Início » Rio Grande do Sul notícias : Bandeiras ‘Des’Controladas, Sebastião Melo multado por fake news, inquérito de morte no Carrefour e PIB gaúcho

Rio Grande do Sul notícias : Bandeiras ‘Des’Controladas, Sebastião Melo multado por fake news, inquérito de morte no Carrefour e PIB gaúcho

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News – Sortimento Giro de Noticias

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Notícias :

Bandeiras ‘Des’Controladas, Sebastião Melo multado por fake news, inquérito de morte no Carrefour e PIB gaúcho

Previsão do tempo: A chuva forte que derrubou árvores e provocou alagamentos em Porto Alegre deixou 245 mil pontos sem luz no domingo (13.12). A CEEE informou na manhã de segunda (14.12) que 80 mil clientes seguem sem energia. O tempo amanhece estável na Capital, com temperatura mínima de 19°C, e máxima de 27°C.

Bandeiras ‘Des’Controladas : Piratini define bandeira preta para duas regiões

Pela primeira vez, o Governo do Estado classificou regiões em bandeira na cor preto no modelo de distanciamento ‘des’controlado. É o nível que representa o risco mais alto de transmissão do coronavírus e foi definido para as áreas de Pelotas e Bagé na classificação prévia. O mapa definitivo será conhecido na tarde de segunda-feira após a ‘avaliação’ – leia pressão, de cinco pedidos de reconsideração, vindos de regiões vermelha e preta.

Onde for confirmada a inédita bandeira preto, apenas serviços essenciais estarão autorizados a funcionar com 100% das equipes. Restaurantes só poderão operar como telentrega ou pegue e leve, e aulas presenciais serão proibidas em praticamente todos os níveis de ensino. Não confundir com lockdown.

À GZH, as prefeituras de Pelotas e Bagé informaram que pediram a reavaliação. Na quinta, a prefeita pelotense, Paula Mascarenhas (PSDB), já havia decretado o fechamento de serviços não-essenciais por cinco dias, desagradando empresários. Um deles é Luciano Hang, dono das lojas Havan que acabou autuado na sexta-feira por abrir uma unidade na cidade. Já a região da Serra, classificada na bandeira vermelho, afirmou que não iria recorrer para evitar piora nos indicadores e uma consequente bandeira preto na próxima semana.

O RS fechou o domingo com mais nove mortes por Covid-19 e quase 4 mil novos infectados, chegando a um total de 7.587 óbitos e 376.590 contaminados pelo coronavírus segundo a Secretaria Estadual da Saúde. A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 82,7% em todo o Estado. Já em Porto Alegre, o índice estava em 94,68% na noite de domingo (13.12)

Justiça aplica multa de 106 mil reais a Melo por divulgar pesquisa falsa

O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e a coligação “Estamos Juntos Porto Alegre” devem pagar uma multa pela divulgação de pesquisa eleitoral falsa em redes sociais na véspera do segundo turno da eleição municipal. A juíza Gládis de Fátima Canelles Piccini determinou que o pagamento deverá ser de 106.410 reais e solicitou a apuração de eventuais crimes eleitorais pela Polícia Federal. As partes envolvidas ainda podem recorrer.

A sentença é sobre a representação feita ainda em 28 de novembro por Manuela D’Ávila (PCdoB), então adversária de Melo no segundo turno. Atribuída ao Datafolha, a pesquisa colocava o emedebista à frente e foi divulgada por veículos do Grupo Bandeirantes. O Datafolha, no entanto, informou não ter realizado nenhum levantamento em Porto Alegre. A Band então retirou o conteúdo falso do ar e, mais tarde, desculpou-se pelo ocorrido. Na ocasião, a campanha de Melo afirmou que apenas replicou a divulgação que saíra na imprensa e que, após a confirmação de que a pesquisa não era verdadeira, retirou o conteúdo do ar.

