Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 27 de outubro de 2023
. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Entre promessa de agilidade e risco de acidentes, patinetes compartilhadas voltam a Porto Alegre
As patinetes compartilhadas começam a voltar ao cotidiano de parte dos porto-alegrenses. O retorno ocorre cerca de quatro anos após um boom em diversas cidades, inclusive na capital gaúcha. Se a expansão foi meteórica, o declínio ocorreu em igual velocidade.
Queridinhas naquele primeiro momento, as patinetes retornam não apenas sob novos questionamentos e regras, mas também mais pressionadas pelo desafio de se integrar à rotina da mobilidade urbana. Novo prestador deste serviço em Porto Alegre, a Whoosh iniciará suas operações com 450 patinetes, inicialmente apenas no Centro Histórico, mas com planos de expansão.
A empresa afirma que a meta é colaborar com o deslocamento da chamada última milha – expressão usada para designar trajetos curtos, como a distância de casa à parada de ônibus. Porém, um professor da UFRGS ouvido pela Matinal pondera que a falta de integração ao sistema de trânsito pode fazer com que as patinetes concorram com pedestres nas calçadas, sem reduzir o uso dos carros na cidade.
De forma mais ampla, a reportagem aborda o sucesso e o declínio das patinetes nos últimos anos. No mês passado, por exemplo, pelo alto risco de acidentes, os veículos foram banidos de Paris, que optou pela “simplificação, calma e organização do espaço público”.
Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público
LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada
Para lembrar nas eleições 2024 : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos. Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
Prefeitura e construtoras se alinham em visão de cidade, questionada por entidades
Na reportagem, GZH aborda os impactos e consequências de grandes obras que estão em execução ou em vias de começar no Centro de Porto Alegre: revitalização na Usina do Gasômetro e no Viaduto Otávio Rocha; reformas nas ruas do chamado Quadrilátero Central; concessão do Cais Mauá e o prédio de 90 metros da Melnick projetado para a Rua Duque de Caxias. Enquanto a prefeitura justifica as iniciativas para tornar a região mais atrativa para turismo e moradia, representantes de entidades se dividem quanto aos projetos.
O professor da pós-graduação de arquitetura na UFRGS Sergio Marques aponta o enfraquecimento do planejamento urbano na tomada de decisões que são mais técnicas. Em paralelo, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Rio Grande do Sul defendeu, ao Jornal do Comércio, tanto a densificação de diferentes áreas da cidade, com prédios mais altos, quanto seu uso misto, com residências, comércio e serviços.
Conselho reprova Relatório Anual de Gestão da Saúde de Porto Alegre
Em votação plenária na semana passada, o Conselho Municipal da Saúde reprovou o Relatório Anual de Gestão da Saúde de Porto Alegre 2022. O documento é um instrumento de planejamento do SUS, com as ações realizadas pela gestão e o cumprimento das metas propostas para o primeiro ano de execução do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2022-2025, que também foi reprovado pela maioria dos usuários e trabalhadores do SUS com assento no conselho. Com a reprovação do relatório, a expectativa é que sejam feitos ajustes nas ações da prefeitura para 2024.
A reprovação se deu, em especial, por conta de metas não atingidas e informações contraditórias apresentadas no relatório. Um dos pareceres que embasou a decisão dos conselheiros aponta que o município investiu 506,19 reais por habitante, menos que em 2021, quando o investimento foi de 541,50.
Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Giro de Notícias
- Lotações de Porto Alegre passam a aceitar pagamento por pix e cartões.
- Número de imóveis para locação no Centro Histórico cresce 45% e aluguel cai 5%, o dobro da média registrada nos demais bairros da capital.
- A conta de água vai ficar mais cara a partir de dezembro. A prefeitura da capital publicou o reajuste da tarifa de água e esgotos do Dmae, com correção de 4,96%.
- Os sacos de areia que estão em frente à comporta 3 no Cais Mauá devem seguir ali até o Guaíba atingir o 1,50 metro. O nível tem oscilado para baixo nas últimas semanas, mas ainda próximo a 2 metros.
- Sábado é o último dia da campanha de multivacinação em Porto Alegre. Nove unidades de saúde funcionarão das 10h às 19h.
- Uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada lançou a Aliança pelo Turismo. A plataforma Destino POA, que reúne diversas atrações da capital, já está no ar.
- O Rio Grande do Sul recebeu nota “A” do Ministério da Fazenda em avaliação sobre o cumprimento do Regime de Recuperação Fiscal.
- No projeto que prevê a taxação de super-ricos e offshore, a bancada gaúcha se dividiu na votação: 14 deputados foram favoráveis, 13 contrários e quatro se ausentaram.
- Vai de Bus: a primeira quinzena de redução do valor da passagem de ônibus fora do horário de pico em Canoas já resultou em um aumento de 8% dos passageiros transportados.
A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Rio Grande do Sul Eventos e Feiras
Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre vai de 27 de outubro até 15 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. A programação abrange mais de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras, com participação de autores renomados nacional e internacionalmente – além de uma vasta programação infantil. Neste ano, o evento literário contará com autores como Itamar Vieira Junior, a jornalista Ana Maria Machado, a médica Natalia Timerman, a apresentadora Bela Gil, o compositor e roteirista Nelson Motta, entre outros. As oficinas, todas gratuitas e sem inscrição prévia, acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Rio Grande do Sul e no Espaço Força e Luz.