. O caso de Rosário é o mais certo. O deputado que recentemente usou o ChatGPT para criar um projeto de lei vai para o Novo.
Nesta dança das cadeiras, quem deve deixar o Novo é Mari Pimentel. À Matinal, a vereadora confirmou a possibilidade: “O Novo adotou uma bandeira muito próxima ao PL. A gente não se mostrou liberal e ficou muito mais como um ‘puxado’ do PL. O lado liberal, que é meu perfil, está diminuindo. É nessa perspectiva que eu reavalio. Mas ainda não falei com outros líderes partidários”.
Detentos denunciam condições insalubres em nova penitenciária
Em apenas uma semana de funcionamento, a Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC) II já tem relatos de acúmulo de lixo, comida estragada e higiene precária. Na segunda-feira, representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública vistoriaram o local. Às autoridades, os detentos disseram que precisaram jogar restos de comida pelas grades, no pátio, pois não receberam sacos e nenhum tipo de assistência para manter as celas limpas. Houve relatos de banheiros entupidos de comida e sujeira na sala de espera dos visitantes.
Os presos também reclamaram de calor, situação agravada pela ausência de tomadas para ventiladores. A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e a Susepe disseram que a penitenciária está funcionando dentro da normalidade e a ausência de tomadas é uma estratégia de enfrentamento do crime organizado.
A juíza Sonali da Cruz Zluhan, que esteve no local, criticou a medida: “É a falência total do Estado. Eles não conseguem bloquear sinal nem evitar que o celular entre (na cadeia), aí tiram as tomadas. Imagina o calor, eles estão enlouquecidos lá dentro”. A PEC II foi inaugurada em 27 de novembro e é considerada pelo estado a penitenciária mais moderna e eficiente do RS.
Biblioteca Pública anuncia mudanças
A Biblioteca Pública do Estado vai mudar o setor de empréstimos da entrada da rua General Câmara para o acesso principal, na rua Riachuelo. Segundo a diretora da instituição, Ana Maria de Souza, o objetivo é proporcionar mais conforto e estreitar a relação entre o público e o prédio histórico, restaurado recentemente. Com a mudança, vai ser possível retirar livros também aos sábados – até agora, a entrada da antiga Rua da Ladeira funcionava apenas de segunda a sexta. No antigo setor de empréstimos será aberta uma gibiteca.
A ideia, segundo a diretora, é que o local ofereça, além de uma grande coleção de gibis e revistas em quadrinhos, um ambiente para oficinas e debates. A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Para se associar é preciso apresentar comprovante de residência e documento de identificação com foto, além de pagar uma taxa única de 10 reais.
Primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) do país
Porto Alegre faz história ao lançar o primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) do país. Financiado pelo Ministério do Esporte e com apoio adicional da prefeitura, o programa irá oferecer, sem custo, treinamentos para meninas de 13 a 17 anos nos campos da Orla, a partir de 4 de janeiro. Com um investimento de mais de 200 mil reais, a iniciativa vai disponibilizar o equipamento necessário e profissionais de educação física para promover atividades três vezes por semana, em turno inverso ao escolar. As inscrições para as 120 vagas estão abertas até 14 de dezembro, priorizando estudantes das redes municipal e estadual.
Participantes do Seleção Colorada vivem um dia de craque no Beira-Rio
Pisar no gramado de um grande estádio é o sonho de muitos apaixonados por futebol. Imagine, então, viver todo o ritual clássico que engloba uma partida: reunir todo o time, ir até o vestiário, vestir o uniforme, alinhar a estratégia de jogo, atravessar o túnel e se ver diante de um Gigante. Essa foi a sensação vivida pelos 200 participantes da 4ª edição do Seleção Colorada, que aconteceu no sábado (2) e domingo (3) no Estádio Beira-Rio.
Realizado desde 2019, o Seleção Colorada proporciona uma experiência inesquecível a todos que têm a oportunidade de participar do evento. Nele, os jogadores tiveram direito a uniformes personalizados e apoio de torcida formada por família e amigos (mais de 800 pessoas). No momento mais esperado, os participantes puderam jogar durante 50 minutos com narração e arbitragem profissionais. Na edição, participação especial do ex-jogador Tinga como técnico.
“Eventos como o Seleção aproximam ainda mais o público e o torcedor do Beira-Rio, que é um espaço ímpar na capital. É uma alegria para nós criar memórias marcantes na vida de cada um que participa dele”, comenta Paulo Pinheiro, CEO da BRIO, empresa parceira do Sport Club Internacional na gestão do Estádio.
