Giro de Notícias Rio Grande do Sul : terça-feira, dia 10 de agosto de 2021

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : terça-feira, dia 10 de agosto de 2021

O TEMPO E A TEMPERATURA: tempo instável predomina na Região Sul, na quarta-feira (11)

Nesta quarta-feira (11), o tempo segue instável entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, onde há previsão de céu encoberto, ventos moderados e chuva intermitente. As temperaturas diminuem bastante em toda a Região Sul, com chances de geadas na fronteira sul gaúcha.

A temperatura pode ficar entre 0 e 27 graus. Já os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%. As informações são do Somar Meteorologia.

Crédito para pescadores artesanais e produtores rurais

Reunião busca formas de viabilizar linha de crédito para o setor pesqueiro do município
Na sexta-feira (06/08), o Vice-Prefeito Flavinho Corso juntamente com o Secretário de Pesca e Agricultura Sid Souza, receberam a visita dos representantes de instituição financeira cooperativa.

Na oportunidade, foi debatido formas de viabilizar linha de crédito para pescadores artesanais, além de oportunizar financiamento para proprietários de lotes no Distrito de Estância Velha, Zona Rural do município. O crédito rural tem como objetivo contemplar produtores locais, visando o desenvolvimento do turismo ecológico e rural na região.

Copa Truck no Autódromo Internacional de Tarumã

O Autódromo Internacional de Tarumã volta a receber a Copa Truck após quase quatro anos. O tradicional e veloz circuito localizado na cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, será o palco da quinta etapa da temporada 2021 no domingo, 15 de agosto, com transmissão pelo canal oficial da categoria no YouTube.

As atividades de pista começam na sexta-feira (13.08) com os dois primeiros treino livres. No sábado (14.08), a classificação para definição do grid de largada acontece às 14 horas. No domingo (15.08), as largadas estão marcadas para as 14h05 e 14h35 – lembrando que não há intervalo entre as duas largadas, uma vez que os caminhões invertem as oito primeiras posições no grid da segunda prova em movimento.

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. A última visita de uma das maiores competições de caminhões do planeta ao circuito gaúcho aconteceu em 2017. Na ocasião, a pole position foi de Danilo Dirani, que venceu também a primeira corrida; na segunda disputa, o vencedor foi Witold Ramasauskas.

O campeonato segue disputado. Wellington Cirino lidera a disputa com 127 pontos, apenas três à frente de seu companheiro de equipe André Marques, vencedor de duas das quatro corridas disputadas em Cascavel (PR) nas duas últimas etapas do Oeste Paranaense. Felipe Giaffone é o terceiro, somando 103 pontos. Paulo Salustiano (90), Roberval Andrade (87), Beto Monteiro (85), Valmir Benavides (76), Luiz Lopes (74) e Danilo Dirani (69) fecham os dez primeiros na tabela geral do campeonato.

Vacina, sim!

A vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre chega ao público de 25 anos e ao de 24, na quarta-feira (11.08). A primeira dose é aplicada em 12 unidades de saúde, além de dois pontos de drive-thru: no BarraShopping e no Bourbon Wallig.

Conceição confirma duas mortes relacionadas ao surto de Covid-19

Surto de Covid-19 no Hospital Conceição, provavelmente causado pela variante Delta do coronavírus, resultou na morte de dois pacientes que estavam internados na instituição. Uma mulher de 58 anos e um idoso de 78 faleceram após complicações da doença, com a qual tiveram contato no hospital. Ambos já haviam sido vacinados, sendo que o homem tinha completado o esquema vacinal. Ao todo, foram registrados 54 casos de Covid no Conceição, sendo 15 de funcionários e 39 de pacientes. Ao Jornal do Comércio, o presidente da Associação dos Servidores do GHC e diretor do SindiSaúde/RS, Arlindo Ritter, criticou o que considerou um afrouxamento das medidas de prevenção ao contágio no hospital. “Internaram pacientes com isolamento de contato (KPC, enterobacter, acinetobacter) e respiratório (Covid-19). Desastre anunciado”, afirmou. Em razão do surto, as visitas estão suspensas e as cirurgias eletivas foram adiadas. Com o avanço da nova cepa, a tendência de queda nas internações deu lugar a estabilidade nos indicadores do Estado.

Comitê reforça necessidade de cuidados com a Delta

O surto no Conceição, além de outro recente no Vila Nova, já controlado, motivou o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 a reiterar a necessidade das medidas de prevenção, além de enfatizar a importância de se completar o ciclo vacinal. Documento do grupo cita que a estimativa para a imunidade populacional ante uma variante mais transmissível como a Delta seja de 90% – índice que só deve ser alcançado próximo ao fim do ano no RS. Também reforça o cuidado em ambientes escolares. O avanço da nova cepa pode estar por trás da estabilidade nas internações no RS nos últimos dias, indicador que vinha caindo. Aliás, se você tem dúvidas quanto à Delta, vale ler este texto da Folha de S.Paulo. Com a vacinação mais adiantada em relação à média nacional, Porto Alegre alcançou ontem a marca de 50% da população adulta vacinável com as duas injeções recebidas. Até o início da noite, quase 560 mil pessoas já estavam nessa situação. Além disso, 80% dos maiores de 18 anos já foram vacinados com a primeira dose.

