Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 11 de outubro de 2023

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Giro de Notícias

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 11 de outubro de 2023

Previsão do tempo: Não há jeito de o tempo firmar. A chuva volta hoje, com possibilidade de temporais em todo o território gaúcho. A temperatura oscila de 17°C a 24°C em Porto Alegre.


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Prefeitura não ajuda comunidade a reabrir creche danificada em enchente

Deixados à própria sorte pela prefeitura, moradores do bairro São José resolveram unir esforços para salvar por conta própria uma escola comunitária que atende gratuitamente 78 crianças da comunidade. Fundada por iniciativa da população há 35 anos, a Escola de Educação Infantil Acomur foi duramente atingida pela enchente do mês passado: a enxurrada fez uma cratera se abrir sob o refeitório. Laudo da Defesa Civil indicou que o estabelecimento não poderia continuar em funcionamento naquelas condições, por risco à segurança. A suspensão das atividades ocorreu em 18 de setembro, deixando as crianças sem escola e os pais sem alternativa de atendimento.

A educação infantil é responsabilidade municipal, mas a prefeitura de Porto Alegre não oferece vagas suficientes em sua rede. Neste ano, 6 mil matrículas foram barradas por falta de vagas. Para minimizar a carência, o município firma convênios com creches comunitárias como a Acomur, que recebe dos cofres públicos 600 reais ao mês por criança. Com esse repasse, precisa cobrir todas as despesas, que incluem alimentação e salários.

Levando em consideração que a Escola Acomur presta um serviço ao município e o contexto de auxílio do poder público às vítimas das chuvas, o presidente da instituição, Luiz Fernando Fagundes, bateu à porta da prefeitura para buscar recursos para as obras de reparação, orçadas em 21 mil reais. O governo municipal deu-lhe as costas, informando que o problema não é da sua alçada: “Eles não arcam com manutenção”, lamenta Fagundes. Procurada pela Matinal, a prefeitura justificou sua posição com a alegação de que não pode se responsabilizar por obras em escolas conveniadas e que não há subsídio público para consertos.

Além de não ajudar, a prefeitura, por meio de um de seus braços, o Dmae, ainda propôs que a escola permaneça fechada para sempre. Em visita à escola, técnicos do departamento sugeriram que a Acomur fosse demolida, por “ter sido construída sobre um córrego”, o que é irregular. Abandonados pelas autoridades, os moradores do bairro São José estão tentando levantar fundos eles próprios para salvar a escola – e assegurar o direito das crianças à educação.

RS caminha para déficit de 10 mil professores no Fundamental e no Médio

Está em queda a produção de um dos pilares mais importantes para o futuro do Rio Grande do Sul. Conforme estudo do Sesi-RS, o estado está falhando na formação de professores para a educação básica e deve deixar a próxima geração de crianças e adolescentes submetida a um déficit superior a 10 mil profissionais. Como a população jovem está em queda, haverá menos necessidade de docentes no futuro, mesmo assim o RS deve fracassar em desenvolver os profissionais necessários. Conforme as projeções do estudo “Apagão de Professores: Uma Análise dos Impactos da Oferta de Docentes no RS”, a demanda será de 94,1 mil profissionais em 2040, mas a tendência é que só existam 83,7 mil disponíveis.

As safras de professores serão menores devido à falta de atratividade da profissão. Só entre 2020 e 2021, a queda de novos ingressantes nas licenciaturas foi de quase 60% no estado. Algumas áreas preocupam mais, segundo o trabalho do Sesi: matemática, geografia e sociologia estão entre elas. No ano passado, um levantamento semelhante, feito em âmbito nacional, projetou um déficit de 235 mil professores no país em 2040.

Famílias resistem a remoção e buscam demarcação de quilombo

Em meio a propostas da prefeitura para que deixem a área, cerca de 20 das 100 famílias que vivem na Vila Caddie estão mobilizadas para permanecer e querem que o local seja reconhecido como quilombo. A comunidade, que se ressente de serviços públicos precários, fica ao lado do Country Club, baluarte das classes mais privilegiadas de Porto Alegre. Entidades que defendem os quilombolas atribuem a movimentação para removê-los a interesses imobiliários, o que é negado pela prefeitura.

Provocada pelo Ministério Público Estadual, a Justiça determinou, em 2020, que a prefeitura reassentasse as famílias, mas em março deste ano a Fundação Cultural Palmares aprovou a autodeterminação da Caddie como comunidade quilombola, abrindo caminho para o processo de certificação pelo Incra. O município tem oferecido indenizações para os moradores saírem, o que a Frente Quilombola do Rio Grande do Sul vê como uma ameaça aos que desejam o reconhecimento do quilombo.

Supermercado vai pagar 6,5 milhões de reais por caso de tortura

Um ano depois de dois homens serem torturados em um de seus depósitos, a rede de supermercados Unisuper fechou um Termo de Ajustamento de Conduta com a Defensoria Pública do Estado. A empresa terá de investir 6,5 milhões de reais em campanhas de conscientização, criação de ouvidoria, oferta de bolsas de estudo e distribuições de cestas básicas. O caso ocorreu em 12 de outubro do ano passado, em uma loja de Canoas.

Acusados de furtar um par de pacotes de picanha, dois homens foram conduzidos ao depósito do supermercado e espancados durante 45 minutos. Sete pessoas que trabalhavam no supermercado, incluindo um subgerente, foram indiciados por tortura. Inquérito policial concluiu que abordagens violentas como aquela eram frequentes no estabelecimento. Depois de assinar o TAC, a rede divulgou uma nota em que afirma estar comprometida com o respeito à vida e com valores éticos e morais. Em 2020, logo após o assassinato de João Alberto Freitas por dois vigilantes em uma unidade do Carrefour, a Matinal publicou uma reportagem mostrando que a atitude violenta dos seguranças não era um caso isolado na rede francesa.


LEIA MAIS : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada


Giro de Notícias

  • Com a interdição da ciclovia por causa das chuvas, as calçadas da Avenida Ipiranga passaram a ser palco de uma disputa entre ciclistas e pedestres.
  • Por falar em calçadas, reportagem do Correio do Povo mostra que pessoas com deficiências físicas e visuais encontram dificuldades para circular nos passeios públicos de Porto Alegre.
  • No Parque Moinhos de Vento, devem estar terminadas até o fim de novembro as obras das novas quadras esportivas. Serão quatro: beach tennis, futevôlei e duas poliesportivas.
  • A Campanha Nacional de Multivacinação começa neste sábado, com programação especial para as crianças. A abertura será na Esplanada da Restinga, às 10h, mas outras unidades da cidade também vão atender.
  • O fenômeno El Niño é apontado por especialistas como responsável pelo aumento das mortes de pinguins no litoral norte do estado.
  • Reportagem do Sul21 retrata a aflição da comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Euclides da Cunha, temerosa de que o fechamento temporário possa levar ao fim da instituição.

Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Giro de Notícias Rio Grande do Sul