Sesc Mesa Brasil celebra marca de 19 milhões de quilos de alimentos distribuídos em Porto Alegre e região
Programa Sesc Mesa Brasil comemorou 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul em evento na terça-feira, 05 de dezembro, em Porto Alegre. A iniciativa foi lançada em novembro de 2003 no Estado e, formando uma rede de solidariedade que liga parceiros doadores e entidades assistenciais, arrecadou e distribuiu mais de 19 milhões de quilos de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre e na Região Metropolitana. O dado compilado das duas décadas de atuação foi apresentado no encontro realizado no Sesc Alberto Bins, que reuniu parceiros e instituições beneficiadas pelo Programa.
Além de Porto Alegre, o Sesc Mesa Brasil tem polos em Rio Grande, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Lajeado, Erechim e Ijuí que atendem, no total, mais 76 municípios de abrangência. Uma equipe formada por assistentes sociais, nutricionistas, motoristas e auxiliares administrativos e de carga e descarga torna possível o programa, que tem a finalidade de minimizar os impactos da fome, combater o desperdício, realizar ações educativas e mobilizar parceiros. Presente, também, em outros estados, o Mesa Brasil é a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina e o único projeto do Rio Grande do Sul filiado ao Global FoodBanking Network.
Apenas em 2023, até novembro, o programa coletou e distribuiu mais de 905 toneladas de alimentos em Porto Alegre e Região Metropolitana, beneficiando 409 instituições sociais e 14 aldeias indígenas. Foram realizadas, ainda, 135 ações educativas, entre oficinas, palestras e orientações com foco no combate ao desperdício de alimentos, com participação de 2.190 pessoas.
Chocolataria Gramado abre sua segunda loja em Porto Alegre
A Chocolataria Gramado inaugurou no último final de semana uma loja no Shopping Pontal. É a segunda unidade da marca em Porto Alegre. A outra está localizada no Shopping Total.
O ano de 2023 foi de expansão da Chocolataria, que inaugurou três lojas, sendo uma na charmosa avenida Borges de Medeiros, em Gramado, outra no Estação Campos de Canella e, agora, no Shopping Pontal. Além disso, a empresa possui lojas em Nova Petrópolis, Canoas e Cachoeirinha, e uma segunda unidade em Gramado que será aberta até o fim do ano.
O diretor Fabiano Contini destaca que, além dos tradicionais chocolates, a Chocolataria Gramado sempre apresenta novidades, receitas diferenciadas e sabores especiais. “Nossa qualidade, aliada a isso, tem conquistado nossos clientes”, destaca ele que, desde o primeiro semestre do ano, recebe cadastro de interessados na franquia.
Gatzz Dinner Show faz ação social e leva magia do Natal para Oásis Santa Ângela
Conhecido como a Broadway da serra gaúcha com espetáculos fantásticos e emocionantes, o Gatzz Dinner Show entrou na vibração natalina e realizou uma ação especial no Oásis Santa Ângela, de Canela.
Na última semana, os talentosos artistas que interpretam o show “Simplesmente Natal” foram até o asilo levar uma boa dose de carinho e amor aos velhinhos, através de momentos de atenção e boas conversas.
Durante a visita, o elenco e os representantes do Gatzz Dinner Show também entregaram uma doação de produtos de higiene e limpeza para as irmãs que administram o Oásis Santa Ângela. “Promover ações sociais com um olhar de ternura e sensibilidade para as pessoas da nossa comunidade que realmente precisam faz parte do nosso propósito. Esta não é a primeira vez que realizamos e continuaremos fazendo”, afirmam os empresários da família Scur Dataleia, proprietários do empreendimento.
Fundado em 1972, o asilo Oásis Santa Ângela tem o objetivo de promover condições de vida digna para idosos necessitados, dependentes e independentes, auxiliando no desenvolvimento de suas potencialidades e oferecendo cuidados especiais de saúde, bem-estar espiritual e social.
Empresários destacam importância social da desoneração da folha de salários
A importância da continuidade da política de desoneração da folha de pagamentos para os 17 setores econômicos que mais empregam no Brasil foi tema de reunião realizada no dia 4, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre/RS. O encontro teve a presença de entidades setoriais que representam os segmentos desonerados e deputados da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista.
