Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 19 de setembro de 2023

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 19 de setembro de 2023

Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.

Previsão do tempo: A terça-feira será chuvosa. A temperatura não passa dos 24°C. A quarta também deve ser de chuva.

Defesa Civil emite alerta para terça

A última terça-feira do inverno começa com Porto Alegre em alerta por conta do risco de inundações provocadas pelas chuvas, que voltaram a atingir a cidade ontem à tarde. Na manhã desta segunda, o Guaíba já havia voltado a atingir a cota de inundação na região das ilhas, afetando famílias residentes no bairro Arquipélago e na zona sul. Diante desta situação, a Fundação de Assistência Social e Cidadania reativou o abrigo provisório na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros. O vento Sul, que prejudica o escoamento da água do Guaíba, também é motivo de atenção. O alerta da Defesa Civil vale até a sexta-feira e indica a possibilidade de chuva de até 60 milímetros por dia na Capital, com rajadas de vento na casa dos 50km/h. No sul do Estado, 61 pessoas amanheceram fora de suas casas devido à elevação do nível da Lagoa dos Patos. Na segunda-feira pela manhã, antes da precipitação, o calor atingiu marcas atípicas para o horário e para a época do ano na Grande Porto Alegre – a temperatura em Campo Bom, de 34,3ºC, foi uma das três mais altas para o horário desde o começo das medições na cidade.


A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Em processo criticado por ambientalistas, RS permite ampliação de “desertos verdes”

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), órgão que a julgar pelo nome deve zelar pelo meio ambiente do Estado, decidiu na última quinta-feira liberar para o plantio de espécies exóticas, como o pinus e o eucalipto, uma área extra de até 3 milhões de hectares. Isso equivale a mais de 10% do território gaúcho.

Como a silvicultura já ocupa 1 milhão de hectares no Rio Grande do Sul, a canetada do Consema permite que o espaço destinado ao chamado “deserto verde” quadruplique, ocupando uma área equivalente à do Estado do Rio de Janeiro.

Para assombro de ambientalistas, que dizem ter sido ignorados no processo, a decisão do conselho foi baseada em relatório financiado por um ente com interesse econômico na expansão da área de cultivo, a multinacional CMPC, uma das maiores produtoras de celulose e papel do mundo. As entidades ambientalistas apontam um conflito de interesses e afirmam que o novo regramento pode causar danos severos a um bioma que já está seriamente degradado, o pampa.

O processo que levou à aprovação das novas regras para cultivo de florestas voltadas à produção de matéria-prima – como celulose e madeira – foi controverso desde o início.

Prefeitura rescinde contrato com consórcio de coleta automatizada

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou na noite de segunda-feira que rompeu definitivamente o contrato com o consórcio Porto Alegre Limpa, que era responsável pela coleta mecanizada em 19 bairros da Capital. A companhia Conesul foi contratada em regime de urgência para realizar o serviço. A medida já foi publicada no Diário Oficial. A nova empresa será contratada por um valor máximo de 2,1 milhões de reais por mês por um período de até 180 dias. O excesso de lixo nos contêineres, além de defeitos nos equipamentos, se arrastavam havia meses. Após soluções pontuais, o problema voltou nos últimos dias, segundo moradores de diversas regiões da Capital. No meio do ano, a Prefeitura chegou a fazer uma licitação de contratação emergencial para uma nova operadora do sistema, mas as empresas vencedoras desistiram.

Leilão do Cais Mauá é marcado para 21 de dezembro

Três meses depois do previsto, o Governo do Estado publicou ontem o edital de concessão do Cais Mauá. As propostas serão recebidas até 14 de dezembro, e a data do leilão foi definida para 21 de dezembro. O vencedor será responsável pela gestão da área entre a Usina do Gasômetro e a rodoviária por 30 anos e terá de investir 353,3 milhões de reais em obras de revitalização e qualificação do local – os investimentos totais no período são de 556,6 milhões. Como contrapartida, o concessionário poderá construir torres comerciais e residenciais na área das docas, perto da rodoviária, que será entregue de forma progressiva aos concessionários conforme avançam as intervenções obrigatórias. O contrato veta a possibilidade de cobrança de ingressos na área do Cais Mauá. O edital ainda prevê a possibilidade de retirada parcial do muro da Mauá, mediante a aprovação de um projeto de instalação de barreiras para conter inundações. Dentre as novidades do edital na comparação ao que terminou deserto em 2022 está a possibilidade de obra de acesso ao cais, a ser aprovada pelo Estado.

Giro de Notícias Rio Grande do Sul

  • Em meio à discussão sobre a construção de um prédio de quase 100 metros na Duque de Caxias, o Jornal Já destaca que dois terços dos 23 imóveis tombados ou inventariados pelo patrimônio público na rua estão abandonados.
  • Já o Palacinho, atual sede da escola da Ospa e antiga residência de vice-governadores, vai passar por um processo de restauração. Bancadas pela iniciativa privada, as obras devem iniciar na próxima semana.
  • Trabalhadores ambulantes protestaram ontem à tarde no Centro Histórico. Eles pedem um horário e espaço na rua para que possam comercializar seus produtos. A Prefeitura ficou de avaliar as demandas.
  • A partir de outubro, a guia do IPTU de Porto Alegre contará com QR code para pagamentos via Pix e cartão de crédito.
  • Por sua vez, os usuários da Trensurb já podem pagar seus bilhetes via Pix em duas bilheterias da Estação Mercado.
  • Duas semanas depois das enchentes no Vale do Taquari, ainda há 10 pessoas desaparecidas.
  • A região está longe de concluir sua reconstrução. Um levantamento parcial indica que as águas do início do mês destruíram 194 imóveis.
  • Reportagem de GZH aponta que quase metade dos servidores públicos do RS possuem empréstimos consignados; a medida tem garantido a sobrevivência das famílias sem reajuste salarial da classe.
  • Uma nova forma de privatização do espaço público está em curso em Porto Alegre. Um tanto disfarçada pela alcunha “concessão”, esta transferência da administração de praças e parques da cidade a empresas privadas por décadas acaba por restringir o uso e a liberdade plena dos cidadãos no proveito de espaços verdes da capital a partir de uma suposta “revitalização” como contrapartida.

Sortimentos Eventos e Feiras – Rio Grande do Sul

Mais :

  • O 30º Porto Alegre em Cena se encerra com os espetáculos Bolha Luminosa, às 19h30, em frente ao Centro Municipal de Cultura, e Instinto, às 21h, no Teatro Renascença.
  • Quarta-feira (20/9) – Às 15h, o cantor Kako Xavier apresenta O Baile da Tamborada, com 25 tambores homenageando os Lanceiros Negros, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana.
  • Quarta-feira (20/9) – O Auditório Araújo Vianna recebe a primeira edição do KTROCK, reunindo as bandas Acústicos & Valvulados, Comunidade Nin-Jitsu, Tenente Cascavel, Ultramen e Vera Loca.