Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 18 de outubro de 2023

Sortimento Noticias - sortimento.com.br

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 18 de outubro de 2023


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


UFRGS abre inquérito para investigar ataque racista contra professora

Na terça-feira (18/10/23) à tarde, horas depois de um protesto em que alunos, professores e funcionários exigiram providências, a UFRGS decidiu abrir processo disciplinar para investigar um estudante acusado de ter feito um ataque racista a uma professora negra. A formação de uma comissão de inquérito foi aprovada pelo conselho da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), onde ocorreu o caso, em 19 de julho.

Durante a manhã, dezenas de integrantes da comunidade escolar haviam realizado uma manifestação diante do prédio da Fabico, no bairro Santana, em apoio à professora Gláucia Vaz, que denunciou o ataque. Os manifestantes entendiam que os três meses transcorridos desde o episódio indicavam inação por parte da universidade.

Conforme Gláucia, que é professora do curso de Biblioteconomia, o aluno sob investigação abordou-a nas dependências da faculdade para reclamar de uma questão de prova. Durante a interação, teria gritado com ela. “Ele falou que eu não sabia escutar ninguém, que eu não sabia qual era o meu lugar. E que, ainda que fosse uma mulher – ele usou isso: ‘uma mulher loirinha dos olhos azuis’ –, eu continuaria sendo perseguida e odiada pelas pessoas”, relatou Gláucia.

O universitário está afastado das aulas ministradas pela vítima, mas continua frequentando as demais disciplinas.


PARA LEMBRAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada . Após fracassada privatização da Carris, governo municipal emedebista, vende o patrimônio público com defasagem nos valores dos ônibus e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00, cancela plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada. O motivo é óbvio : políticos estão com ‘medo’ de perderem votos nas próximas eleições. Então, você já sabe, ao reeleger vereadores da base governista e o atual governo municipal, estará adiando e avalizando a PRIVATIZAÇÃO de praças, parques, espaços e patrimônio públicos.


CPIs da Smed votam quebra de sigilo de secretária e servidora

As CPIs que apuram irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre votam na segunda-feira um pedido de quebra dos sigilos telefônico e telemático de duas pessoas: a ex-secretária da pasta, Sônia da Rosa, e a ex-servidora Mabel Luiza Leal Vieira. O requerimento foi feito pela vereadora Mari Pimentel (Novo), que preside uma das CPIs. Na justificativa do pedido, a vereadora afirma que Mabel teria denunciado, em conversas por WhatsApp, interferência de agentes políticos para direcionamento de compras da Smed. Se o requerimento for aprovado pela Câmara, a solicitação será enviada ao Judiciário. A ex-secretária Sônia da Rosa encaminhou às CPIs um vídeo em que Mabel afirma que agiu por vingança, por ter sido exonerada, e que não há nada que desabone as pessoas que tentou ferir.


https://sortimentos.com/pub-snooker-tigre-em-porto-alegre/
Super dica : Pub Snooker Tigre em Porto Alegre reúne lazer, aulas de sinuca e campeonatos esportivos

Em novo hospital da Santa Casa, só a emergência atenderá pelo SUS

O Complexo Hospitalar Santa Casa inaugura amanhã um novo hospital, financiado por milionários e por dinheiro público, que prevê atendimento pelo SUS apenas na emergência, setor aberto há um ano e construído com 15 milhões de reais do governo do estado. O Hospital Nora Teixeira tem 15 andares e vai oferecer consultas, internações e procedimentos cirúrgicos por meio de convênios ou de atendimentos particulares. A direção da Santa Casa afirmou que não descarta atendimentos pelo sistema público, mas por enquanto não há previsão. A instituição sustenta, no entanto, que o novo hospital vai ajudar a bancar os atendimentos pelo SUS oferecidos em outros estabelecimentos do grupo. O Hospital Nora Teixeira custou 284 milhões de reais e leva o nome da esposa do empresário Alexandre Grendene. O casal foi o principal doador, repassando 80 milhões de reais ao projeto. Além disso, Nora obteve apoio de outras famílias super ricas, como os Zaffari, os Vontobel, os Ling, os Irineu Boff e os Gazzola, reunindo a soma de 230 milhões de reais. Governo do estado, prefeitura de Porto Alegre (por meio do Conselho Municipal do Idoso) e a própria Santa Casa completaram os outros 54 milhões de reais.

Comunidade protesta contra museu privado no Instituto de Educação

A comunidade escolar do Instituto de Educação Flores da Cunha, um dos estabelecimentos de ensino mais tradicionais do Rio Grande do Sul, vai protestar no fim de semana contra o projeto do governo do estado de converter parte da escola em um museu com administração privada. Foram agendadas manifestações para o sábado, diante do colégio, e para o domingo, no Parque Farroupilha. A reação da comunidade decorre da assinatura de um acordo entre o governo e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Os críticos da proposta entendem que o acordo foi a forma encontrada pelo governo para driblar objeções feitas pelo Tribunal de Contas do Estado e, assim, conseguir reservar 25% do prédio ao Museu da Educação para o Amanhã, que seria gerido por uma ONG. O Instituto de Educação foi fechado para obras em 2016. Integrantes da comunidade escolar entendem que a instalação do museu descaracterizaria a instituição e levaria à redução de vagas para alunos e professores.


Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Giro de Notícias

  • O Festival Avante estreia nos dias 11 e 12 de novembro, em Porto Alegre, apostando na diversidade e na curadoria sonora original. Com mais de 20 horas de música, o evento tem mais de 30 artistas confirmados, com destaque para Tom Zé e Karina Buhr, e acontece na Marina Navegantes São João.
  • A Câmara Municipal aprovou projeto que assegura aos idosos proprietários de imóveis a guia impressa do IPTU. A solicitação poderá ser feita por telefone ou aplicativo de mensagem.
  • Porto Alegre registrou queda no número de mortes no trânsito. Houve 47 vítimas entre janeiro e setembro deste ano, seis a menos do que no mesmo período de 2022.
  • Samu recusa socorro e homem em convulsão espera uma hora até ser atendido em shopping de Porto Alegre.
  • Os moradores das ilhas seguem preocupados com o nível do Guaíba. Houve redução ontem, mas a tendência para os próximos dias é de subida.
  • Pontes sobre o Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga, serão restauradas. Os editais serão lançados em 2024.
  • Na mesma zona, ciclistas estão ignorando a interdição da ciclovia da Avenida Ipiranga e se arriscando pela estrutura ou no próprio trânsito.
  • Estabelecimentos que forneceriam 1,5 tonelada de carne imprópria para hamburguerias da Região Metropolitana são interditados.
  • Gabriel Romano & Equilíbrio Dinâmico e Bibi Jazz Quarteto são as atrações de hoje do Distrito Jazz Festival, no palco do Grezz, a partir das 20h.

Rio Grande do Sul Eventos e Feiras