Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 30 de outubro de 2023

Sortimento Noticias - sortimento.com.br

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 30 de outubro de 2023


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Caetano Veloso e Emicida participam de Festival polêmico por questões ambientais e poluição sonora no horário do Silêncio

O Festival Turá, que devastou área pública, o Parque Harmonia, com patrocínio da Hering, empresa que se diz preocupada com a Sustentabilidade, anunciou os horários das apresentações, que serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro.

No sábado, o início dos shows será às 14h15, com o Bloco Império da Lã. 15h20, Jup do Bairro; 16h45, banda Papas da Língua; 18h20, Alceu Valença; 19h55, Fresno convida Pitty; 21h40, Emicida.

Já no domingo, o polêmico evento começa às 14h25 com Bloco da Laje; 15h30, Francisco, el Hombre; 17h05, Marina Sena e após Marina Sena; 20h15, Baco Exu do Blues; 21h50, Caetano Veloso

Nos intervalos de cada um dos shows, haverá ainda sets especiais assinados por DJs das festas Céu Bar + Arte by Johnny 420, Blow Up, Cabaret e Cadê Tereza? por Nanni Rios.

Caetano Veloso e Emicida vão se apresentar durante o horário da Lei do Silêncio. Os artistas que se ‘dizem’ preocupados com diversas questões, fazem apresentação em Festival que devastou área pública e durante a lei do Silêncio, gerando distúrbio sonoro para milhares de moradores no entorno. Fácil é falar, já as atitudes…


Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público

LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada

Para lembrar nas eleições 2024 : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos. Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.


Após fala de comentarista sobre palestinos, Band encerra programa Hora Israelita

A Rede Bandeirantes decidiu que sua emissora de rádio em Porto Alegre não vai mais transmitir o programa Hora Israelita, que vinha propagando discurso de ódio contra os palestinos. A edição que ocorreria ontem já não foi ao ar. O programa, transmitido aos domingos, existia desde 1946.

A reação do grupo de comunicação veio duas semanas após a Matinal revelar que a comentarista Deborah Srour havia utilizado seu espaço na Hora Israelita do dia 15 para pregar o extermínio da população da Faixa de Gaza. Na ocasião, Srour afirmou que os palestinos são “animais”, que não existem civis inocentes em Gaza e que o Exército de Israel deveria ser “mortífero” contra essa população, sem respeitar qualquer proporcionalidade na resposta ao ataque terrorista promovido pelo Hamas no dia 7 de outubro.

No primeiro momento, essas afirmações não chocaram a direção da Rádio Band de Porto Alegre, os responsáveis pela Hora Israelita e a Federação Israelita do RS, patrocinadora do programa. Eles minimizaram o episódio e mantiveram a participação de Deborah Srour, que repetiu a retórica no programa do dia 22.

No sábado (28/10/23), o vento virou. A Hora Israelita e Deborah Srour informaram pelas redes sociais que a Rede Bandeirantes havia decretado a retirada do programa da grade da Band Porto Alegre, onde estava presente havia mais de duas décadas, depois de ter passado por outras emissoras.


Melo quer controlar feiras ecológicas por decreto e incluir “atravessadores”

Produtores orgânicos reservaram parte do tempo das vendas na Feira do Bom Fim do último sábado para protestar contra a regulamentação das feiras ecológicas em Porto Alegre. O setor argumenta que a proposta enviada pela gestão de Sebastião Melo (MDB) à Câmara Municipal retira a autonomia dos feirantes e coloca a organização dos espaços nas mãos do governo. Conforme o texto proposto pela prefeitura, a organização, estrutura e funcionamento das feiras ecológicas serão definidas por meio de decreto municipal. O governo diz que o projeto assegura a autogestão das feiras ecológicas, ainda que “resguardadas as competências do Executivo Municipal”. A Câmara já começou a debater o projeto de lei, protocolado em 19 de outubro. Na primeira semana em tramitação, já obteve parecer favorável da Procuradoria-Geral do legislativo.


Porto Alegre é o município gaúcho com mais mulheres entre os moradores

Segundo dados do Censo Demográfico do IBGE, divulgados na sexta-feira, Porto Alegre é a cidade gaúcha com a maior parcela de mulheres na população. Em 2022, a capital tinha 719.538 pessoas do sexo feminino, o que representa 53,99% dos 1.332.845 de moradores. A marca também é estadual: dos 497 municípios, 268 registraram maioria feminina, contra 229 com prevalência masculina. Outro resultado do Censo que merece destaque: o Rio Grande do Sul está entre os estados com o maior percentual de população idosa. A pesquisa indica um envelhecimento da população: o total de idosos com 65 anos ou mais saltou de 14.081.477 em 2010 para 22.169.101 em 2022 – um aumento de 57,4%. O RS tem 14,1% dos seus moradores com 65 anos ou mais, ao mesmo tempo que registra o menor percentual de crianças, e também conta com idade mediana de 38 anos, três a mais do que a idade mediana nacional.


