Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : sexta-feira, 20 de agosto de 2021
Vacina, sim!
Vacinação da Covid-19 liberada para jovens de 19 anos em Porto Alegre. Aplicação dos imunizantes em 12 unidades de saúde, no Shopping Total e no drive híbrido do Bourbon Wallig.
Velocidade de avanço da Delta no RS aparenta ser mais lenta
O número de casos da variante Delta no Rio Grande do Sul vem crescendo, mas essa expansão não ocorre na mesma velocidade que em outros lugares, onde provocou uma explosão de casos. Em cinco semanas, a linhagem passou de 2,3% para 17,9% do total de amostras analisadas no Estado. Em período semelhante, ela já representava cerca de 50% em coletas feitas nos Estados Unidos e em Israel. A hipótese para explicar esse fato pode ser a competição com a variante Gama, predominante no RS, segundo explicou a GZH o responsável pela vigilância genômica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Richard Salvato.
Na quinta-feira (19.08), o Piratini confirmou o salto de casos da cepa no Estado, que foi de 15 para 66 em mais de 20 municípios gaúchos. Um desses novos casos de ontem era de um paciente que contraiu Covid no surto do Hospital Conceição, um idoso de 78 anos que acabou falecendo no último dia 8. Ao todo, o surto na instituição já está relacionado a 14 mortes. Uma boa notícia vem de um estudo feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, que concluiu que as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca são eficazes contra a Delta, ainda que o nível da proteção caia com o tempo.
Projetos de saneamento e saúde entram na mira da Granpal
Em meio às discussões sobre a privatização da Corsan, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) quer a retirada do pedido de urgência dos projetos do governo que tratam da regionalização do saneamento. A ideia é assegurar mais tempo para analisar a questão. Os integrantes do grupo, liderados pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), entendem que é preciso elaborar um documento robusto e uma forte mobilização para que a matéria seja melhor apreciada. A associação também demonstrou intenção de judicializar o programa Assistir, do Piratini, que altera a distribuição de recursos da saúde – em retaliação a esse programa, São Leopoldo ameaça a cortar a água do presídio estadual. Melo comentou que a iniciativa foi feita por “técnicos burocratas” e quer o recuo de Eduardo Leite (PSDB) no tema.
PGE é favorável ao pagamento de pensão a ex-governadores
O pagamento de pensões a nove ex-governadores e a quatro viúvas deve parar na Justiça do Rio Grande do Sul. Ontem, a Procuradoria-Geral do Estado deu um parecer favorável à manutenção do benefício, assegurando-o também ao governador Eduardo Leite após o término do mandato. O entendimento da PGE é de que a lei que acabava com os pagamentos, já sancionada por Leite, só diz respeito aos futuros governadores. Dessa forma, apenas aqueles que exercerem o cargo após 14 de agosto de 2021 perderão o direito. Os deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios já tinham prometido ingressar no Judiciário caso as pensões não fossem suspensas. O presidente do grupo, Fábio Ostermann (Novo), mencionou que o STF já declarou inconstitucionalidade da remuneração.
RS tem leve queda no número de ciclistas feridos nos cinco primeiros meses do ano
Contrariando uma tendência nacional, o número de acidentes graves com ciclistas no RS teve uma leve queda nos cinco primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Enquanto no RS houve uma redução de 3% entre 2020 e 2021, com 99 registros de ciclistas traumatizados, o índice nacional cresceu 30%, totalizando 6.792 feridos. Presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, sugere reforço de políticas públicas para o modal: “O uso da bicicleta cresceu no Brasil e exige uma abordagem de prevenção ao sinistro”, afirmou. Ainda segundo a entidade, entre 2010 e 2020 no País houve quase 13 mil internações hospitalares no SUS causadas por atropelamento de ciclistas. No mesmo período, o número de mortes de ciclistas após acidentes foi de 13.718. A Abramet observa ainda que a rede pública de saúde gasta 15 milhões por ano para tratar especificamente esses pacientes.
Universidades do RS têm 23 vagas de cotas para quilombolas
Apenas 20% das 106 universidades públicas do Brasil oferecem cotas para ingresso de quilombolas. As instituições estão presentes em somente oito estados, e o Rio Grande do Sul está incluído neste grupo, ao lado de Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Santa Catarina e Tocantins. No entanto, conforme dados do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa, ligado à UERJ, em solo gaúcho só há 23 vagas existentes para esta comunidade. Segundo o Atlas Socioeconômico do RS, existem atualmente 146 comunidades quilombolas identificadas no Estado. Os pesquisadores entendem que os quilombolas não necessariamente estariam incluídos nas cotas raciais e por isso o estudo apresenta ressalvas sobre a necessidade de distinguir as vagas oferecidas a diversos grupos de candidatos.
Flash News Rio Grande do Sul
O RS teve taxa de descontinuidade de empreendimentos de 7,5% em 2020, índice menor do que os 9,4% registrados no País. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020.
Canoas realiza neste final de semana sua própria “Balada da Vacina”. Serão 24 horas consecutivas de aplicação de doses. A maratona começa às 20h e podem se vacinar jovens a partir de 19 anos.
Caiu para dois o número de municípios sem morte por Covid-19 no Rio Grande do Sul. Agora, apenas Benjamin Constant do Sul e Novo Tiradentes, no Norte do Estado, não registraram óbitos pela doença.
A Prefeitura entregou à Câmara o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022. O texto estima um superávit primário de 57 milhões de reais e projeta investimentos de até 830 milhões.
Rodoviários da Capital protestaram contra a retirada dos cobradores. À noite, Sebastião Melo participou de audiência pública sobre o tema. Antes ele reiterou a proposta de extinção gradativa da função.
Um estudo indicou que o aluguel de JK em Porto Alegre caiu 46,6% em 2021 ante dados de 2019. Um dos fatores apontados é a interrupção das aulas presenciais na pandemia, mas também há um movimento em busca de apartamentos maiores com custos semelhantes.
Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen