Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 23 de setembro de 2021, quinta-feira

Sortimento Noticias -Sortimento Política - Sortimento Economia - sortimento-com-br-994754.hostingersite.com

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 23 de setembro de 2021, quinta-feira

Vacina, sim!

Todas as pessoas com 12 anos ou mais podem procurar um dos mais de 50 pontos de vacinação em Porto Alegre, composto por unidades de saúde e farmácias conveniadas.

Mais :
::> Quatro estudantes da PUCRS viraram réus por fraude na vacinação. O grupo omitiu que já havia recebido a primeira dose de Coronavac para receber imunizante de outra fabricante.

::> Vacina contra a Covid-19 que foi testada em Porto Alegre, da farmacêutica Clover, apresentou 67% de eficácia contra as principais variantes do coronavírus.

::> Após cinco semanas sem nenhum comunicado, o Governo do Estado emitiu um Aviso à região de Pelotas, em razão da recorrente alta nos casos de Covid-19.

O que faz de Restinga e Pinheiro os bairros com menor índice de vacinação

Reportagem do Sul21 procurou investigar por que a Restinga e a Lomba do Pinheiro são os bairros com maior percentual de moradores não vacinados contra a Covid-19 de Porto Alegre, uma cidade onde mais de 90% do público-alvo já recebeu ao menos uma dose do imunizante. Ambos periféricos, os locais são considerados bairros-dormitório, ou seja, seus moradores saem de manhã bem cedo e voltam à noite e assim têm menos tempo para acessar os serviços de saúde. Em especial na Restinga, o problema da violência também é citado como causa da baixa adesão à campanha. Na Lomba do Pinheiro, há ainda posições antivacina entre os moradores. Para reverter o quadro, são defendidas ações de descentralização dos pontos de vacinação. Por falar em vacinação, ontem à noite, uma semana após medida criticada por especialistas, o Ministério da Saúde voltou atrás e passou a recomendar novamente a imunização de adolescentes contra o coronavírus.

Vacinação é importante para todos, inclusive para você. Confira na imprensa as diversas publicações que apontam mortes de negacionistas e adeptos de pseudo tratamento preventivo. Não acredite nas desinformações geradas por grupos que brincam com a tua vida e dos outros.

Quatro em cada dez gaúchos vivem com metade da renda ou menos do que antes da pandemia

Quase metade das famílias gaúchas vivem em setembro/21 com metade da renda ou menos do que viviam antes da pandemia. São 44,3% nesta situação. Em Porto Alegre, sete em cada dez entrevistados relataram redução nos ganhos. Os dados foram compilados por uma pesquisa encomendada pela Assembleia Legislativa e que realizou 1,5 mil entrevistas.

No Estado RS, o impacto maior está entre os mais pobres: das famílias que recebem até dois salários mínimos, 24,7% acusaram perdas, no grupo de três a cinco salários mínimos, o índice é de 27,9%. Já para quem ganha mais de seis salários mínimos, o percentual cai para 20,8%. Dos trabalhadores informais e autônomos ouvidos, 83% relataram alguma perda de renda, taxa acima do índice registrado entre o total de entrevistados, que foi de mais de dois terços, ou seja, cerca de 66%.

O levantamento aponta ainda que os efeitos são mais graves nas cidades maiores do que nos municípios menores. Foi abordada também a saúde mental dos entrevistados: entre as classes pobre e média, 20,1% e 24,4% citaram problemas, respectivamente. Na faixa mais rica, o percentual sobe para 36,8%. A pesquisa também evidenciou que a maioria dos entrevistados (88%) acredita que a desigualdade social é grande. Índice semelhante (87%) dentre os ouvidos pensa ser fundamental reduzir a diferença econômica entre ricos e pobres para o RS progredir.

A desigualdade detectada no estudo sobre o RS está em consonância com outra pesquisa que avaliou os impactos da pandemia em nível nacional. A avaliação é de que a situação dos pobres do País piorou. “O Brasil está uma máquina de criar desigualdade”, avaliou o diretor da FGV Social, Marcelo Neri, à jornalista Marta Sfredo.

Governo zera tributos para importação de milho

O Governo Federal publicou na quinta-feira (23.09.21) Medida Provisória para zerar a cobrança de PIS/PASEP e da COFINS na importação de milho, principal componente para a ração animal de aves e suínos. Os tributos representam queda de 9,25% nos custos, cerca de R$ 9 reais por saca.

Para o deputado federal Covatti Filho, presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, a medida vem em boa hora e ajuda a reduzir os custos de produção, que nos últimos 12 meses tiveram alta de mais de 40% na produção de aves e suínos. “A isenção era urgente e necessária. O alto custo de produção vem corroendo a renda dos produtores, impactando negativamente milhares de famílias e centenas de municípios cujas atividades são a base da economia”, ressalta Covatti.

A recém-confirmada desoneração complementa outras ações implementadas anteriormente pelo Governo Federal: a isenção da Tarifa Externa Comum (imposto de importação) até o fim de 2021; e a liberação de compras de milho geneticamente modificado cultivados nos Estados Unidos.  Atualmente o milho representa 70% dos custos de produção. A expectativa do governo é que a medida também impacte na diminuição de preços dos alimentos ao consumidor. A medida vale até 31 de dezembro de 2021.

Confirmada negociação de 50 mil toneladas de arroz com casca para o exterior

Depois da exportação de 60 mil toneladas de arroz sem casca para Cuba anunciada no início de setembro/21, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) anunciou o destino das 20 mil toneladas de arroz com casca que estavam em negociação. O embarque deste produto será também para a América Central, mais precisamente para a Costa Rica.

Além disso, foi confirmado na quinta-feira (23.09.21) outro negócio, agora de 30 mil toneladas de arroz com casca, para a Venezuela. Segundo o presidente da entidade, Alexandre Velho, este é mais um embarque comemorado pelo setor orizícola e que vai ajudar na sustentação de preços ao produtor, em especial para a comercialização da próxima safra. “Este é um movimento importante que trará segurança com relação aos preços do mercado interno e também ajuda a projetar preços sustentados para a próxima safra”, destaca.

Velho informa ainda que, além deste negócio confirmado com a Costa Rica, a Federarroz está trabalhando com outras possibilidades de exportações já vislumbrando o mercado de arroz com casca para a safra de 2022.

Estiagem influenciou queda no valor da produção agrícola gaúcha em 2020

Com a estiagem prolongada que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado, o valor da produção agrícola gaúcha recuou 6,9%, diz o IBGE. O Estado caiu para a quinta posição no ranking, com participação nacional de 8,1%. O resultado regional foi na contramão do País, que bateu novo recorde e atingiu 470,5 bilhões de reais, 30,4% a mais do que em 2019. A cultura agrícola que mais contribuiu para a safra 2020 foi a soja, principal produto de exportação nacional. No ano passado, Mato Grosso foi o maior produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas do Brasil, seguido por Paraná, Goiás e RS.

Sobre exportações, produtores gaúchos estão de olho na crise da gigante chinesa do setor imobiliário, a Evergrande. Um eventual calote da empresa provocaria instabilidade na China. Como o país é um grande consumidor de alimentos, uma queda na sua demanda impactaria nas cadeias gaúchas ligadas aos grãos e à proteína animal, segundo especialistas ouvidos por GZH.

Índice de suicídio entre idosos cresce no RS e acende alerta

Chamado de Setembro Amarelo, o nono mês do ano é o mês de promoção à vida. Estudos como a tese de doutoramento da perita criminal Maria Cristina Franck podem ajudar a elaborar políticas públicas de prevenção ao suicídio. A pesquisadora analisou 4.019 ocorrências no RS entre 2017 e 2019, das quais 1.145 foram de homens com mais de 60 anos, o que representa 28,5% dos suicídios no período; no intervalo entre 2001 e 2015, a taxa havia sido de 23,3%. As mortes analisadas concentram-se na faixa entre 60 e 69 anos (53,7%). Chama a atenção ainda a predominância do gênero masculino – quatro em cada cinco vítimas eram homens.

Para Franck, é fundamental reatar os vínculos sociais desse grupo. “Esse problema é real, mesmo que as pessoas se sintam constrangidas de compartilhar, mas é importante que as famílias ouçam e saibam onde procurar auxílio”, disse ao G1. O RS, que tem as maiores taxas nacionais de suicídio, possui uma rede de serviços voltada à prevenção que pode ser contatada pelos telefones (51) 3288-5908 e 3288-5909 ou e-mail saudemental@saude.rs.gov.br.