Presidente da Corsan foi multado pela CVM por negligência em prestações de contas

Em abril de 2019, o governo Leite indicou para presidir a Corsan o advogado e administrador Roberto Barbuti, com a promessa de trazer um quadro “técnico” à estatal, dirigida por políticos nas gestões anteriores. Na época da nomeação, porém, o novo presidente da companhia de saneamento negociava um termo de compromisso com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão federal responsável por fiscalizar o mercado de capitais brasileiro. O motivo: uma série de prestações de contas irregulares entregues ao órgão por Barbuti entre os anos de 2010 e 2012, período em que geria fundos de investimento na Santander Seguros.

Além de Barbuti, outros quatro executivos do Santander mais o banco foram denunciados – no total, os seis acusados somaram 245 irregularidades contábeis. Em nota enviada ao Matinal, o governo do Estado disse estar ciente do processo sancionador na CVM à época da nomeação de Roberto Barbuti. Respondeu que o caso não se referia a “suspeitas de favorecimento, corrupção ou ato de má-fé” e sim a “atraso na entrega de relatórios burocráticos, que envolviam o banco Santander”.

Não foi bem assim. Segundo o parecer do órgão fiscalizador, os demonstrativos não estavam irregulares por atraso. Estavam incompletos, trocados, não tinham os pareceres de auditoria independente ou sequer foram entregues, entre outras violações às exigências legais.

Pesquisa dimensiona prejuízos na aprendizagem de estudantes gaúchos

Depois de um longo período com as portas fechadas e um sistema remoto cheio de obstáculos, estudantes dos anos finais do ensino fundamental deixaram de aprender cerca de 30% do que deveriam ter aprendido em português e matemática. É como se os alunos estivessem parados em 2019, afirma o estudo da Fundação Lemann na sua projeção mais otimista. Os piores cenários apontam para um retrocesso que pode chegar até quatro anos nos níveis de aprendizagem, caso as escolas sigam fechadas, e ensino siga exclusivamente no sistema remoto. O problema se agrava entre os alunos negros, de famílias com renda até um salário mínimo e que vivem nas periferias ou áreas rurais.

Prefeitura lança diretrizes de seu projeto de revitalização do Centro

O tão falado “banho de loja” que o prefeito Sebastião Melo (MDB) mencionou diversas vezes em sua gestão em referência ao Centro de Porto Alegre começou a tomar forma na segunda-feira (09.08). Batizado de Centro+, o projeto de revitalização da região foi apresentado e inclui a restauração de espaços na parte histórica. A intenção da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos é tornar a área um atrativo turístico e econômico. Uma das propostas é dobrar o limite máximo de altura de edifícios, passando dos atuais 52 metros para 104 metros, uma mudança que, conforme Melo em entrevista ao Jornal Já, “irá vitaminar” o Centro, garantindo mais capacidade de investimentos.

Flash News Rio Grande do Sul

Em Brasília, a comissão especial da Câmara aprovou relatório que é favorável à proposta que cria o chamado “distritão” nas eleições. O texto, que seguirá para o plenário, foi aprovado por 22 votos a 11. Quatro deputados gaúchos presentes na comissão, três foram contrários e um a favor. Fiscalize os parlamentares que você elegeu e empregou.

Atendendo a pedido do Ministério Público Federal depois que a Polícia Federal não identificou crimes, a investigação sobre venda de ações do Banrisul, em 2018, foi arquivada.

A nova sede da Secretaria de Segurança Pública será em um prédio localizado no bairro Tristeza, na Zona Sul da Capital. O local passa por reformas e não há prazo para a mudança.

Decisão da 10ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre determinou que o “Esqueletão” seja desocupado em 30 dias. Ao menos oito famílias moram no local, que também abriga 13 estabelecimentos em atividade.

A Prefeitura de Porto Alegre propôs a reestruturação do Demhab. A proposta da administração de Sebastião Melo começou a tramitar na Câmara e prevê, entre outras coisas, a criação de funções gratificadas.

As vendas de Dia dos Pais cresceram mais de 30% na Capital. O Sindilojas e a CDL apontaram em seus levantamentos índices similares na comparação com o ano passado.

Porto Alegre licenciou mais de 6,4 mil novos negócios entre janeiro e julho de 2021. O número já é 5,9% maior que o total dos 12 meses de 2020.

Quem aí nunca se incomodou com as ligações de telemarketing? Dois em cada 10 gaúchos que cadastraram o bloqueio seguem recebendo este tipo de chamada.

A Seduc abriu processo para a contratação temporária de 4 mil professores. Os docentes atuarão em escolas de todo o RS e deverão lecionar as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A Promob, empresa que atua no setor moveleiro, está com 50 vagas de emprego abertas no RS. Os postos são para duas unidades localizadas na Serra Gaúcha e os salários chegam até 15 mil reais.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen

Sortimentos.com Eventos e Feiras no Rio Grande do Sul

Erro de RSS: https://sortimentos.com.br/tem/rio-grande-do-sul/feed/ is invalid XML, likely due to invalid characters. XML error: XML_ERR_NAME_REQUIRED at line 1, column 2