Polícia indicia seis por morte no Carrefour

Seis pessoas foram indiciadas pela morte por espancamento de João Alberto Silveira Freitas em 19 de novembro, no estacionamento do supermercado Carrefour. No inquérito concluído pela 2ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre foi acrescentado um quarto autor do homicídio, além de dois indiciados por participação no assassinato.

A investigação ainda atribuiu motivo torpe ao crime pelo racismo estrutural existente na sociedade, mas não encontrou provas de que a motivação foi racial. Além do ex-PM Giovane Gaspar da Silva, do segurança da empresa terceirizada Vector Magno Braz Borges e da fiscal do Carrefour, Adriana Alves Dutra, foram indiciados e tiveram a prisão solicitada mais um funcionário da companhia de vigilância, Paulo Francisco da Silva, por autoria do crime, e outros dois funcionários do hipermercado por participação, Kleiton Silva Santos e Rafael Rezende. Todos respondem por homicídio doloso (com intenção) triplamente qualificado.

PIB gaúcho reage no terceiro trimestre

Depois do tombo no segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul no terceiro trimestre trouxe um certo alívio para o fechamento do ano. De julho a setembro, o PIB teve alta de 12,9% em relação aos três meses anteriores, quando o indicador havia caído 13,7% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Os números foram divulgados na sexta pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE).

O RS teve uma reação maior do que a média do Brasil para o período, que ficou em 7,7%. Já no acumulado do ano, a queda no PIB do Estado chega a 8,6% ante 5% do País. Para o pesquisador do DEE Martinho Lazzari, os últimos meses do ano podem manter a recuperação, mas em ritmo menor. Na Bolsa, as 15 principais empresas do RS apresentaram resultado positivo, e 12 delas tiveram uma receita maior no trimestre perante mesmo período do ano passado.

Rio Grande do Sul Flash News

:: Câmara Municipal rejeitou sete projetos sobre transporte público propostos pela prefeitura de Porto Alegre. Os textos tramitaram em regime de urgência e não houve tempo para os debates nas comissões permanentes do Legislativo.

:: Liberação da nova ponte do Guaíba, no sentido Interior-Porto Alegre, foi adiada para segunda-feira. O Dnit informou que equipes passaram fazendo a instalação de placas e a pintura de sinalização.

:: Prefeitura de Porto Alegre tem até o fim de dezembro para concluir os pagamentos da Lei Aldir Blanc. O dinheiro que não sair dos cofres da cidade até o dia 31 voltará para o governo federal. Em Brasília, já há articulações para a ampliação do prazo.

:: Governo do Rio Grande do Sul regulamentou a lei que proíbe fogos de artifício com ruído acima de cem decibéis. A normativa já estará em vigor para as festas de fim de ano de 2020.

:: Para a Secretaria da Fazenda, se a manutenção das alíquotas de ICMS for rejeitada na Assembleia, haverá novo atraso na folha de pagamento e risco na adesão ao regime de recuperação fiscal. Para onde vai o dinheiro arrecadado com impostos ? O servidor público não recebe reposição da inflação e reajuste e os investimentos em estrutura não há. Então onde está o dinheiro após as negociações com o Planalto ? Outra situação : as isenções fiscais precisam ser públicas para a população avaliar a contrapartida. Deixar sobre sigilo, permite falas e suposição de benefícios desnecessários, ilícitos e para grupos.

:: Desembargadora federal negou pedido do MPF para suspender a concessão do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral. As propostas de interessados devem ser abertas na terça-feira.

:: Justiça notificou a prefeitura de Porto Alegre sobre a suspensão de eventos e shows. A administração municipal não está autorizada a permitir a abertura de espaços para espetáculos.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

ESPECIAL FIM DE ANO SORTIMENTOS.COM

Eventos programados e cancelados, dicas de moda, beleza, turismo, comportamento, decoração, gastronomia e bebidas. Confira no Especial Festas de Final de Ano de Sortimentos.com