Cai ingresso de estudantes cotistas no ensino superior gaúcho

Em um ano, caiu de 35% para 32,4% a proporção de cotistas em instituições de ensino federais no RS. Os dados se referem aos anos de 2021 e 2022 e constam do Censo da Educação Superior 2022, divulgado neste mês pelo Inep. A queda, apontam especialistas, reflete o efeito da pandemia nas escolas – com prejuízo à preparação para vestibulares e diminuição no número de inscritos para o Enem. O atraso na expansão da rede em tempo integral no estado, combinado a um dos mais altos índices de reprovação no ensino médio registrados no país, resultam em evasão escolar, prejudicando em especial o acesso à universidade de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, grupos aos quais se destina a Lei de Cotas. Em Porto Alegre, como mostrou reportagem da Matinal, cortes em benefícios como a isenção nas passagens de ônibus também dificultam a manutenção dos estudantes no ensino médio.


Marcha do Hip-Hop

Mesmo com o sol forte e a temperatura beirando os 30°c, a primeira Marcha do Hip-Hop reuniu centenas de pessoas na tarde de ontem na capital. A caminhada começou no Mercado Público, passou pelo Parque Harmonia, onde estava rolando a 9ª edição do Rap in Cena, maior festival da cultura hip hop no Brasil, e seguiu para a Redenção. A marcha contou com discursos de representantes políticos e de movimentos sociais em cima de um caminhão, que conduziu a passeata. Um dos organizadores do evento, Rafa Rafuagi, destacou que a mobilização “tem o intuito de homenagear o cinquentenário da cultura hip hop, além de unificar as periferias em torno de um projeto comum”.


 Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Giro de Notícias

  • O PT deve definir a pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre no dia 17 de novembro. A expectativa era de que o nome fosse conhecido no sábado, mas a data foi alterada.
  • A empresa Viação Mimo, que havia pedido a anulação do leilão da Carris, foi desclassificada. Assim, a Viamão foi confirmada como a vencedora do leilão.
  • Quase dois meses depois das enchentes que devastaram o Vale do Taquari, mais uma morte foi confirmada pelo governo do estado. Com isso, o número de vítimas fatais passa para 52.
  • Em Porto Alegre, cerca de 4 mil pessoas participaram da caminhada que celebrou os 30 anos do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul e encerrou as atividades do Outubro Rosa deste ano.
  • A prefeitura assinou um contrato com o Consórcio POA Digital, que reformulará o sistema 156, que recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais.
  • Mais três quadras do trecho 3 da orla do Guaíba foram liberadas para uso. Os locais estavam interditados desde setembro devido à inundação do Guaíba.
  • A partir de hoje, o Sine abre mais de 8,8 mil vagas de trabalho no RS. Dentre as oportunidades, 7.882 são permanentes, 903 temporárias, 68 para menor aprendiz e 32 para estágio.
  • O número de casos de covid-19 no RS quase triplicou entre setembro e outubro. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o aumento foi provocado por represamento de dados.

Associação Satélite Porto-Alegrense

A Sociedade Satélite Porto-Alegrense foi fundada por famílias negras de comerciantes, advogados e funcionários públicos 14 anos após a abolição oficial da escravidão, em 20 de abril de 1902. Era missão da entidade a educação, manter uma biblioteca e um caixa beneficente, realizando também atividades sociais e carnavalescas, inclusive com bailes no Theatro São Pedro. Funcionou na Riachuelo, na Lima e Silva, na Ilhota e na Travessa dos Venezianos. Em 1956, juntou-se à Sociedade Prontidão passando a denominar-se Associação. ( Texto de Jane Mattos, museólogo, edição Vítor Ortiz )


Rio Grande do Sul Eventos e Feiras

Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre vai de 27 de outubro até 15 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. A programação abrange mais de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras, com participação de autores renomados nacional e internacionalmente – além de uma vasta programação infantil. Neste ano, o evento literário contará com autores como Itamar Vieira Junior, a jornalista Ana Maria Machado, a médica Natalia Timerman, a apresentadora Bela Gil, o compositor e roteirista Nelson Motta, entre outros. As oficinas, todas gratuitas e sem inscrição prévia, acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Rio Grande do Sul e no Espaço Força e Luz.