Na oportunidade, o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, ressaltou que os setores hoje desonerados contribuem, diretamente, com mais de 9 milhões de empregos no País. Somente no setor calçadista, contando a cadeia produtiva integrada, são mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.
“O veto presidencial à continuidade da medida, aprovada com ampla maioria no Congresso Nacional, surpreendeu o setor calçadista. Agora, contamos com os parlamentares para a derrubada do veto e o restabelecimento da segurança jurídica para a atividade”, destacou.
Segundo ele, diferentemente do que alegam os contrários à política, os setores desonerados apresentaram mais que o dobro de crescimento em emprego, em comparação aos segmentos reonerados, entre 2018 e 2022 (crescimento de 15,5% ante 6,8% no período). “Além disso, com uma possível reoneração, teremos pressão sobre custos e, consequentemente, sobre a inflação”, acrescentou o executivo, ressaltando que, somente para o setor coureiro-calçadista o impacto seria uma carga tributária extra de mais de R$ 700 milhões por ano. Já no emprego, o impacto seria de cerca de 20 mil postos perdidos em um ano.
A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Giro de Notícias
- Relatório final das CPIs da Educação é aprovado sob controvérsias. Com quatro votos contrários em cada uma das comissões, os vereadores apontaram superficialidade e favorecimento ao governo Melo.
- Coração da administração do RS, o Centro Administrativo Fernando Ferrari poderá ser interditado caso a finalização do PPCI atrase mais do que o previsto.
- Passagem do Catamarã vai subir de 15 para 16,85 reais. O reajuste faz parte da revisão de tarifa que acontece a cada cinco anos.
- Reportagem de GZH evidencia a arquitetura hostil de Porto Alegre, que afeta pessoas em situação de rua.
- Deputados estaduais aprovam projetos do executivo que reestruturam as carreiras da Polícia Civil, Brigada Militar e Bombeiros.
- O Piratini liberou 4,83 milhões de reais para 3.968 famílias atingidas por desastres naturais, totalizando 14,5 milhões de reais até agora.
- A prefeitura de Santa Maria lançou o edital da licitação para a construção do memorial em homenagem às vítimas da tragédia da Kiss.
Espaço Brasil 21
Casos de infecções por HIV e Aids aumentam no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o aumento das infecções por HIV e Aids continua sendo um desafio de saúde pública. De 2020 a 2022, houve um crescimento de 3% nos casos de infecção pelo HIV, passando de 2.836 notificações para 2.920 no ano passado. De acordo com o Boletim Epidemiológico do HIV e da Aids 2023, o estado está na sexta posição de maior índice no país, com 23,9 casos por 100 mil habitantes.
Em relação ao índice de mortalidade, o Rio Grande do Sul lidera com 7,3 mortes por 100 mil habitantes, superando a média nacional de 4,1. Em 2022, o estado registrou 1.130 mortes com a Aids como causa básica notificada. Os dados do boletim vão até o dia 30 de junho de 2023, cobrindo assim apenas o primeiro semestre do ano.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, a situação epidemiológica do HIV/Aids está ligada a desigualdades sociais e a permanência de estigmas e preconceitos a respeito da doença. O médico infectologista Hemerson Luz também atribui a desinformação de como o HIV é transmitido, quais os primeiros sintomas e locais de testagem ao aumento das transmissões.
“Além do próprio preconceito e esses acessos que podem ter uma relação direta com as condições sociais, sabemos que as pessoas em estado de vulnerabilidade, ou mesmo que estejam com menor acesso ao poder aquisitivo têm uma menor possibilidade de alcançar esses fatores preventivos”, avalia.
De acordo com os Indicadores e Dados Básicos do HIV/AIDS nos Municípios Brasileiros, ao todo, em 2023, foram contabilizados 1.206 casos de Aids no estado. Sendo 706 homens, 500 mulheres, 10 em crianças menores de 5 anos e 91 jovens de 15 a 24 anos de idade.
Índice de infecção nos municípios
Porto Alegre é a capital que registrou o maior índice em um levantamento entre os dados de 2018 a 2022, que leva em consideração as taxas de detecção na população geral, mortalidade e registros em menores de cinco anos de idade.
Em relação aos 100 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, com base no mesmo índice composto para o período (2018-2022), o Rio Grande do Sul tem seis cidades representadas: Canoas na 2ª posição, Gravataí em 7º, Novo Hamburgo em 33º, Bagé em 44º, Pelotas em 64º e Passo Fundo em 81º.
