Giro de Notícia Rio Grande do Sul : segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Sortimentos.com Giro de Notícia Rio Grande do Sul : segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Vacina, sim!

Porto Alegre continua a vacinar contra a Covid-19, na segunda-feira (16.08), pessoas com 22 anos. A primeira dose é aplicada em 12 unidades de saúde. Não há serviço de vacinação em drive-thru.

Desestatização da Carris avança

O projeto que autoriza a Prefeitura a desestatizar a Carris Porto-Alegrense, a maior operadora do transporte público da Capital, está cada vez mais perto de se viabilizar. Amanhã o vereador Felipe Camozzato (Novo), relator do projeto na Câmara de Constituição e Justiça (CCJ), irá apresentar seu parecer favorável à medida. O próximo passo é a votação na Câmara, onde o líder do governo, o vereador Idenir Cechim (MDB), acredita que entre na pauta em até 30 dias. Com a maioria dos parlamentares, a vitória do Executivo é dada como certa.

O último debate sobre o projeto que permite ao município alienar ou transferir a Carris, total ou parcialmente, ocorreu na quinta em uma audiência pública virtual. O encontro teve mais de 300 pessoas, entre parlamentares, trabalhadores da empresa e representantes do governo. Durante a reunião, a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, defendeu que os repasses à empresa, que somaram meio bilhão de reais em dez anos, poderiam custear outras áreas em benefício da cidade.

A Prefeitura aponta três modelos possíveis de desestatização. Um deles é a alienação da empresa, em que ônibus, imóveis e funcionários seriam absorvidos pela iniciativa privada. Outra opção é uma liquidação particionada, em que, após o processo, as linhas voltariam para o município e seria realizada nova licitação para os possíveis interessados. Um terceiro caminho é fazer um leilão de imóveis e um plano de demissão dos funcionários. A abertura de capital não é descartada, mas apenas se mais de 50% da empresa se tornasse privada.

Representante dos trabalhadores da Carris, Marcelo Weber, criticou a falta de transparência tributária da Prefeitura. “Hoje a Carris é prejudicada pela câmara tarifária, e isso não é dito”. E por fim desabafou que, em meio a pandemia, “foi a Carris que atendeu 23 linhas na Capital, que as empresas privadas não quiseram”. Líder da oposição na Câmara, Pedro Ruas (PSOL) acredita que o debate público precisa continuar. “Uma empresa pública não serve para dar lucro, por isso esse pensamento é falso. Ela serve para prestar um bom serviço”, defende.

O projeto de desestatização da Carris é um ponto de partida do pacote do Executivo sobre o transporte público. Ainda neste semestre, os vereadores devem analisar propostas reduzindo isenções, além redução gradual até a extinção do cargo de cobrador nos coletivos.

Engodo do transporte público na Capital – A crise na Carris, bem como em todo o sistema de transporte público, se intensificou depois da pandemia. O transporte público por ônibus na Capital gaúcha sofre um desmonte desde a gestão de Fortunati / Melo, quando ao anunciar nova licitação empresas concessionárias deixaram de investir em novos veículos, apesar do usuário pagar antecipado percentual na tarifa prevista para a renovação da frota. Na licitação, o aumento foi acima da inflação visando a aquisição de ônibus novos, modernos e mais confortáveis, Os ônibus novos não chegaram. O dinheiro arrecadado antecipadamente é ignorado. Onde está o dinheiro ? Para onde foi ? Para completar, a Câmara de Vereadores acabou sendo atuante na defesa dos direitos dos concessionários e aumentou a idade da frota, decisão na contramão da qualificação e do dinheiro já arrecadado. Os vereadores da Capital, em sintonia com o paço, são um exemplo significativo de omissão na apresentação, aprovação e debate de temas voltados à população. Já, quando o assunto privilegia determinados grupos e próprios, são ágeis, valentes e ferozes.

Café com Ideias On-line

O professor Daltro Lanner Monteiro vai ser o palestrante do Café com Ideias On-line, promovido pelo Sindilojas Caxias, na manhã do dia 27 de agosto (sexta-feira), das 9h30min às 10h15min, pela plataforma Zoom. Ele traz o tema “Como as emoções conduzem as vidas dos profissionais de sucesso”. Especialista em Consultoria Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Daltro Lanner Monteiro é um dos mais requisitados conferencistas de destaque no cenário nacional. Mestre em Educação pela PUCRS e formado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre (IPA) e pós-graduado em Gestão Escolar pela UCS, possui também a formação em Biopsicologia e Psicanálise.

O Café com Ideias On-line vai ser realizado pela plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas para associados do Sindilojas Caxias e devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/cafe-com-ideias-08-2021. Os 30 primeiros inscritos vão receber na empresa um kit especial preparado para acompanhar o Café com Ideias On-line.

Média móvel de mortes por Covid-19 segue em queda no RS

Depois de uma sequência de dias de alta na semana passada, o número de internações clínicas por conta da Covid-19 voltou a reduzir no Rio Grande do Sul, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde. A ocupação de leitos de UTI também, ficando abaixo da marca de 60% no domingo (15.08). A média móvel de óbitos caiu pelo 41º dia consecutivo, em paralelo ao avanço da vacinação, que já alcançou com uma dose quase 80% dos adultos do RS. Em âmbito geral, mesmo com a gravidade da pandemia diminuindo, especialistas acreditam que o coronavírus em algum momento passará da fase pandêmica para a endêmica, com surtos menores e, provavelmente, com sintomas mais leves. Por ora, vale lembrar, o uso de máscara segue importante mesmo em encontros familiares.

Ex-governadores devem continuar recebendo pensão

O governador Eduardo Leite (PSDB) sancionou o projeto que extingue a pensão vitalícia a ex-governadores do Rio Grande do Sul. Atualmente, nove ex-chefes do Executivo estadual e quatro viúvas recebem 30,4 mil reais dos cofres públicos por mês cada um. O texto extinguindo a pensão foi aprovado pela Assembleia Legislativa. A proposta extinguiu a benesse que estava em vigor desde 1979. No entanto, apesar da sanção, a tendência é que a Procuradoria-Geral do Estado confirme o direito adquirido dos ex-governadores e viúvas. O projeto que foi aprovado no Parlamento extingue a pensão, mas não trata da cessão do pagamento a quem já recebe. Pensando :os funcionários do executivo que tiveram perdas nas aposentadorias nos projetos aprovados na Assembleia podem recorrer na justiça para obter o mesmo entendimento/jurisprudência de direito adquirido ?

Consun decide propor destituição de Bulhões na UFRGS

O Conselho Universitário da UFRGS (Consun) decidiu propor a destituição do reitor Carlos Bulhões e da sua vice, Patrícia Pranke. O pedido será feito ao MEC, que tem a atribuição de acatar ou não, em data ainda indefinida. O revés de Bulhões ocorreu em reunião do colegiado na sexta-feira (13.08), onde, por 59 votos a sete, e cinco abstenções, o Consun optou por avançar no processo de destituição. O pedido é um desdobramento de uma reunião anterior do Conselho, em que foi aprovado relatório que apontava que Bulhões alterou a estrutura organizacional da UFRGS sem consultar o Consun. A reitoria emitiu nota afirmando que a decisão do conselho foi motivada por “questões ideológicas”. Bulhões foi nomeado reitor da UFRGS pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que ignorou o resultado da consulta à comunidade acadêmica, realizada no ano passado.

Flash News Porto Alegre

Chegou a 10 o número de mortes por Covid-19 no surto do Hospital Conceição. Ao todo, 107 pessoas – 74 pacientes e 33 funcionários – se infectaram com o coronavírus. Desses, 55 estão hospitalizados.

Porto Alegre ampliou os horários de 29 linhas de ônibus no turno da noite. Algumas linhas transversais passaram a ter coletivo depois das 23h.

Presidente da Câmara da Capital, Márcio Bins Ely (PDT) fala em atraso no debate do Plano Diretor nesta entrevista ao Jornal do Comércio. Para ele, o tema deve ser discutido por inteiro e não por partes, como sugere o Executivo.

A ser inaugurada nas próximas semanas, a pista do trecho 3 da orla do Guaíba foi certificada pela Confederação Brasileira de Skate. Na prática, ela fica apta a receber competições nacionais e internacionais do esporte.

A obra de ampliação da avenida Severo Dullius está com 64% dos trabalhos concluídos. Ela deve ser entregue dentro de oito meses. O empreendimento foi previsto para a Copa de 2014.

Flash News Rio Grande do Sul

O Cremers arquivou o processo contra um médico que receitou nebulização com hidroxicloroquina a um paciente com Covid-19, que acabou morrendo, na cidade de Alecrim. A família da vítima irá recorrer. Corporativismo e protecionismo Bolsonarista no Cremers.

Com expectativa de finalmente ser concluída em 2022, a duplicação da BR-116 gera a expectativa de uma nova era de desenvolvimento econômico para a Metade Sul do Estado.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen

Rio Grande do Sul Notícias e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.