Rio Grande do Sul notícias : eleições, novo decreto estadual, Alessandro Barcellos, cursos gratuitos e energia elétrica

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias - sortimentos.com
Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News – Sortimento Giro de Noticias

Rio Grande do Sul notícias (16.12)

Eleições, novo decreto estadual, Alessandro Barcellos, energia elétrica, cursos gratuitos e flash news

Tempo: A previsão indica chance de chuva em Porto Alegre. Ainda assim, a temperatura bate na casa dos 30°C.

Eleições 2020

Decisiva para viradas no poder nas últimas seis eleições, a área central de Porto Alegre foi determinante em 2020 para a esquerda ampliar sua representatividade na Câmara de Vereadores em comparação com a legislatura atual. Na geografia do voto para vereador, PSOL e PT dominaram a faixa central do mapa, desde o Praia de Belas até a Lomba do Pinheiro, com exceção de um reduto bem delimitado do partido Novo no entorno do Moinhos de Vento.

Já o MDB, partido do prefeito eleito, Sebastião Melo, teve uma votação diluída nas diferentes regiões da cidade, enquanto sua base de apoio teve preferência nos extremos. Candidatos do PSDB, sigla do atual prefeito, Nelson Marchezan, foram os mais votados nos bairros Farrapos, Humaitá e Anchieta, na zona norte, e Belém Novo, Boa Vista do Sul, Lami e Extrema, na zona sul.

De forma geral, o resultado das eleições proporcionais chama a atenção pelo esvaziamento do centro político, que perdeu representantes, enquanto partidos mais à esquerda e à direita ganharam espaço, analisa Rafael Lameira, doutor em Ciência Política pela UFRGS. “Em Porto Alegre, as pessoas optaram por votos mais ideológicos e politizados, o que é reflexo da conjuntura mais polarizada que vivemos. Agora, a esquerda tem uma bancada suficiente para barrar alterações nas leis orgânicas do município, que precisam de dois terços dos votos”, afirma.

Novo decreto agrada empresários em meio a endurecimento da pandemia

Publicado na madrugada de terça-feira, um novo decreto do governo do Estado modificou as regras da bandeira vermelha do distanciamento controlado, flexibilizando restrições para comércio e bares – o que agradou os empresários. O texto, que ainda proíbe a permanência das pessoas em parques, praças e faixas de areia, dá aval para as prefeituras permitirem o público, desde que fiscalizem para não coibir aglomerações.

À jornalista Kelly Matos, o governador Eduardo Leite (PSDB) voltou a frisar que o Estado vem “cumprindo com sua responsabilidade”, por meio do levantamento de dados, e explicou que a cogestão foi retomada para que “cada município discipline restrições de acordo com a sua realidade. A uma semana do Natal, o RS vive uma aceleração de casos e óbitos por Covid-19. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, quase 30% do total de 382,2 mil diagnósticos de coronavírus no RS foram registrados apenas nos últimos 45 dias.

Sem energia elétrica, moradores da Zona Sul são obrigados a descartar comida em Porto Alegre

Como se não bastassem os alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos registrados no último final de semana, o temporal que atingiu Porto Alegre e outras partes do Rio Grande do Sul afetou até o consumo de alimentos na Capital. Isso porque a demora no restabelecimento da energia elétrica dificultou a preservação de comida, levando moradores a jogá-la no lixo. Na Zona Sul da cidade, clientes da CEEE contabilizam prejuízos depois de passarem mais de 48 horas sem luz.

Algumas pessoas desistiram de buscar contato por telefone e decidiram sair em busca de equipes de manutenção ou seguir até a sede da companhia para obter explicações. O diretor de distribuição da CEEE, Giovani Francisco da Silva, argumentou que a empresa enfrenta obstáculos causados pela pandemia. Segundo ele, há 182 eletricistas afastados por restrições, além de 90 contaminados pela Covid-19. Silva ainda citou o processo de privatização da companhia e a difícil tarefa de motivar os funcionários.

Escola Técnica oferece cursos gratuitos de Secretariado, Contabilidade e Publicidade 

Encontram-se abertas até 03 de janeiro, as inscrições aos cursos da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro,. As aulas ocorrem no turno da manhã ou noite, com duração de dois semestres e com 1.000 horas de capacitação. Secretariado, Contabilidade e Publicidade são oferecidos gratuitamente, aos portadores do certificado de conclusão do ensino médio. A inscrição é feita diretamente no site da Secretaria de Educação do RS. Durante o ano de 2020 as aulas ocorreram em ambiente virtual de aprendizagem, oportunizando aos alunos concluírem seus cursos.

Fundada em 1959, a Escola Técnica Estadual Irmão Pedro fica localizada na Rua Félix da Cunha 515, bairro Floresta em Porto Alegre. Com mais de 60 anos de dedicação ao ensino profissional, conta com laboratórios de ensino-aprendizagem, biblioteca climatiza, banco de livros e setores como de orientação e supervisão educacional.

Sócios do Inter elegem Alessandro Barcellos como novo presidente

O tumultuado processo eleitoral do Inter teve fim ontem, com a vitória de Alessandro Barcellos, que presidirá o clube no triênio 2021-2024. Ex-vice de futebol da atual gestão, Barcellos obteve 16.522 votos (63,25% dos válidos), contra 9.600 votos (36,75%) do ex-presidente do Conselho Deliberativo e ex-presidente do Tribunal de Justiça, José Aquino Flôres de Camargo.

Foram 29.041 sócios votantes, um recorde, que poderia ter sido ampliado não fossem os problemas técnicos ao longo do dia. Aquino concorreu “no pátio” por meio de uma liminar após sua chapa ter sido impugnada na semana passada, em um dos capítulos da judicialização da disputa. A chapa havia sido cassada após denúncia de vazamento de dados de sócios colorados. A reportagem que trouxe o assunto à tona chegou a ser censurada por uma liminar, que foi derrubada ontem à tarde. Barcellos, em sua primeira coletiva após a eleição, prometeu tentar pacificar o clube.

Flash News Rio Grande do Sul

O governo do Estado conseguiu um acordo para suspender duas sessões da Assembleia. A intenção é tentar buscar votos para a aprovação da manutenção das alíquotas do ICMS. Negociações sobre o texto seguem.

:: A posse de Sebastião Melo (MDB) na Prefeitura de Porto Alegre será a cerimônia mais restrita da história da cidade. O evento ocorrerá no plenário Ana Terra e deverá contar apenas com Melo, o seu vice, e os vereadores.

:: Vereadores eleitos por partidos de esquerda seguem reclamando que Melo tem articulado movimento que busca isolá-los, deixando PT, PSOL e PCdoB – que juntos têm 10 dos 36 parlamentares – de fora da Mesa Diretora da Casa na próxima legislatura.

:: Devido à incerteza sobre a pandemia, a Secretaria Municipal de Cultura confirmou que a Capital não terá Carnaval em 2021.

:: A orla da Vila Assunção já tem 95% dos trabalhos concluídos e deve ser entregue à população de Porto Alegre nas próximas semanas.

:: O setor de exportações das indústrias do RS registrou em novembro a 14ª queda consecutiva. A retração de 3,9% em relação ao mesmo período de 2019 representou o pior patamar para o mês em 15 anos.

:: Apesar do crescimento da pandemia, Santa Catarina decidiu liberar a ocupação máxima em hotéis e pousadas a partir de 21 de dezembro.

:: A Polícia Federal confirmou que irá realizar um grande concurso público em 2021. A ideia do órgão é recrutar e selecionar 1,5 mil novos agentes no próximo ano e contratar mais 500 em 2022.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

ESPECIAL FIM DE ANO SORTIMENTOS.COM

Eventos programados e cancelados, dicas de moda, beleza, turismo, comportamento, decoração, gastronomia e bebidas. Confira no Especial Festas de Final de Ano de Sortimentos.com