Rio Grande do Sul Notícias : Porto Alegre Convention Bureau, passaporte vacinal, concessões de estradas e restauro do Laçador

Sortimento Futebol - Sortimento Notícias - Sortimento Finanças e Negócios - sortimento.com.br

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Notícias (23.07)

Porto Alegre Convention Bureau articula ações em parceria com o Governo Municipal da Capital gaúcha; Porto Alegre descarta proposta de passaporte vacinal; Governo do RS esclarece critérios para projetos de concessões de estradas; e, restauro do Laçador ocorrerá em agosto e custará 90 mil reais.

Porto Alegre Convention Bureau articula ações em parceria com o Governo Municipal 

Trabalhando em articulações e parcerias com o governo municipal, o Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB) apresentou nesta semana alguns de seus projetos para captação de eventos e auxílio nas diversas demandas da capital. 

Na terça-feira (20.07), a entidade participou de uma reunião com o secretário municipal de Cultura, Gunter Axt, onde apresentou uma proposta de  termo de convênio para a programação oficial das comemorações dos 250 anos da capital, em março de 2022. 

Já na quarta-feira (21.07), na parte da manhã, a entidade se reuniu com o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer. A pauta do encontro foi a revitalização do Centro Histórico, o Centro de Eventos  e a importância dos mesmos para a captação de eventos para Porto Alegre. “Um Centro Histórico embelezado e um destino melhor promovido tendem a trazer maior fluxo de turistas para a cidade, facilitando a captação de eventos, que é o segmento de trabalho do POACVB, visando trazer pessoas que possam gerar negócios para a capital”, afirmou a presidente do P OACVB, Adriane Hilbig. 

Na parte da tarde, a entidade se reuniu com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, e o diretor de Turismo, Luiz Armando, para propor um termo de convênio na captação dos eventos para Porto Alegre. “Estamos tentando viabilizar nossos projetos junto ao governo para aproveitar o momento de retomada que o avanço da vacinação permite. Os projetos exigem celeridade para que possamos dar andamento nas ações propostas, levando Porto Alegre para outro estágio. Também aproveitamos para colocar o POACVB à disposição das autoridades para auxiliar e apoiar qualquer tipo de ação que vise alavancar o processo de crescimento da cidade”, concluiu a presidente do POACVB, Adriane Hilbig. 

Vacina, sim!

Em Porto Alegre, adultos com 31 anos e adolescentes com comorbidades que tenham ao menos 12 anos podem procurar os postos de saúde para iniciar a imunização contra a Covid-19.

Porto Alegre descarta proposta de passaporte vacinal

A ideia de passaporte vacinal em Porto Alegre foi descartada na quinta-feira (22.07). A proposta voltou a ganhar ares mais realistas, durante entrevista do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta. Mas, faltou combinar com a base do governo de Sebastião Melo (MDB). A proposta teve crítica até mesmo de parlamentares apoiadores. Coube então à Prefeitura emitir uma nota, abandonando a ideia enquanto aguarda aval do Governo do Estado para autorizar eventos com grande presença de público.

Conforme Sparta, a proposta iria tomar forma nos próximos dias. Em entrevista à Rádio Guaíba ele explicou que o passaporte permitiria aos estabelecimentos “filtrarem” a clientela, em nome da segurança. Na semana passada, o diretor da Vigilância em Saúde da Capital, Fernando Ritter, tinha projetado o início da ação a partir de novembro, quando a cidade atingisse 70% da população com ciclo vacinal completo – em 22 de julho, indicava quase 33%.

Menos de seis horas depois, o Paço emitiu uma nota oficial, rechaçando o passaporte. “A Prefeitura de Porto Alegre esclarece que não trabalha com projeto que obrigue a imunização ou crie punições para quem não se vacinar”, diz trecho do posicionamento. Qualquer novidade a partir daí seria sustentada “nos objetivos de salvar vidas e oportunizar a recuperação do desenvolvimento social e econômico da cidade”, complementou o texto da gestão Melo, eleita com a promessa de incentivo ao liberalismo econômico.

Polêmico na essência de sua criação, o passaporte vacinal foi uma maneira considerada segura para voltar a fomentar a economia na Europa, em abril. Só que há questões éticas, como a aceitação de apenas determinadas vacinas para a emissão do certificado. Implementada recentemente na França, a medida gerou protestos.

Governo do RS esclarece critérios para projetos de concessões de estradas

Em nota técnica, o governo do RS e o BNDES esclareceram os critérios de julgamento de propostas para as concessões de mais de 1,1 mil quilômetros de rodovias estaduais. Conforme o Piratini, será avaliado o maior deságio na tarifa de pedágio, limitado a 25%. A partir disso, será considerado o maior montante de outorga. O método repetirá a modelagem utilizada em projetos relacionados a rodoviárias estaduais e federais. Ao estabelecer previamente o preço dos pedágios, a administração estadual poderá garantir que não exista vantagem de uma região para outra em relação ao custo da logística. Em 30 anos, devem ser investidos nas estradas gaúchas mais de 10 bilhões de reais. Serão 3,9 bilhões nos cinco primeiros anos.

Restauro do Laçador ocorrerá em agosto e custará 90 mil reais à Prefeitura

A transferência do Laçador, da avenida Farrapos com a Ceará para a avenida dos Estados, provocou rachaduras no monumento. Argamassa de cimento com resto de tijolo teria sido colocada na obra de Antônio Caringi (1905-1981). Um erro cometido há 14 anos, que em agosto será reparado. A estátua ficará ausente do seu sítio e passará por uma restauração que vai durar quatro meses. A necessidade do restauro só foi constatada em 2017, após uma análise feita pela engenheira metalúrgica Virginia Costa e pelo restaurador francês Antoine Amarger. O “novo” Laçador deverá receber uma estrutura interna de aço inoxidável, que irá servir como uma coluna. O processo foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e vai custar 900 mil reais, sendo que 90 mil virão da prefeitura de Porto Alegre.

Flash News Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, quem se vacinar ganhará duas viagens de cortesia no aplicativo do TemBici, aquele das bicicletas laranjas espalhadas pela cidade.

O Hospital São Lucas, da PUCRS, desmentiu um vídeo que circula pelo WhatsApp, com imagens de um ambiente vazio que seria de sua ala Covid-19. A entidade informou que ainda tem pacientes com coronavírus.

Dados da Secretaria Estadual da Saúde indicam que mais de 220 mil pessoas não voltaram para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O número pode não considerar atrasos no registro, mas indica também uma possível grande abstenção da dose complementar.

Após retornar ao prazo de 12 semanas entre aplicações da vacina contra a Covid-19, o Estado orientou que o intervalo de 10 semanas seja mantido enquanto durarem estoques dos municípios.

O Governo do Estado e a Prefeitura decretaram três dias de luto oficial por conta da morte dos bombeiros que estavam desaparecidos desde o incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública.

Ao menos 54 cidades gaúchas, incluindo a Capital, deverão ter atos contra o presidente Jair Bolsonaro neste sábado.

Em nota, a diretoria da ADUFRGS-Sindical responsabilizou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, pelas futuras mortes que possam vir a acontecer por conta do retorno ao ensino presencial.

A Polícia Civil de Porto Alegre está pedindo que testemunhas que estavam no deck que desabou na Ilha das Flores compareçam à delegacia para depor.

O avanço do plantio de grãos acabou por reduzir a área de florestamento de eucaliptos e pinus – e encarecendo o preço da madeira no Estado.

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen
  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.