Giro de Notícias Rio Grande do Sul : dia 28 de setembro de 2021, terça-feira

Sortimento Notícias Futebol e Agropecuária - sortimento.com.br

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : dia 28 de setembro de 2021, terça-feira

Relatos de maus tratos geram afastamento de diretora da Fase

Após relatos de adolescentes, que alegaram serem vítimas de tortura, a Justiça afastou provisoriamente a diretora do Centro de Atendimento Socioeducativo Porto Alegre I (Fase), além de um assistente de direção. Os internos relataram atos de violência como privação de sono, destruição de objetos pessoais e humilhação. A decisão foi tomada pela 3ª Vara do Juizado da Infância e Juventude do Foro Central da cidade a partir de um pedido feito pela Defensoria Pública do RS. Ao órgão, os jovens mencionaram ainda que as agentes da Fase faziam revistas no decorrer da madrugada de noites frias, obrigando-os a realizarem agachamentos enquanto estavam nus. A Fase tem um prazo de dez dias para investigar os abusos. Uma diretoria interina já foi indicada. Em nota, a Secretaria de Justiça, Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) informou que “solicitou a apuração e todas as medidas serão adotadas pela Fase para garantir a normalidade das atividades”.

Na Assembleia, autoridades confirmam irregularidade de pesquisa com proxalutamida

Audiência pública realizada ontem na Assembleia Legislativa discutiu caso revelado pelo Matinal em agosto, no qual médicos administraram proxalutamida a pacientes com Covid-19 internados no Hospital da Brigada Militar de forma irregular. Responsável pelo experimento, o médico endocrinologista Flávio Cadegiani não compareceu ao encontro e enviou uma nota em que voltou a afirmar que a pesquisa realizada na capital gaúcha tinha autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Segundo ele, a liberação que detinha era de âmbito nacional, o que foi desmentido pelo coordenador da comissão, o médico Jorge Venâncio, presente no encontro. Venâncio explicou que toda pesquisa no País precisa ter cadastrados os centros participantes e um pesquisador responsável em cada local: “São milhares de pesquisas no País feitas dessa maneira, não estamos dizendo nenhuma novidade”. E completou: “Não tem cabimento isso, não existe autorização nacional”. O Ministério Público Federal, que investiga o caso, também participou da audiência, entre outras autoridades.

Protocolado projeto que prevê transformação do Centro Histórico de Porto Alegre

O projeto que traz o “Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre”, entregue ontem à Câmara de Vereadores pela Prefeitura, prevê a criação de instrumentos legais para a transformação urbanística da região. Em caso de aprovação, o PL (resumido nesta apresentação) pode provocar o aumento do número de moradores da área, passando de 45 mil para 90 mil. Além disso, o texto trabalha com a possibilidade de construção de prédios com 30 a 200 metros de altura e libera 1,180 milhão de metros quadrados em potencial construtivo, desde que sejam atendidos condicionantes como aprimoramento das fachadas e ações de segurança pública, entre outros. Há três semanas, o Matinal publicou reportagem sobre uma das inspirações da proposta da Prefeitura, o projeto de revitalização do Centro do Rio de Janeiro. Por lá, urbanistas teceram uma série de críticas.

Laçador será revitalizado e pode não voltar ao mesmo local

A estátua do Laçador será retirada do local, em frente ao Aeroporto Salgado Filho, para restauro – o primeiro desde que a obra foi inaugurada, em 1958. Os trabalhos devem durar pelo menos 90 dias. Quando estiverem concluídos, no entanto, ainda não é certo que o monumento volte para o sítio em que está desde 2001. Sebastião Melo sugeriu uma discussão a respeito de uma possível mudança do Laçador: “Se é para ele ficar lá, do jeito que está não dá mais. Lá hoje é um estacionamento de aplicativos”, acrescentou o prefeito, prometendo, em caso de manutenção, a construção de um “sítio digno”. O custo da revitalização do Laçador será de 900 mil reais, sendo 90 mil de aporte da Prefeitura e 810 mil captados através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado.

Feira do Livro de Porto Alegre 2021 terá Fabrício Carpinejar como patrono

O escritor Fabrício Carpinejar foi escolhido como patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2021. O tradicional evento, que terá como tema “Para ler um novo mundo”, vai ocorrer de 29 de outubro a 15 de novembro. Em formato híbrido, a feira voltará à Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre. Cinquenta e seis associados abrirão as suas barracas e trarão ao público dicas de leitura, descontos e saldos. A feira ainda irá promover 36 encontros em lives que serão transmitidas no final das tardes a partir de um estúdio montado no Memorial do Rio Grande do Sul.

AGAS confirma a realização da Convenção Regional de Supermercados em Tramandaí 

A Convenção Regional de Supermercados em Tramandaí, no litoral norte gaúcho, marcará o retorno dos eventos presenciais da Agas em 2021. A feira acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Eventos Municipal de Tramandaí (Rua Ernesto Bandeira), seguindo todos os protocolos para contenção da pandemia e com rigoroso sistema de sanitização da GCN Sistemas de Higienização para eliminação de qualquer tipo de vírus nas superfícies. Com o controle dos casos de coronavírus, o evento retorna para preparar o varejo do Litoral Norte para a temporada de veraneio.

Inscrições gratuitas no site da Agas para supermercadistas, atacadistas, representantes de padarias, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas de 1,99, petshops e hotéis. E a Associação espera, com a demanda represada por novidades e a necessidade de abastecimento do setor que tem crescido no Litoral Norte, alcançar os números do evento de 2019, quando foram movimentados R$ 17,4 milhões em negócios. Mais informações : e-mail comercial@agas.com.br ou telefone (51) 2118 5200.

Prefeitura lança programação do 250º aniversário de Porto Alegre

Para comemorar os 250 anos da Capital em 2022, a Prefeitura de Porto Alegre lançou um selo alusivo ao aniversário e um cronograma de atrações. Na programação, a volta da festa de Réveillon e a chegada do Papai Noel na Usina, dentro de uma série de eventos para o Natal ainda neste ano. Além disso, serão realizadas diversas atrações ao longo de 2022, como o retorno do desfile de carnaval e do Baile na Redenção.

Rio Grande do Sul Flash Notícias

A Capital gaúcha deve aplicar nesta semana a terceira dose de vacina contra Covid-19 em profissionais da saúde. Estarão aptos a receber a nova injeção aqueles que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. Sem novos casos de Covid-19 desde 21 de setembro, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre informou que considera controlado o surto na Instituição.

O vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, filiou-se ao PSDB na noite de ontem. O governador Eduardo Leite disse que é um nome para ser candidato ao Piratini.

O Estado recebeu prazo de dois dias para explicar o suposto descumprimento de lei que prevê o afastamento de servidoras gestantes na pandemia. Liminar foi movida pelo sindicato dos servidores penitenciários.

A Prefeitura de Nova Petrópolis vai tornar obrigatória a vacinação para a participação em eventos em espaços fechados na cidade. A medida passa a valer a partir de 8 de outubro.

Depois de um ano e quatro meses isolado, o Viaduto dos Açorianos será liberado para o trânsito de veículos hoje. Foram oito meses de obras estruturais.

O antigo prédio da Máquinas Condor foi alugado para receber um shopping. As obras devem iniciar em dezembro, e a operação irá gerar cerca de 1,5 mil empregos, informa a jornalista Giane Guerra).

Governo do RS e prefeituras da Região Metropolitana querem elaborar uma agenda conjunta sobre o transporte público. A meta é alinhar objetivos para fazer reivindicações em Brasília.

O Movimento dos Atingidos por Barragens realizou ontem protestos contra os reajustes dos preços da energia elétrica em Porto Alegre. O ato ocorreu em diversas cidades do Brasil e pede a reversão dos aumentos nas tarifas.

Praticamente um caso por hora de violência contra animais de estimação foi registrado no RS no período de um ano desde que a lei federal que trata sobre o tema entrou em vigor.

No mês de novembro acontece em Gramado, na Serra Gaúcha, a feira de calçados Zero grau 2021.


Informe produzido por Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61, assessorias de imprensa e com intervenções do editor Fábio Juchen.

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen