Giro de Notícias do Rio Grande do Sul : terça-feira, 17 de agosto de 2021

Sortimentos.com Giro de Notícias do Rio Grande do Sul : terça-feira, 17 de agosto de 2021

Vacina, sim!

Porto Alegre começa a vacinar pessoas com 21 anos. São 12 unidades de saúde, além dos drive-thrus do BIG Barra Shopping Sul e do Bourbon Wallig, e o Shopping Total.

Instituto Oliveira Silveira vai disponibilizar acervo do poeta ao público

No Ano Estadual da Consciência Negra no RS, Porto Alegre ganha o Instituto Oliveira Silveira, que vai preservar todo o acervo do poeta. Um dos fundadores do Grupo Palmares, Oliveira também é idealizador do 20 de novembro, data criada em contraponto ao 13 de maio. Foi na capital gaúcha, que nasceu o Dia da Consciência Negra, em 1971, no Clube Marcílio Dias, um dos clubes sociais negros mais populares da cidade à época.

Doze anos após a morte do poeta e no mês em que ele completaria 80 anos, a filha Naiara Silveira anunciou a criação do Instituto Oliveira Silveira – IOS em uma assembleia online ocorrida no dia 14 de agosto, com a participação de amigos e a promessa de que, em breve, mais pessoas poderão se associar à nova entidade.

Em entrevista ao Matinal, Naiara recorda a dificuldade que o Grupo Palmares teve em encontrar documentos para pesquisar sobre o 20 de novembro no passado, e conta que isso motivou seu pai a criar um acervo capaz de narrar a história do nascimento do Dia Nacional da Consciência Negra. “Ele teve a preocupação de organizar documentos, cartas, vídeos, jornais, para que as pessoas tivessem um lugar onde pesquisar”, conta.

Deputado da base articula retirada de urgência em projeto da Corsan

Um integrante da base do próprio governo estadual anunciou ontem a articulação de um abaixo-assinado de parlamentares para que a urgência de votação dos projetos relacionados à privatização da Corsan seja retirada. O deputado Tiago Simon (MDB) destacou que a intenção do Piratini em acelerar a análise do tema “atropela um debate complexo”. Em audiência pública, Simon ainda mencionou um suposto interesse da administração estadual em “fazer caixa”. Chefe da Casa Civil, Arthur Lemos defendeu a urgência na tramitação, justificando que há prazo para adequação ao marco nacional do saneamento básico. Sobre a Corsan, no início deste mês, revelamos aqui no Matinal que o atual presidente da estatal foi multado por negligência em prestações de contas quando trabalhava na Santander Seguros.

Prefeitura apresenta programa de revitalização do Centro

A Prefeitura projeta mudanças significativas no Centro de Porto Alegre, tais como a liberação para a construção de estruturas como passarelas e esplanadas entre edifícios da Avenida Mauá e a área do Cais Mauá, sobre os trilhos do Trensurb. Esse conjunto de ideias integra o Programa de Reabilitação do Centro Histórico, que foi apresentado ontem pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). Entre outros pontos, projeta-se incentivos a quem for empreender ao longo dos três primeiros anos de construção na área junto às avenidas Mauá, Júlio de Castilhos e Voluntários da Pátria. Há também a promessa de maior liberdade para o uso dos edifícios da região – com as garagens comerciais podendo virar prédios residenciais, por exemplo. As propostas estão resumidas na apresentação deste link. A Prefeitura ainda recebe sugestões até quinta-feira, quando haverá audiência pública sobre o tema. Depois disso, o programa será encaminhado à Câmara Municipal, como Projeto de Lei Complementar.

RS tem mais de 285 mil pessoas com registro da segunda dose em atraso

O RS atingiu a marca de 285.136 pessoas sem o registro da segunda dose contra a Covid-19 no período estipulado no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações. A contabilidade da população sem o esquema vacinal completo é de responsabilidade dos municípios, mas segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde computados até o início desta semana, o maior número de pessoas sem a última injeção é da AstraZeneca: 172.037. Em Porto Alegre, há relatos de problemas no cadastro de vacinação, como falta de registro de quem se vacinou em drive-thrus. Outra preocupação do governo do Estado são as variantes do coronavírus e por isso a aplicação de uma terceira dose já está em discussão. Conforme o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS, a análise tem pertinência, mas depende do entendimento do Ministério da Saúde, que já estuda o assunto, segundo confirmou a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 da Pasta, Rosana Leite de Melo. Conforme ela, há estudos em andamento sobre a necessidade de uma terceira aplicação em determinados grupos.

Flash News Rio Grande do Sul

Estado e municípios terão uma nova forma de calcular as remessas de vacinas contra a Covid-19. A meta será reforçar o estoque de cidades que precisam vacinar mais gente com a primeira dose.

A busca por votos nas primárias do PSDB, programadas para novembro, alterou a rotina do governador Eduardo Leite, que já tem passado boa parte das semanas fora do RS.

O governo do Estado lançou um novo edital para a concessão do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul. Quem assumir o local ficará responsável pela gestão, operação, manutenção e ampliação do zoo por 30 anos.

Negros no telejornalismo gaúcho somam apenas 5,97% do total de repórteres e apresentadores, constatou o estudo de conclusão de curso do jornalista Gabriel Bandeira, formado pela PUCRS em julho.

O segundo suspeito de participar da morte de Daiane Griá Sales foi preso pela Polícia Civil. O assassinato da menina caingangue é alvo de investigação e ocorreu no dia 31 de julho, em Redentora.

Flash news Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre iniciou estudos sobre a viabilidade de um aeromóvel na Avenida Farrapos, entre o Centro e a Cairú. O veículo passaria por cima do corredor de ônibus da via.

Porto Alegre será novamente candidata a ser sede da final da Libertadores. Com o estádio Beira-Rio, a cidade chegou a postular a decisão deste ano, que será em Montevidéu.

O posto do Sine no Centro Histórico está com mais de 530 vagas de emprego abertas. O SINE também oferece, sem custo, capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com deficiência, mulheres negras, idosos e população LGBTQIA+.

A água passou a ficar mais cara na Capital gaúcha O preço do metro cúbico residencial teve reajuste de 34 centavos por mil litros de água, enquanto o comercial e industrial subiram de 4,27 para 4,66 reais.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen

Rio Grande do Sul Notícias e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.