Prevenção
As principais ações de combate ao HIV no Rio Grande do Sul incluem:
- Ampliação da testagem rápida para HIV.
- Disponibilização da profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV.
- Tratamentos efetivos para controlar a carga viral e tornar o HIV indetectável, prevenindo a transmissão.
- Além disso, o estado implementa estratégias como o Projeto Geração Consciente, uma iniciativa colaborativa focada na educação sexual e reprodutiva de jovens estudantes, em parceria com a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Educação, Unesco, Unaids e o programa RS Seguro.
Dezembro Vermelho
Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul lançou uma campanha de prevenção e diagnóstico do HIV/Aids para redes sociais e rádios. A iniciativa destaca a importância da testagem regular, do uso de preservativos e gel lubrificante, além de encorajar o acesso às profilaxias disponíveis.
A campanha enfatiza a necessidade de diagnósticos precoces e tratamento imediato, visando preservar a vida e alcançar carga viral indetectável para evitar a transmissão do vírus e faz parte do Dezembro Vermelho, uma mobilização nacional na luta contra o HIV, Aids e outras ISTs, instituída no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro.
Espaço Sortimento
Prefeitura de Porto Alegre vai pavimentar área do Anfiteatro Pôr-do-Sol visando arrecadar com a locação para shows
Depois de quatro anos sem receber eventos, o Anfiteatro Pôr-do-Sol voltou a abrigar atividades culturais. O Festival Turá reuniu 20 mil pessoas nos dias 18 e 19 de novembro, mas a prefeitura argumenta que o local não é atrativo para locação. Ao menos não da maneira como está, e nem na época em que a concha acústica ainda não estava em ruínas. Os planos do município envolvem uma ampla área pavimentada para receber megaeventos — e não de gramado, como é hoje.
O parque Harmonia, do outro lado da avenida Edvaldo Pereira Paiva, vai ter um destino parecido. Agora, entidades ambientais pedem a preservação da concepção original do anfiteatro, evitando que se repita no local o que ocorreu no parque vizinho, onde foram derrubadas 400 árvores. Para o grupo, é importante que as atividades culturais estejam “em harmonia com gramados, arborização atual e mata ciliar”, valorizando a integração entre a paisagem natural e a população de Porto Alegre.
A prefeitura de Porto Alegre no desespero para aumentar a arrecadação e beneficiar um grupo de empresários está entregando áreas públicas e devastando o meio ambiente em prol de interesses econômicos. A sustentabilidade não está na pauta da atual gestão do emedebista Sebastião Melo. No foco do empregado público estão dinheiro e privilégios para determinados grupos.
MP notifica GAM 3 para apurar novos danos no Parque Harmonia
A GAM3 Parks, consórcio responsável pelas obras no Parque Harmonia, foi notificada mais uma vez sobre possíveis danos ambientais ao local. O MPRS busca esclarecimentos sobre “novas supressões de vegetação” documentadas pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá). No inquérito, o representante do instituto, professor Paulo Brack, pede especial atenção às más condições da vegetação no entorno da área verde conhecida como Reservinha.
Brita e entulho ferem a base de diversas árvores, o que não só danifica a vegetação como destrói o habitat da fauna do local. Não é a primeira vez que a situação é denunciada às autoridades: em julho, as obras chegaram a ser suspensas, mas foram retomadas pouco depois. O Ingá pede ao Ministério Público que as obras prejudiciais à vegetação do local sejam suspensas e que a concessionária seja responsabilizada pela ausência de licenciamento ambiental. Procurada por GZH, a GAM3 informou que mantém uma equipe focada na manutenção e preservação dos arredores da Reservinha.
Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre
- Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 : preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
- Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
- Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.
- A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir a Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro do empresários numa concessão pública, é fundamental. Pense antes em quem votar e para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e população ou para um seleto e pequeno grupo de privilegiados.
- Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.
Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público
Após ‘entregar’ parte do Parque Harmonia, espaço público e meio ambiente localizado no Centro da Capital gaúcha, para exploração comercial e devastação da vegetação por parte da GAM3, a Prefeitura de Porto Alegre, através do Prefeito Sebastião Melo (PMDB), faz mais uma gentileza à uma elite, ao privatizar a Carris por valor abaixo de mercado e repassar a concessão de linhas por 20 anos ao preço simbólico de R$1,00. Enquanto isso, o cidadão é penalizado com aumento do IPTU. Pense nisso, na próxima eleição.
LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada