Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 18 de setembro de 2023

Sortimento Notícias Futebol e Agropecuária - sortimento.com.br

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 18 de setembro de 2023

. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.

Piratini contrata terceirizadas com histórico de irregularidades

Citada em investigação da Polícia Federal, a SV Apoio Logístico volta a ser contratada pelo governo do Rio Grande do Sul. A empresa acaba de vencer uma licitação para atender à rede estadual de ensino. Das 14 contratações feitas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em agosto, 12 foram de empresas com histórico de problemas que incluem o atraso no pagamento de salários para os profissionais terceirizados, informa o gabinete da deputada Luciana Genro.

Em julho, a Matinal expôs a investigação que menciona a SV Apoio Logístico e apurou que o sócio-diretor da empresa, cujo nome assinava mais de R$ 39 milhões em contratos com a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado, era um office boy domiciliado na periferia de Viamão. À época, o homem disse trabalhar com o pastor Carlos Serba Vieira, apontado como sócio oculto.

Menos de dois meses depois da notícia, o nome do laranja Antonio Garcia volta a firmar negócios com o poder público. A SV, especializada na contratação de funcionários terceirizados, venceu licitação no valor de R$ 1,2 milhão para fornecer o serviço de merendeiras e cozinheiras para escolas da rede estadual.

ONG de grandes empresários gaúchos define investimentos na segurança pública

Em 2018, o Instituto Cultural Floresta (ICF), ONG formada por 55 empresários gaúchos, doou a histórica quantia de 14 milhões de reais à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Um ano mais tarde, entrou em vigor o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), que permite aos empresários reverterem até 5% da dívida de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para o aparelhamento das forças policiais. Reportagem da Ponte Jornalismo destacou que o programa deu aos empresários o poder de escolher o destino do dinheiro, de modo a conseguir viaturas, armamento e outros itens para batalhões, unidades e comandos específicos da polícia. Assim, quase todas as 40 viaturas compradas pelo ICF foram enviadas para a região de Porto Alegre onde se concentram as empresas e residências dos membros da ONG. O empresário Cláudio Goldzstein, um dos idealizadores do Piseg, afirma não ver problema, já que “a esmagadora maioria da população e do PIB de Porto Alegre está nessas regiões”. O governo do Estado garantiu que a verba captada via Piseg é aplicada em questões de interesse público e de acordo com as necessidades das polícias e bombeiros.

Deputada estadual é ferida pela Guarda Municipal durante ocupação de prédio público

A deputada estadual Laura Sito (PT) foi ferida pela Guarda Municipal de Porto Alegre com spray de pimenta e estilhaços de bala de borracha neste sábado. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS, Laura fazia parte da ocupação de um prédio no Centro Histórico. Junto a outros manifestantes, ela pedia a retirada do imóvel da lista de venda do município e a destinação dele para uso cultural. Atualmente, cerca de 60 membros do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) ocupam o edifício. Recuperada, Laura criticou o uso do equipamento para dispersão de manifestações pela Guarda Municipal, cuja ação demonstrou “despreparo para lidar com armas não letais”. Em suas redes sociais, a deputada expôs a agressão e recebeu o apoio da ministra Anielle Franco (PT) e dos parlamentares Fernanda Melchionna (PSOL) e Matheus Gomes (PSOL), entre outros. Após o ocorrido, o prefeito Sebastião Melo orientou a destinação do prédio para fins culturais como parte do acordo que deverá ser selado hoje entre representantes do MNLM e a prefeitura. O movimento organizou um ato para hoje, às 16h, em frente ao prédio na Rua dos Andradas, 1780.

Prefeitura inicia obras em ponte no Morro da Cruz

Uma demanda antiga da comunidade do Morro da Cruz começou, na sexta-feira, a se tornar realidade. A reforma no pontilhão, que liga as ruas Vidal Negreiros e a Santa Tereza, começou a ser feita por servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb). A pasta informa que, após a recuperação da estrutura, será colocado um corrimão para dar mais segurança aos mais de 400 pedestres que cruzam diariamente pelo local. A preocupação com o estado precário da ponte foi relatada em reportagem da Matinal em 9 de agosto, conteúdo produzido por sugestão de moradores no escopo do projeto Pé no Chão. Após a publicação, diferentes veículos de imprensa cobriram o tema. O pontilhão encurta caminho para as escolas do bairro. Moradora do local, a auxiliar de serviços gerais Maykellen dos Santos Vasconcelos relatou à Matinal o medo que sentia diariamente ao cruzar a pontilhão com os três filhos antes do sol nascer para deixá-los na escola e seguir para o trabalho – o local tem pouca iluminação.

Giro de Notícias Rio Grande do Sul

  • A dragagem excessiva no Dilúvio, combinada ao tráfego e à chuva, pode ter provocado ou contribuído para o desmoronamento de seis trechos do talude e ciclovia na Avenida Ipiranga.
  • Sem reparo há dois anos, a fiação elétrica da Escola Municipal de Educação Infantil Pica-Pau Amarelo, em Porto Alegre, entrou em curto-circuito com as últimas chuvas. A escola suspendeu as aulas até que o problema seja resolvido.
  • O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho deverá contar com um plano de controle de ruídos, atendendo recomendação do MP-RS. O plano deverá ser apresentado pela GAM3 PARKS até outubro.
  • O MP-RS denunciou Jean Wyllys por injúria contra Eduardo Leite. A ação é relativa a uma publicação feita pelo ex-deputado sobre a decisão do governador de manter as escolas cívico-militares no Estado.
  • Também foi denunciado pelo MP o vereador cassado Alexandre Bobadra (PL) por ato de violência de gênero contra a então vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) em sessão de agosto de 2022.
  • O vereador Moisés Barboza foi reeleito presidente do PSDB em Porto Alegre. Pensando nas eleições de 2024, Barboza defendeu uma proposta de campanha não polarizada.
  • Luciana Genro assumirá novamente a presidência do PSOL no RS. A deputada defende uma política independente para o partido, mas sem descartar aliança com o PT.
  • De acordo com o IBGE, o comércio do RS obteve o terceiro melhor desempenho em vendas no país em julho.
  • Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos do IFSUL – Campus Sapucaia do Sul. Elas são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de outubro.