Feira do Livro de Canoas ocorre em formato híbrido de 01 a 12 de outubro de 2021

De 01 a 12 de outubro Canoas promove sua 37ª Feira do Livro, que em 2021 ocorre em formato híbrido, com atividades presenciais e online. Realizada pela Secretaria Municipal da Cultura, o evento, um dos cartões-postais da cidade, traz o tema 26 letras, infinitas conexões e a patrona Lilian Rocha. A programação, que conta com mais de 80 atividades confirmadas, entre mesas, palestras, atrações artísticas, sessões de autógrafos, contação de histórias, oficinas e aulas espetáculos, tem curadoria de Luciano Alabarse.

Serão mais de 90 escritores locais, nacionais e internacionais participantes: nomes como Alexandra Lucas Coelho, Anna Mariano, Ayesha Harrunda Attag, Caetano Galindo, Claudia Tajes, Cristiano Goldschmidt, Daniel Galera, Eucanaã Ferraz, Eduardo Bueno, Francisco Marshall, Heloisa Buarque, Isabela Figueiredo, Jefferson Tenório, Joca Terron, José Falero, Luís Augusto Fischer, Marcelo Labes, Nilson Souza, Paula Teitelbaum, Paulo Scott, Stenio Gardel e Toninho Vaz são alguns dos destaques. A programação foi conceituada por tipos de escritas: criativas, negras, resilientes, de mulheres, poéticas, do fim do mundo, distópicas, midiáticas, urgentes, clássicas e de livraria. Esses temas pautam as Sessões de Gala que ocorrem diariamente às 19h e “que trazem os nomes mais estimulantes da nossa literatura”, declara Alabarse.

As atividades presenciais ocorrem na Praça da Bandeira, localizada em frente à igreja matriz São Luís Gonzaga. Serão 20 bancas de livreiros do município, que foram selecionados através de edital.

Palco Giratório 2021

Palco Giratório 2021, que terá intervenções artísticas presenciais, espetáculos virtuais e debates com grupos de todo o país. Festival de artes cênicas será realizado de 30 de setembro a 16 de outubro de 2021

As artes cênicas estão de volta com performances presenciais, ações formativas com intercâmbio entre grupos e espetáculos com grandes nomes das artes cênicas brasileiras – neste caso, ainda em formato virtual. A programação do Palco Giratório Sesc 2021, que acontece de 30 de setembro a 16 de outubro, foi apresentada pelo Sesc/RS. Serão 17 espetáculos transmitidos on-line com grupos de dez estados, três performances presenciais em Porto Alegre, dois espetáculos digitais apresentados em parceria com o Instituto Goethe e 15 atividades formativas que reunirão 18 grupos artísticos do Rio Grande do Sul.

A programação contará com apresentações de grupos de todo o Brasil, inclusive com espetáculos produzidos por grupos do Rio Grande do Sul como Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças (Coletivo Órbita – 05/10 às 16h) e Ícaro (LM Produções – 15/10 às 20h), além de trabalhos selecionados por meio do projeto Transit, uma parceria entre Goethe Institut e Sesc/RS. Outros espetáculos de destaque são Vaga Carne (Grace Passô/MG – 30/09 às 20h), Interior (Grupo Bagaceira de Teatro/CE – 10/10 às 20h) e Boquinha…e assim surgiu o mundo (Coletivo Preto/RJ – 12/10 às 16h). As transmissões serão realizadas no canal do Sesc Brasil no YouTube. Confira a programação completa com as sinopses dos espetáculos no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio/.

Flash News Rio Grande do Sul

A Câmara Municipal de Porto Alegre, que ‘opera’ em prol de grupos e contra os interesses da população, realiza audiência pública sobre a proposta do Inter de construir duas torres ao lado do Beira-Rio. O clube trabalha em duas frentes para tentar viabilizar o projeto.

Realizado o primeiro teste na pista de skate do trecho 3 da orla do Guaíba, que deve ser inaugurada em 23 de outubro. Apenas skatistas selecionados participaram do evento.

Atletas gaúchos que participaram dos Jogos Paralímpicos de Tóquio foram homenageados no Salão Nobre do Paço Municipal. Ao todo foram oito medalhas conquistadas.

Grupo de motoristas da Uber protestou contra o desligamento de trabalhadores da plataforma e erros no repasse dos pagamentos por conta da alta dos combustíveis.

A Prefeitura de Canela está insatisfeita com o desenrolar do projeto de concessão do Parque do Caracol. Mesmo não sendo contra a proposta, o município cobra mais participação na discussão.


Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen